.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

Servo de coração contrito!-Helena Serpa




6 DE OUTUBRO DE 2019

DOMINGO DA XXVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Hab 1,2-3; 2,2-4


Leitura da Profecia de Habacuc 1,2-3; 2,2-4
2Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: 'Violência!', sem me socorreres? 3Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. 2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: 'Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer,
mas o justo viverá por sua fé'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “para nós o tempo é hoje!”
Nesta leitura o profeta Habacuc clama a ação de Deus diante da desordem, violência e maldade dos homens daquele tempo. Há momentos em nossa vida, que nós, como o profeta, nos dirigimos a Deus cheios de inquietações, de dúvidas e de questionamentos e podemos afirmar que cada vez mais a humanidade vive tempos de verdadeiro caos e desordem! Nós também olhamos para o alto e indagamos: Por que tanta crueldade e miséria neste mundo? Por que as desavenças entre irmãos do mesmo sangue, entre famílias e amigos? Por que tanta violência, corrupção, droga e prostituição? Será que Deus não vê maldade onde estamos enxergando o pecado? Por que será que é assim? Quantos não estão clamando ao Senhor por socorro para as suas angústias?  Contudo, o Senhor mesmo nos esclarece que tudo isso tem tempo determinado para acabar! O mundo com suas desventuras tende para um desfecho e não falhará, mesmo que demore. E o profeta Habacuc nos exorta, falando em nome de Deus: “Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé!” Que esta promessa do Senhor se enraíze dentro do nosso coração: a vida eterna nos será dada mediante a nossa fé. A fé nos remete à vida em Deus e seremos homens e mulheres justos quando formos fiéis à vontade de Deus. Há um tempo definido para tudo ter um fim, porém, para nós o tempo é hoje, não podemos esperar por outro dia. Portanto, não percamos a oportunidade de fazer toda a diferença neste mundo. Não nos conformemos com o usual e medíocre, elevemo-nos a Deus mediante a entrega da nossa vida e do nosso coração, pela fé em Jesus Cristo. Façamos a nossa parte, façamos a vontade de Deus! - Você também tem esses questionamentos? - Por que você acha que a humanidade está tão perdida? Qual será a causa de tanta desgraça? - E você, em que tem contribuído para que seja diferente? - Você ora em favor da humanidade pecadora?

 

Salmo - Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)

R. Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,*
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores,*
e com cantos de alegria o celebremos!R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,*
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, 
e nós somos o seu povo e seu rebanho,*
as ovelhas que conduz com sua mão.R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:*
'Não fecheis os corações como em Meriba, 
9como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram,*
apesar de terem visto as minhas obras'.R.

Reflexão - Eis a razão pela qual a os homens passam por tantas dificuldades e desgraças. Desde sempre a humanidade se rebela contra o seu Criador, apesar de ver e admitir as obras de Suas mãos. O salmista convoca a todos nós para abrirmos o coração e ouvirmos a voz de Deus que nos acena com o Seu amor e com a Sua misericórdia. “Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou!” Nós somos seu rebanho e Ele é o nosso pastor e, diante da imensidão de almas que vivem nesse mundo poucos percebem isso. Por esse motivo, a infelicidade reina. Ainda há tempo para recomeçar.

 

 

2ª Leitura - 2Tm 1,6-8.13-14


Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 1,6-8.13-14
Caríssimo: 6Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor
nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho,
fortificado pelo poder de Deus. 13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. 14Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Palavra do Senhor.

Reflexão – “espírito de fortaleza, amor e sobriedade”
Com esta carta encaminhada a Timóteo, São Paulo também se dirige a cada um de nós e nos exorta a reavivar a chama do dom de Deus que é o Espírito Santo o qual recebemos no Batismo.   A cada dia na nossa vida nós precisamos nos apossar do poder do Espírito que nos capacita a viver uma vida transformada e cheia da manifestação do Amor de Deus que Jesus veio nos revelar.      Assim sendo, podemos também pensar e tomar consciência de que Deus, porque nos ama, não nos deu um espírito de timidez, de medo e insegurança. Muito pelo contrário, por meio de Jesus recebemos de Deus Pai um espírito de fortaleza, amor e sobriedade, o que significa dizer que diante das barreiras e dos desafios da nossa vida temos capacidade para permanecer firmes e agir com serenidade, dedicação e perseverança. Sofrer pelo Evangelho é o que São Paulo nos propõe e isso pode acontecer na hora em que precisamos ser fiéis à Palavra de Deus, sem nos desviar para nos conformar à nossa vontade ou à mentalidade do mundo. Mesmo que doa, mesmo que sangre e haja sofrimento, seremos aprovados por Deus, se permanecermos fiéis a Jesus Cristo, Seu Filho. A fé foi depositada no nosso coração como uma herança eterna, e dela, podemos fazer uso em todas as circunstâncias da nossa vida, principalmente na dureza da estrada. Nunca devemos nos esquecer, portanto, de que os momentos de aflição, de provação e de combate são uma chance preciosa que temos para que seja reavivada em nós a chama do dom de Deus, o Espírito Santo. – Você já percebe a força do Espírito Santo se manifestar na sua vida? – De que você tem medo? – Você pede o Espírito Santo todos os dias? – Qual é o seu sentimento quando escuta notícias funestas nos noticiários do dia a dia? – Você acha que Deus esqueceu o mundo?

 

Evangelho - Lc 17,5-10


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,5-10
Naquele tempo: 5Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!' 6O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé,
mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: `Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa?' 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?' 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'.' Palavra da Salvação.

Reflexão - "servo de coração contrito!"
O que nos leva a ser um servo de coração contrito, é a fé em Jesus Cristo.  Na certeza de que, se não conseguimos fazer tudo o que é necessário, pelo menos o nosso empenho, o nosso zelo e a nossa perseverança, sejam a amostra de que somos operários e operárias fiéis do reino dos céus e que já recebemos o nosso salário. Por isso, neste Evangelho Jesus nos dá lições sobre a questão da fé. Quase sempre estamos admitindo que a nossa fé é pequena e fraca, e, por isso, como os apóstolos também pedimos: "Senhor, aumenta a nossa fé!" O Senhor, porém, nos mostra que, mesmo uma fé pequenina como um grão de mostarda nos fará transportar árvores de um lugar para o outro. Diante desta afirmação percebemos que não estamos usando nem um pouco da pequena fé que atinamos possuir. Se usássemos o dom da fé que recebemos no nosso Batismo e não o deixássemos "guardado" dentro de nós, com certeza o nosso serviço ao Senhor seria também muito mais consciente e, por isso, mais frutífero. Quando prestarmos algum serviço ao reino de Deus nós o deveremos realizar como parte da nossa condição de servos e de servas fiéis e não para receber honrarias e esperar elogios. Por isso, Jesus nos diz: " quando vocês tiverem feito tudo o que vos mandaram, dizei: "somos servos inúteis: fizemos o que devíamos fazer!"   Jesus Cristo deu a vida por todos nós, portanto, Ele é o nosso Senhor! A Ele devemos servir com confiança e destemor, por essa razão não podemos esperar por regalias e privilégios. - Quando presta algum serviço no reino de Deus você espera elogios e regalias? - Você fica triste quando não comentam a sua atuação positivamente? - Quando é chamado (a) para algum ministério ou trabalho na comunidade você vai de boa vontade ou contrariado (a)? - Você acha que já está fazendo muito e que já precisa descansar? - Converse com o Senhor sobre isso!

Um comentário:

  1. Helena, aprecio demais as suas reflexões! Aprendo muito com elas. Que a Sagrada Família lhe abençoe todos os dias de sua vida e que o Espírito Santo sempre lhe ilumine.
    Lourdes

    ResponderExcluir