.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 28 de março de 2014

O mundo não entende Jesus-Helena Serpa

8 de abril - Evangelho - Jo 8,21-30

Números 21, 4-9 – “ a serpente abrasadora prefigura Jesus”

A impaciência e a murmuração fizeram com que o povo no deserto se afastasse da graça de Deus e caísse na desgraça do inimigo. Sem paciência para esperar o tempo de Deus murmuravam contra Ele e contra Moisés, pondo dúvidas sobre a vantagem de terem saído do Egito. Reclamavam por tudo esquecendo-se das maravilhas que Deus já operara na sua caminhada pelo deserto. Por causa disso, sofreram as consequências da sua rebeldia e lamentação sendo mordidos por serpentes venenosas que os levaram até a morte. Isto também é o que acontece conosco enquanto atravessarmos o deserto da nossa vida. A nossa história é mais ou menos parecida com a daquele povo: não aceitamos os acontecimentos da nossa existência, nos rebelamos diante do que entendemos ser injusto para nós e, por isso, nos afastamos e nos desviamos da graça de Deus e da Sua soberana vontade. Por causa disso também, murmuramos, reclamamos, não temos paciência, queremos desistir, desejamos fazer as coisas segundo a nossa vontade e nos damos mal caindo também na desgraça. A falta de conformação, a rebeldia e a murmuração trazem implicações funestas para nossa vida. Representam “a soberba do homem” que não admite passar por provações e dificuldades. A serpente é o pecado que nos fere e deixa em nós o seu veneno devastador. Em virtude do nosso pecado, somos a cada dia, mordidos (as) por serpentes, isto é, caímos na rebeldia da nossa carne e nos afastamos de Deus. Deus poderia realizar muito mais por nós se resolvêssemos prosseguir sob a Sua guarda. No entanto, o arrependimento é o primeiro passo para a nossa conversão. O povo, arrependido, pediu a intercessão de Moisés e este, atendeu às ordens do Senhor que lhe mandou fazer uma serpente de bronze como um sinal de salvação para quem olhasse para ela. É a prefiguração de Jesus Cristo que foi elevado na Cruz e se fez pecado para nos salvar. Quando olhamos para Jesus e nos apossamos do Seu poder salvador, nós também estamos livres do pecado que nos aprisiona. Jesus já foi elevado na CRUZ e se fez pecado para nos salvar. O nosso arrependimento e o reconhecimento do nosso ser pecador são os meios nós que possuímos para, também, sermos sarados quando formos picados pela “serpente” do pecado – Como é a sua reação diante das dificuldades que surgem? – Você é uma pessoa impaciente, que murmura e reclama pelas coisas que não saem de acordo com seus planos? – Você já experimentou olhar para Jesus esperando salvação? – Experimente olhar hoje para JESUS CRUCIFICADO e refletir sobre todas as suas murmurações, impaciências, desistências. Algo Ele quer ensiná-lo (a) através da Cruz!

Salmo 101 – “Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, e chegue até vós o meu clamor.”

A oração do homem e da mulher que se arrepende chega até os ouvidos de Deus e é atendida. O Senhor na sua infinita misericórdia não despreza a oração de quem está oprimido pelo pecado. Embora seja ele um ser pecador o homem pode esperar o perdão de Deus quando se arrepende. Por isso, o salmo diz que o Senhor olha a terra do alto do céu, para escutar os gemidos dos cativos e da morte libertar os condenados. Não existe mais condenação para quem suplica a misericórdia de Deus.


Evangelho – João 8, 21-30 – “o mundo não entende Jesus”

Os fariseus não entendiam nada do que Jesus lhes falava, porque o que Ele proclamava não combinava com as suas aspirações e não eram do seu interesse. A mentalidade de Jesus divergia completamente de tudo o que o mundo costumava pregar. Jesus expressava somente o que o Pai falava e a Sua intimidade com o Pai o fazia viver o que o Pai vivia. Com efeito, Jesus ensinava aos Seus discípulos como viverem no mundo, sem a ele pertencer formando-os entendimento de que as coisas do alto deveriam nortear as suas vidas e os motivava a crerem Nele como O enviado do Pai, a fim de que não morressem no pecado. Por isso Ele afirmava aos fariseus quando o desafiavam: “Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo… se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Só quem nos pode tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, Aquele que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia. Portanto, morrer no pecado é desconhecer e rejeitar a salvação de Jesus. Nós também não somos deste mundo, mas, podemos viver neste mundo com a mentalidade do alto como Jesus vivia. O primeiro passo é a Fé. Fé em Jesus Cristo que já foi elevado, que já ressuscitou e já nos deu vida nova, vida em abundancia. Hoje também há muitos que precisam de provas para manter a fé e perdem tempo na incredulidade esperando que algo mais aconteça e, por isso, não assumem o senhorio de Jesus, o Verdadeiro Salvador da humanidade. – Você também precisa de mais provas para crer que Jesus é o Senhor? – O que significa para você o Sinal da Cruz? – A salvação de Jesus tem causado efeito na sua vida? – - Para você o que significa viver na terra com os olhos voltados para o alto? – Em que momento aqui na terra você sente o clima de céu? – Você consegue explicar a alguém, isto?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário