.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

-SERÁ GRANDE A VOSSA RECOMPENSA...- Lc 6,20-26-José Salviano


11 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 6,20-26

 

Naquele tempo: 

20Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: 
'Bem-aventurados vós, os pobres, 
porque vosso é o Reino de Deus! 
21Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, 
porque sereis saciados! 
Bem-aventurados vós, que agora chorais, 
porque havereis de rir! 
22Bem-aventurados, sereis quando os homens vos odiarem, 
vos expulsarem, vos insultarem 
e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!
23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai 
pois será grande a vossa recompensa no céu; 
porque era assim 
que os antepassados deles tratavam os profetas. 
24Mas, ai de vós, ricos, 
porque já tendes vossa consolação! 
25Ai de vós, que agora tendes fartura, 
porque passareis fome! 
Ai de vós, que agora rides, 
porque tereis luto e lágrimas! 
26Ai de vós quando todos vos elogiam! 
Era assim que os antepassados deles 
tratavam os falsos profetas. 
Palavra da Salvação.

 

Jesus nos mostrou que esta vida terrena é o inverso da vida eterna. Quem sofre aqui, lá  terá a sua recompensa. Ao contrário,  quem nesta vida está saciado,  quem já teve tudo, quem vive sorrindo atoa, lá,  na vida eterna tudo será o contrário.  Irão chorar, irão passar fome...

Em outra situação em que Jesus falava da dificuldade da salvação dos ricos, os discípulos lhe perguntaram: Quem irá se salvar? Jesus disse que ara os homens isso é impossível. Mais para Deus tudo é possível.

O que Jesus quis dizer é que o maior problema da riqueza é a GANÂNCIA, das pessoas diante dos bens materiais. O sempre querer mais e mais, SEM SE IMPORTAR COM A MISÉRIA DOS POBRES.

Ou seja, o problema maior dos ricos, consiste na sua falta de CARIDADE!

Desse modo, ao pronunciar aquelas palavras, Jesus quis dizer que alguns ricos até podem se salvar, desde que usem um pouco da sua riqueza para aliviar o sofrimento dos famintos. E que façam isso sem nenhuma intenção de retorno de qualquer  tipo.  Seja para serem bem vistos pelos demais, seja para angariar votos, ou coisa semelhante.

Entendemos que a riqueza em si, não é um pecado, só que é quase impossível ser rico e caridoso ao mesmo  tempo. Mesmo por que, dar é coisa que dói ao rico. Além disso, ele tem de dar uma de durão diante dos seus  semelhantes. Ele, o rico, não pode andar por aí, se misturando com gentinha, distribuindo mantimentos nas  periferias, etc. A menos que seja candidato das próximas eleições.  Para tal, a hipocrisia  faz parte do jogo político.

Ele tem de manter a sua fama de mau para com os necessitados. Muitas vezes, acontece que o filho do patrão puxou a vó, ou a mãe, ou sei lá quem, e é um jovem caridoso.  Ele até trata os empregados com certa bondade, ajuda-os  na medida do possível, porém, esse mesmo jovem recebe forte  pressão do resto da família, para agir como todos da classe dominanate. Ou seja,  ele tem de se relacionar com as pessoas do seu nível, tem de manter a distância  dos “maloqueiros”, e assim por diante.

Por outro lado, assim como nem todo rico é arrogante  e caridade zero, nem todos os pobres são humildes,  bonzinhos, e mesmo devotos.  Disso nós sabemos muito bem, pois a violência espalhada por toda a parte, nos mostra muito bem esta realidade.  Muitos pobres tornam-se revoltados com Deus, com os ricos, com todos e com tudo!

Isso é uma reação natural daquele ou daquela que ao longo do tempo,  teve suas oportunidades  e direitos tirados, e por mais que tenha tentado ser honesto,  ser um  ser humano normal, as dificuldades foram se afunilando, de forma tal em que ele se viu encurralado na vida, e só lhe restou uma saída.  A violência.  É como encurralar um animal em um beco sem saída. El cresce pela fúria, pelo desespero, pelo instinto de sobrevivência, e enfurecido  enfrenta o seu agressor. E não precisa ser um elefante, ou um leão.  Até uma lagartixa  pode ser perigosa numa situação dessa, pois ela irá se defender, irá atacar você.

O nosso comportamento é composto de ação e reação. A cada ação, corresponde uma reação contrária.  A reação pode ser comparada com a consequência de um ato.  Pois o que se planta se colhe.

Injustiças também podem gerar reação contrária, pode gerar revoltas que por sua vez são mixadas de violências  indesejadas. Tanto de um lado, como de outro.

E Jesus disse: “Eu vos dou a minha paz, a minha paz vos dou...  ...a paz esteja convosco! Amai-vos uma aos outros...”.

Caríssimas e caríssimos. Se o mundo ouvisse,  acreditasse e praticasse as belas palavras de Jesus Cristo, esta vida terrena seria maravilhosa! Porém, é necessário que haja os maus, os malvados, pois se a paz terrena fosse plena, não teria graça nos preparar para a vida eterna!  É necessário, é preciso que esta vida não seja de felicidade plena, pois senão, nós não desejaríamos nem buscaríamos a conquista pela Glória eterna.

 

Fica com Deus, José Salviano.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário