.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de março de 2014

A samaritana - Helena Serpa

23 de março -
III Domingo da Quaresma Reflexão Pessoal – 1ª. leitura Êxodo 17, 3-7 - “murmuração” O povo que atravessava o deserto já presenciara o poder de Deus de várias maneiras, mas continuava dando xeque-mate a Moisés, murmurando e duvidando das promessas do Senhor. Moisés clamava a Deus uma maneira de aquietar a sede do povo que queria desistir da caminhada em busca da terra prometida. Assim, somos também nós! Murmuramos e duvidamos da presença de Deus na nossa vida, e, diante de qualquer dificuldade, nós, do mesmo modo, nos inquietamos, nos afligimos e não vemos saída nem solução para as nossas carências. Precisamos de um intercessor, precisamos de alguém que venha em nosso socorro e que, como Moisés, intermedeie diante do Pai pelas nossas necessidades. Jesus é o nosso intermediador junto a Deus e, por isso, é Ele quem nos dá o Espírito Santo, a água que mata a sede da nossa alma e nos dá alento para enfrentar a caminhada rumo a Terra Prometida. As promessas de Deus se cumprem na nossa vida pelo poder do Espírito Santo que Jesus derramou sobre nós, na Cruz. O Senhor também diz hoje para nós: “Eu estarei lá, diante de ti” e nós, então, podemos também dizer: “Sim, o Senhor está no meio de nós!” – Na hora da “sede “ a quem você tem recorrido? – Você confia nas promessas de Deus para você, ou você murmura sempre quando algo não dá certo, segundo a sua ótica?


 Salmo 94 – Hoje não fecheis o vosso coração mas ouvi a voz do Senhor! Quando nós nos sentimos realmente como ovelhas do rebanho do Senhor, nós podemos dizer que o nosso coração está aberto e acolhedor para receber todas as graças da Sua Providência. Fechar o coração significa não querer escutar, não buscar entender nem tampouco admitir que Deus tem poder para nos guiar e conduzir na caminhada que estamos fazendo. Quando nos dispomos, conscientemente, a reconhecê-Lo como o nosso único Senhor e Salvador nós conseguimos prosseguir a nossa marcha cantando louvores e expressando alegria. Aí, então, somos realmente, povo de Deus e parte do Seu rebanho.

 2ª. leitura – Romanos 5, 1-2.5-8 – “o Espírito Santo é o Amor” Nunca podemos esquecer de que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado por Jesus Cristo, na Cruz! Jesus morreu pelos nossos pecados, morreu por nós, quando ainda éramos fracos, afastados de Deus, condenados à morte eterna. E é justamente por isto, que nós podemos confiar no grande amor do Pai por cada um de nos. Jesus veio ao mundo e se entregou pelos pecadores, não pelos justos, por isso, o reconhecimento do nosso ser pecador é uma condição para que nós nos apossemos de toda a esperança. Nunca poderemos desanimar nem tampouco arrefecer o nosso ânimo, pois o Amor de Deus está em nós. Somos amados (as) pelo AMOR e com Amor, portanto, também perdoados, acolhidos e justificados! – Você confia nisso? – Em que se baseia a sua esperança? – Você sente no seu coração o Amor de Deus? – Você pode explicar essa verdade a alguém? – Como? 

Evangelho João 4, 5-42 – “A samaritana” Deus tem sede de nós. Ele tem sede de matar a nossa sede. Jesus veio revelar ao mundo o desejo imenso do Pai em saciar as nossas carências e necessidades. Jesus sabia tudo em relação à vida daquela mulher samaritana; sabia do que ela estava precisando, tinha ciência dos seus anseios e das suas frustrações. Na verdade, Ele tinha sede de matar a sua sede. Isto para nós é uma referência! Jesus quer matar a nossa sede espiritual que se traduz nos arroubos da nossa alma, nas manifestações das nossas emoções e sentimentos que têm consequência nas nossas ações e reações diante dos nossos relacionamentos. No pouco tempo em que Jesus conversou com a mulher de Samaria, Ele descobriu ter tido ela cinco maridos, isto é, que ela não conseguira ter com ninguém, uma relação duradoura. Jesus, então se revelou como Aquele deveria vir ao mundo a fim de que todas essas “enfermidades” e “deficiências” fossem superadas. Jesus deixou bem claro que viera ao mundo também para revelar a face de Deus que é Espírito e que só pode ser identificado, em espírito. Ele também esclareceu que a adoração que fazemos a Deus, não necessariamente precisa ser feita em lugar ou espaço físico, mas em espírito e verdade, isto é, dentro do nosso ser espiritual, no profundo do nosso ser. Finalmente, Jesus descobriu que fazer a vontade do Pai é o melhor alimento para a nossa alma e mostrou a necessidade de se semear o reino de Deus em todos os lugares porque a vontade do Pai é que todos se salvem. Muitos samaritanos abraçaram a fé, por causa do testemunho da samaritana. O Senhor também mata a nossa sede, alimenta a nossa alma, abre o nosso entendimento para adorar em espírito e em verdade, para que nós possamos testemunhar ao mundo inteiro as maravilhas que se nos acontecem. – Jesus também está sentando junto ao poço, esperando você chegar. Ele tem sede da sua atenção. Ele quer matar a sua sede. – De que você tem sede? – Como você tem adorado a Deus? – Você também, tem “muitos maridos (“mulheres”)? – Por que? – O que lhe está faltando? Helena Colares Serpa, Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

2 comentários:

  1. Helena, muito obrigado por todos os dias nos enviar essas belas reflexões, sobre as Leituras Diárias e do Evangelho, as quais tem me ajudado muito na compreensão da Palavra de Deus.

    Que Deus lhe abençoe

    Edevaldo

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento23 de março de 2014 às 08:16

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir