.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Livres de nós mesmos-Helena Colares Serpa

09 de abril - Evangelho - Jo 8,31-42

Daniel – 3,14-20.24.49.91-92.95 – “com o anjo, no meio do fogo”

A atitude dos três jovens quando se recusaram a adorar ídolos submetendo-se até a morte é uma motivação para que também nós resistamos diante dos reis deste mundo quando estes insistem em nos fazer propostas “alvissareiras” na hora em que enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Rejeitando a adorar aos deuses do rei, Sidrac, Misac e Abdênago nos deram exemplo de fidelidade à Lei de Deus deixando-se prender por Amor à causa do Senhor. Há momentos na nossa vida em que nós nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída, senão, a de cedermos às investidas do inimigo que nos acena com a “vida” e nos dá de bandeja, “a morte”. O Senhor mandou o anjo para salvá-los e a Palavra confirma: “Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.” Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar o nosso caminhar. Na hora do fogo, da provação, precisamos estar confiantes de que o anjo do Senhor também está conosco. O rei acabou reconhecendo o poder de Deus e exaltando o Seu Nome. Assim também, nós despertamos as pessoas que não acreditam na intervenção de Deus quando nós desafiamos as práticas do mundo e nos mantemos fiéis ao Evangelho. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. Louvar o Senhor na hora da tentação e da dificuldade é a saída que teremos e a certeza de que o anjo do Senhor desceu para perto de nós e nos livrará da morte. Somos salvos, somos protegidos apesar das chamas nos rodearem e nos cercarem. Aquele que confia no Senhor nunca será confundido. – Você já passou por alguma situação dessas? – Como você agiu: você caiu no “conto do vigário” ou enfrentou o rei confiando em Deus? – Essa história pode servir de lição para você? -Em que momento da sua vida ou em que circunstância isso pode acontecer?


Salmo – Daniel 3 – “ A vós louvor, honra e glória eternamente!”

Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”


Evangelho – João 8, 31-42 – “ livres de nós mesmos”

Todos nós buscamos a verdade e ansiamos também por liberdade. Conhecer a verdade é ter uma experiência com o amor de Deus e conhecimento profundo dos Seus mistérios na nossa vida.

Jesus Cristo é a verdade do Pai para nós. Ele veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, e, assim, nos fazer desejar imitá-Lo, já que fomos feito à Sua imagem e semelhança. Só Jesus, que conhece o Pai, pode nos ensinar as coisas que O Pai nos deseja transmitir. Neste Evangelho Jesus nos afirma que quem conhece a verdade é livre. Assim, nós poderemos ser livres de nós mesmos (as), das nossas tendências pecaminosas e da nossa humanidade decaída pelo pecado, se cremos em Jesus como nosso libertador. Em Jesus, fomos livres do pecado que antes nos escravizava. Essa experiência nós podemos tê-la na nossa vida quando temos um encontro pessoal com a Sua Salvação que nos comunica o amor e a misericórdia do Pai. Deus tem um plano de amor para cada um de nós, pessoalmente, e quando começamos a perceber esse plano nós vamos nos tornando mais livres de nós mesmos (as), dos nossos projetos pessoais. Nunca mais seremos os (as) mesmos (as) e podemos afirmar com convicção: “somos filhos (as) de Abraão”, “somos filhos (as) da promessa de Deus!” Deus é o nosso Pai e, somos filhos livres, quando nos emancipamos de nós mesmos (as) para confiar somente em Jesus Cristo, que é CAMINHO, VERDADE E VIDA! – Qual é a imagem que você tem de Deus, Pai? – O que Jesus veio ensiná-lo (a) em relação ao Pai? – Você conhece a verdade sobre você mesmo (a)? – Você se considera uma pessoa livre? - Você já começa a ter entendimento da verdade de Deus para você? – Você sente-se livre de você mesmo (a) ou ainda é muito preso (a) aos seus planos e projetos pessoais? 

Helena Colares Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário