.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o Claretianos

Santos do Dia: Castor e Doroteu (mártires de Tarso, na Cilícia), Gundelina de Niedermünster (monja, virgem), Prisco, Malco e Alexandre (mártires de Cesaréia da Palestina), Rogato, Sucesso e Companheiros (mártires da África), Spes de Campi (abade), Tutilo de São Galo (monge).
Primeira leitura: Oséias 14, 2-10.
Não chamemos mais “deuses nossos” a produtos de nossas mãos.
Salmo responsorial: 80, 6b-15.
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus! 
Evangelho: Marcos 12, 28b-34.
O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Ama-o.
Inicia-se um tempo novo, de conversão e de retorno a Deus. Israel deve reconhecer seu pecado, a arrogância de ter chamado deus à obra de suas mãos. Deus, por sua parte, manifestará sua indulgência e seu amor desinteressados. A pergunta sobre “o primeiro de todos os mandamentos”, nos interroga sobre o centro de nossa vida.
A resposta de Jesus é referente para a nossa. Como mandamento não é optativo (obriga a todos), e aponta para dois estilos de relações. São duas caras de uma mesma moeda que têm como denominador comum o amor, dirigido a Deus “com o compromisso de toda nossa vida” (coração, alma, mente, ser), e ao próximo “como a si mesmo”, quer dizer, como se eu fosse o destinatário desse amor.
Eles “valem mais que todos os holocaustos e sacrifícios” e constituem um matrimonio indissolúvel, de forma que cada um suporte a experiência do outro. Pretender viver um sem o outro é falsear os dois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário