.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de março de 2014

LÁZARO! VEM PARA FORA! - José Salviano

5º DOMINGO QUARESMA


Evangelho - Jo 11,1-45

6 de Abril de 2014 

A morte e ressurreição de Lázaro nos conduz a refletir sobre a nossa existência, a nossa situação atual de vida. Quaresma é tempo de conversão. É tempo de sairmos do túmulo em que estamos, inertes, anestesiados pelas tentações, entorpecidos por tantas alucinações não só de ordem química, como de ordem social, psicológica e mesmo religiosa, o que nos faz mortos para Deus.  Então, a exemplo de Lázaro, voltemos à vida, vamos saborear uma vida nova, um presente da força e do poder de Jesus.

PRIMEIRA LITURA

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,8-11
Prezados irmãos:  Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.   Estão mortos para Deus, e por tanto, precisam ser ressuscitados, precisam voltar à vida, vida da graça.  Viver segundo a carne, é exatamente o contrário de viver segundo o espírito. Aqueles que vivem segundo a carne, se entregaram aos prazeres egoístas, vivem apenas o momento, não têm em mente os ensinamentos de Jesus. São presas fáceis  do diabo, e a cada dia se enterram na areia movediça das ilusões do pecado! Eles precisam da nossa ajuda para sair dessa e voltar a viver como nós.
            Viver segundo o espírito é respirar a brisa suave que vem de Deus, é saborear a palavra, ao  mesmo tempo que a transpira em abundância para todos em sua volta. Viver segundo o espírito é  estar nesta vida  porém, voltado para a vida eterna. É estar com um pé na Terra e outro no Céu. É não se importar com as dores do seu corpo, pois a sua mente supera tudo pela força vinda do alto. Aquele e aquela que vive segundo o espírito, está sempre preocupado em fazer com que os demais também vivam como ele ou ela. Quem vive segundo o espírito, embora esteja na carne, não é levado por ela, não é dominado pelos instintos, embora os usa, porém pela forma correta e abençoada pela Igreja de Deus.
Para viver segundo o espírito precisamos rezar mais. Muito mais. Foi Jesus quem disse: Vigiai e orai. O espírito está preparado mais a carne e fraca.  Desse modo, as pessoas mais santas podem a qualquer momento, cair em tentação, e pecar. Somos como vasos de barro, transportando a palavra ou graça de Deus. A qualquer momento pode pintar, aquela tentação. A qualquer momento do nosso dia, pode aparecer diante de nós, uma tentação para a qual pensamos: Não! Essa eu não vou resistir! É maior que as minhas forças... Nos esquecemos que nunca seremos tentados acima das nossa forças. Então, somos vencidos. Caímos. Em seguida, duas coisas invadem a nossa mente: Correr para a reconciliação com Deus, procurando um sacerdote, o que não é nada fácil, pois mesmo que estejamos em uma região onde  tem padres, eles estão sempre ocupados e não podem atender na hora que queremos ou que precisamos.  A outra opção que aparece na nossa mente é movida por satanás, que fica  por perto nos atentando a repetir aquele pecado. Deixa de ser bobo! Já que você caiu mesmo, faz mais um vez! Aproveita! Depois você confessa.  Acontece que nem sempre é fácil encontrar um padre por perto, principalmente nas regiões onde eles são escassos.  E depois de cair uma vez, caímos mais uma, e mais outra, até chegarmos ao fundo do poço e ficar na depressão total...
...Orai sem cessar...  Que significam estas palavras de Jesus? É para a gente andar pela rua gritando: Aleluia! Meu Deus! Como faziam os fariseus?  Não. Não é isso que Jesus disse, não é isso que temos de fazer. Rezar sem cessar, é estar com a mente sempre ligada em Jesus, em Deus por Jesus. É falar com Deus a todos os momentos do nosso dia. No trânsito, nos perigos: Jesus, socorro! Nos momentos alegres: Obrigado, meu Deus. Nas dificuldades ou nas tentações: Meu Deus me ajude! E assim por diante. Rezar sem cessar, não significa dar uma de doido e sair pela rua gritando o nome de Deus.
O espírito pode até estar preparado, mais a carne é muito fraca.  Caríssimos. Mesmo que  estejamos em Cristo, na sua presença, se descuidarmos da oração, o “bicho pode pegar!” Corremos o dia todo, umas não podem perder a novela, outros não podem deixar de assistir o futebol, outros e outras não podem faltar na academia, etc. São muitas as atividades, além do trabalho diário para a manutenção da casa e da sobrevivência.  E assim, nunca sobra um tempo para Deus, o que na verdade é um tempo para a nossa alma. Porque Deus não precisa de nós, mas sim nós é que precisamos de Deus, precisamos a cada momento estar  conectados a Ele, pois somos fracos, carentes, limitados, tentados, e ou mesmo até viciados...
EVANGELHO
 Jesus  manda Marta chamar a sua irmã, Maria, a qual havia se isolado por causa da dor de perder o irmão. É uma tendência do ser humano se isolar nos momentos de dor, sem querer falar com ninguém, nem mesmo com Deus. É o exemplo da garota que perdeu o namorado, se fecha no quarto e deita de bruços  atravessada na cama e lá fica a chorar.  Muitas pessoas pensam que é melhor se isolar para poder superar aquele sofrimento que lhes parece insuportável. É uma grande ilusão.  Porque neste caso, o sofrimento aumenta ainda mais. Sem a partilha com outras pessoas, mesmo que não sejam amigas, aí é que o peso da dor parece ficar realmente insuportável!  Outras pessoas, ficam cabisbaixas, tristes, exatamente para chamar a atenção dos demais, pois estão carentes de um afago, de um consolo.  É aí que entra em ação  o cristão, a cristã praticante, para acolher  aquela pessoa magoada pela vida, pela sua vida, pelo uso errado de sua liberdade. Convidando-a, encorajando-a voltar a superar o sofrimento e a dor, e a voltar a viver com abundância com a ajuda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Maria não foi culpada da morte de seu irmão, o que foi fruto de uma fatalidade.  Porém, muitos de nós somos culpados das nossa depressões, angústias e muitos dos sofrimentos pelos quais passamos, pelo mau uso que fazemos da nossa liberdade. 
Hoje estamos a aproximadamente dois meses do carnaval, e muitos são aqueles que estão sofrendo as consequências da grande festa do reinado de momo, na qual a diversão foi sem limites. Muitas estão hoje se lamentando o fato de estarem GRÁVIDAS, muitos e muitas estão em pânico por ter descoberto que estão com AIDS, outros estão prostrados na cama, sem poder trabalhar, por estar com CIRROSE, e ainda outros que perderam o emprego por causa da grande folia, isso sem falar nos assaltos principalmente aquelas pessoas que voltaram para casa altas horas...
Porém, Jesus bondoso e amoroso, vem sempre ao encontro daqueles e daquelas que se encontram isolados por causa do sofrimento e da dor, do sofrimento ou  da morte, e os convida  a voltar a vida, a voltar a viver a graça de Deus Pai.
Quando os amigos de Jesus o avisaram da morte de seu amigo Lázaro, Jesus disse que a situação de seu amigo tinha como finalidade a própria glória de Deus. Glória que não foi um ganho para Jesus, mas sim para nós.  O que Jesus quis dizer, foi que a morte de Lázaro não significou um morte em si, mas sim um milagre com o objetivo de aumentar a nossa fé, e de nos fazer evitar a pior morte, que é a morte da nossa alma pelo pecado mortal, que nos impede de ir para a vida eterna.
 Portanto, a morte de Lázaro nos significou vida. Pois teve a finalidade de nos convidar a CONVERSÇÃO, de nos conduzir a correção dos nossos atos, da nossa caminhada, da nossa vida errante. O ditado popular diz: Tem males que vêm para o bem. Ou, Deus escreve certo com as letras tortas.  Desse modo, muitas coisas aparentemente ruins que nos  acontecem, no fundo são boas para a  correção da nossa trajetória de vida. São como puxões de orelhas de um  Pai que nos ama e quer a nossa felicidade eterna.
A quaresma chega ao seu fim e precisamos rever a nossa vida. Analisar se estamos vivendo segundo a carne ou segundo o espírito.  Ou se estamos vivendo mais pela carne ou mais pelo espírito. Viver para os dois é diametralmente impossível! Ou somos ou não somos cristãos.  Ser um cristão morno, meia boca, ou pela metade, não vai dar certo. Então, meus irmãos. Está na hora de pegarmos as nossas cruzes e seguir a Jesus.  Não tenhamos medo das cruzes.  Lembremos que as recompensas são bem maiores que elas.
E você? Está cuidando da sua conversão?  Vai que ainda é tempo!


José Salviano.

Um comentário:

  1. Maravilhoso comentário desta palavra.que assim seja . amem .

    ResponderExcluir