.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Tudo nos fala de Deus!-Helena Serpa

08/09/2016 – 5ª feira - Natividade de Nossa Senhora. – Miquéias 5, 1-4 – “ Maria, a  mulher escolhida”
Assim como Belém, pequena cidade de Éfrata foi escolhida entre os mil povoados de Judá, Maria foi também a virgem eleita para trazer ao mundo Aquele que daria vida nova à humanidade pecadora e, por isso, afastada do amor de Deus Pai.  Nesta leitura o profeta Miquéias exalta a pequenina Belém, cidade, simples, humilde como Maria, a mulher escolhida e preparada por Deus para ser Mãe do Salvador. Com o seu nascimento foi anunciado ao mundo a boa notícia de que a mãe do Salvador já está entre nós! Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. Nós, homens, gostamos de aplaudir coisas grandiosas e nos impressionamos com tudo que é muito complexo e majestoso, no entanto, para Deus a grandeza não está na proporção dos aplausos que o mundo oferece, mas na serenidade e na simplicidade de quem aceita o Seu chamado e cumpre a Sua vontade.  Assim, portanto, a Virgem Maria é para nós o modelo perfeito da serva fiel que em tudo fez a vontade do Pai. Na sua simplicidade e obediência ela contribuiu com o Plano salvífico de Deus por meio do Seu Filho Jesus. Por isso, hoje, nos alegramos com a festa do Seu nascimento e agradecemos a Deus por tê-la escolhido para ser Mãe do Salvador e também nossa Mãe.    – Em que você tem tomado Maria para ser exemplo na sua vida? - Na sua mentalidade como você percebe as pessoas simples, que não são extraordinárias aos olhos do mundo? – Você tem Maria como Mãe?


Salmo 70 , 5-6 e 12, 6ª -   “Exulto de alegria no Senhor
A liturgia de hoje nos traz partes dos salmos 70 e 12 que nos falam do apoio que recebemos do Senhor desde o dia em que nascemos. E porque confiamos neste auxílio o nosso coração se rejubila! Entronize estes versículos no seu coração e faça com eles uma oração ao Pai que fez nascer Maria, fez nascer Jesus e que fez você nascer.

Evangelho – Mateus (1,1-16.18-23 08 18-23 ) -“Tudo nos fala de Deus!”

Este Evangelho nos leva a meditar sobre a nossa existência humana que, como Jesus também tem uma origem e uma história. Na medida em que tomamos conhecimento da Bíblia nós comprovamos que em todas as gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos, assim como também há aqueles que não procederam bem. Jesus, como homem, não veio diferentemente de nós. Cada um de nós escreve a sua própria história e, se, como Maria e José estivermos ajustados ao Plano do Pai, contribuiremos para o soerguimento da humanidade. José é o maior exemplo do homem justo e foi por meio dele que se cumpriu a promessa que Deus fizera a Davi. Assim ele foi chamado para ser o pai adotivo de Jesus.  Como pessoa humana São José também teve dúvidas e questionou a maternidade de Maria, no entanto ao receber a mensagem do anjo atendeu prontamente as ordens do Pai e, mesmo sem as evidências que costumamos exigir, confiou e obedeceu à risca tudo o que lhe foi proposto.  Assim sendo, contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida, São José contribuiu com o Pai no Seu Projeto savífico acatando as ordens do anjo, mensageiro de Deus. “Não tenhas medo”, disse-lhe o anjo e ele confiou plenamente em tudo o que lhe foi revelado.  As ordens de Deus também nos chegam através das pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos, das moções e até dos sonhos.  Tudo nos fala de Deus, portanto, precisamos com muita atenção, sondar os pensamentos que o Espírito Santo nos revela a fim pôr em prática a vontade do Pai para a nossa vida, e assim, nos tornarmos justos, (as), como São José.     - Será que têm acontecido na sua vida situações como esta? Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano? - Você acha que o sacrifício de José valeu à pena? Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus. –O que você tem feito para perceber os sinais que Deus tenta lhe dar através das pessoas e dos acontecimentos?


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir