.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

“QUEM NÃO CARREGA SUA CRUZ E NÃO CAMINHA ATRÁS DE MIM, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO.” – Olivia Coutinho.


23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 8 de Setembro de 2019

Evangelho de Lc14, 25-33

Estamos no Mês da Bíblia, tempo em que a Igreja nos convida a abrirmos mais vezes este livro sagrado, a fim de que possamos nos aprofundar mais na palavra de Deus, palavra que orienta, que liberta que aponta caminhos.
Numa comunidade cristã, que alimenta a sua intimidade com a Bíblia, sempre haverá  progressos, tanto na catequese, quanto na liturgia, como também, no cotidiano das pessoas, que através de uma  leitura profunda da Bíblia, vão se inteirando do querer de Deus, dando vida a sua palavra!
Cada dia é uma oportunidade que Deus nos concede para que possamos rever a nossa vida e a partir daí, nos reorganizarmos  interiormente, esvaziando do nosso “eu” para dar lugar ao “Eu” de Deus! 
A cada amanhecer de um novo dia, Deus coloca em nossas mãos, uma página em branco na qual  escreveremos um capítulo a mais da nossa história. O que vamos escrever vai depender das nossas escolhas, uma coisa é certa: quem colocar Jesus como centralidade da sua vida, com certeza, escreverá   uma bela história!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo  que grandes multidões acompanhavam Jesus. É vidente que Jesus sabia que nem todos os que o acompanhavam, estavam dispostos a enfrentar os desafios do seguimento a Ele. A grande maioria, não tinha sequer noção, do que implicaria este seguimento. Voltando-se para a multidão, Jesus é categórico ao dizer  que o seguimento a Ele é exigente, implica em mudança radical de vida, exige muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo,  exige compromisso, fidelidade, disposição de deixar muitas coisas para trás! O seguimento a Jesus exige despojamento, disposição em assumir a cruz de cada dia. O caminho do Senhor passa pela prática da justiça, do compromisso com a vida em toda a sua dimensão.  Para triá-lo, é preciso planejamento, ter consciência do rumo a ser tomado, fazer cálculos, saber o que se  ganha e o que se perde neste seguimento, para não correremos o risco de iniciar uma caminhada e não conclui-la, isto é: começar uma caminhada e abandoná-la no meio do percurso, não chegar ao nosso destino, que é o coração do Pai.
Antes de tomarmos a decisão de seguir Jesus, precisamos nos inteirar bem do que envolve este seguimento, afinal, se trata de investir a própria existência numa proposta, a  proposta de Jesus! Não podemos correr o risco de entrar no barco de Jesus e desistir ao primeiro obstáculo, o que seria um grande fracasso em nossa vida. Precisamos estar seguros do que queremos para nossa vida, se a nossa opção for por Jesus, temos  que ser radical, nos entregar a Ele por inteiros, pois Ele não nos quer pela metade.
O desapego deve ser o primeiro passo de quem quer seguir Jesus, desapego, tanto das coisas materiais, como da família e até mesmo da própria vida. Estas exigências de Jesus, a  princípio podem nos assustar, mas se meditarmos um pouco mais as suas palavras, vamos compreender que o que Jesus quer, é que nós coloquemos o seguimento a Ele como prioridade em nossa vida, o que não significa abandonar  nossa família. 
Colocar o seguimento a Jesus à frente de tudo, até da própria vida, é a certeza de vivermos bem todos os nossos relacionamentos, pois espelhando em Jesus, vamos aprendendo com Ele,  a sermos mais flexíveis, a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a amar de forma ordenada, sem nos  aprisionar e sem nos deixar aprisionar. Eis aí, os grandes benefícios de colocarmos Jesus como centralidade da  nossa vida!
Mais importante do que ser cristão, é ser discípulo de Jesus!
Ser cristão é fácil, difícil é ser um cristão discípulo de Jesus. O discípulo envolve, não fica somente com o lado fácil da fé. Ser discípulo implica em comprometimento com a causa de Jesus, em  estar com Ele em toda e qualquer circunstancia.


FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Bom dia querida catequista. Que o sopro do espirito santo esteja presente sempre em sua vida pra nos evangelizar cada vez mais. Um santo e bençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Olivia Coutinho
    Vc faz suas reflexões dominicais bens simples que os fieis comentam quando a gente celebra a palavra. Portanto a gente se familiariza com materiais que tenham aceitação.
    Gostaria de receber estas reflexões por email se possível.

    Jandir

    Paz e Bem

    ResponderExcluir