.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

ALEI QUE DEVE NOS REGER É A LEI DO AMOR! – Olivia Coutinho

 
Dia 03 de Setembro de 2016
 
Evangelho do dia Lc6,1-5
 
A nossa intimidade com Deus, nos coloca no aconchego do seu  coração!
Pena, que nem todos os nossos irmãos  podem vivenciar esta alegria, pelo o fato de estarem submetidos a radicalidade religiosa imposta pelos seus líderes, que ao contrário do líder Maior que é Jesus, passam para estes irmãos, a imagem de um Deus severo, vingativo, que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize!
O medo do castigo, a observância exagerada de tantos preceitos,  impede muitas pessoas de ter uma relação íntima com Deus! Ao invés de conduzir o povo, para o convívio com o  Pai, muitos, que se dizem pastores, acabam criando barreiras, impedindo-as de vivenciarem uma intimidade de filho (a) com o Pai!
Todo aquele que fica preso na observância exagerada de  normas, rituais, não consegue captar a mensagem principal de Jesus, que é um convite a vivermos o amor!
Enquanto estamos presos nos pormenores, não enxergamos o mais importante que é a presença amorosa de Deus em nossa vida!
Não podemos esquecer nunca,  de que somos filhos amados de Deus e que, como Pai amoroso, Ele só quer nos amar e não nos castigar!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos fala de mais uma implicância dos   fariseus com Jesus, desta vez, a respeito da observância do sábado.
Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor desejado por Jesus, o amor que gera vida!
As autoridades religiosas do tempo de Jesus colocavam fardos pesados nos ombros das pessoas, leis, normas, que deveriam ser cumpridas rigorosamente como o Jejum, os ritos de purificação, a observância do sábado e tantas outras regras que eles criavam, e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo quanto aos seus direitos.
Ficou claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes poderia ser atribuído como roubo.
Determinados a escandalizar Jesus, os fariseus procuraram outra forma para incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo as leis que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a  necessidade de sobrevivência dos discípulos.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as essas criticas, usando a mesma: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25.
Não é difícil perceber,  que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes!  Na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação, uma forma de desviar a atenção do  povo de oprimi-lo.  Enquanto o povo fica voltado para a observância rigorosa de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para praticar os seus atos ilícitos.
Para Jesus, as leis de organização social e religiosas, só  tem validade se forem elaboradas em favor da vida, Ele veio  fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Jesus deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar e a necessidade de sobrevivência acima de toda e qualquer lei!
Para um verdadeiro seguidor de Jesus, não existe lei que o impeça de  cuidar da vida!
Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade, uma mentalidade que coloca a vida acima da lei !
A lei que deve nos reger é a lei do amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Santas palavras Olivia, Deus continue te iluminando sempre forte abraço

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir