Terça-feira,
10 de Fevereiro de 2015
Escolástica
Gênesis 1,20–2,4a:
Falamos o homem à nossa imagem
Salmo 8: Senhor nosso
mestre, quão admirável é teu nome em toda a terra!
Marcos 7,1-13: Bem
profetizou Isaías a respeito da hipocrisia de vocês.
1
Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em
torno dele. 2 E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as
mãos impuras, isto é, sem as lavar. 3 (Com efeito, os fariseus e todos os
judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente
as mãos; 4 e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há
muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os
jarros e os pratos de metal.) 5 Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por
que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o
pão com as mãos impuras? 6 Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou
de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu
coração está longe de mim. 7 Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas
e preceitos humanos (29,13). 8 Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à
tradição dos homens. 9 E Jesus acrescentou: Na realidade, invalidais o
mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição. 10 Pois Moisés disse:
Honra teu pai e tua mãe; e: Todo aquele que amaldiçoar pai ou mãe seja morto.
11 Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe: Qualquer coisa que de
minha parte te pudesse ser útil é corban, isto é, oferta, 12 e já não lhe
deixais fazer coisa alguma a favor de seu pai ou de sua mãe, 13 anulando a
palavra de Deus por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda
muitas coisas semelhantes.
COMENTÁRIO
Jesus
continua formando os seus discípulos. Ele os instrui em sua tarefa missionária,
revela-lhes seu poder sobre o mal, abre-lhes a mente à universalidade. Os
discípulos compreendem que os marcos da antiga religião não são capazes de
responder às exigências missionárias e universalistas da nova. A discussão de
Jesus com os fariseus afeta dois pontos concretos: as abluções ou purificações
rituais antes das refeições, sobre elas Marcos proporciona detalhes aos
leitores não judaicos (vv. 3-4) e sobre a oferenda sagrada dos bens que
dispensam de sustentar os familiares (vv. 10-11). Porém, é preciso não
perder-se nos detalhes desses costumes. Não existem senão para torar mais claro
o alcance do v. 8, curiosamente repetido no v. 9: as tradições humanas matam a
palavra de Deus. O drama do fariseu é ode toda uma humanidade à qual se atribui
um conhecimento que vem de Deus, pois define o bem e o mal e julga os seres
humanos, porém no final fica sem Deus de quem procede. Jesus é o primeiro homem
que pode colocar seu conhecimento do bem e do mal a serviço absoluto de seu Pai
e isto lhe permite ser muito livre frente às leis e tradições humanas.
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