.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de setembro de 2019

-MATEUS SE LEVANTOU E SEGUIU JESUS- Mt 9,9-13-José Salviano


21 de Setembro de 2019

Evangelho- Mt 9,9-13

 

 

Naquele tempo:
9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus,
sentado na coletoria de impostos,
e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus,
vieram muitos cobradores de impostos e pecadores
e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos
discípulos: 'Por que vosso mestre come
com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
'Aqueles que têm saúde nóo precisam de médico,
mas sim os doentes.
13Aprendei, pois, o que significa:
`Quero misericórdia e não sacrifício'.
De fato, eu não vim para chamar os justos,
mas os pecadores'.
Palavra da Salvação.

As pessoas saudáveis não precisam de médicos.  Jesus não veio para chamar os justos, mas sim, os pecadores,   em uma cultura em que os líderes judaicos se julgavam os puros, e excluíam, ignoravam os demais,  Jesus se aproxima dos pecadores, das prostitutas, pois são exatamente essa gente que mais  necessitam  de cuidados  para  que alcancem a salvação de suas almas.
E nós? Será que pensamos assim como Jesus? Será que pensamos e praticamos o que Jesus nos ensinou pela palavra e pelo exemplo?
O que aconteceria se  um padre  fosse a um  baile Funk?   E se as freiras fossem  rezar o terço  em frente ao  shopping?  O que os fariseus de hoje pensariam e diziam?
Jesus disse aos fariseus: “Eu quero misericórdia e não sacrifícios”.
Vamos entender este texto olhando o contexto histórico em que viveu Jesus na Terra.
Os fariseus,  não praticavam a caridade, pelo contrário discriminavam  a quem não seguiam a Lei como eles fingiam seguir.  Os escribas  e fariseus,  ensinavam que para reparar os pecados, todos tinham de fazer sacrifícios no Templo.  E como eles misturavam religião e política,  aqueles sacrifícios  que se resultava na matança e na queima de animais,  era para engordar ainda mais a economia dos saduceus, proprietários de terras e criadores de animais.
Assim, a ideologia do sacrifício para a remissão dos pecados,  nada mais era do que uma ideologia   econômica e não necessariamente uma prática de autêntica vida religiosa.
Hoje em dia, todo aquele que defende os pobres é “tachado” de socialista.  E quem  faz isso são seguidores da ideologia capitalista, a qual  é divulgada pelos meios de comunicações,  e que nos diz a todo instante: Compre isso, compra aquilo e aquilo lá também.  Assim, compramos  coisas  que fazem mal a nossa saúde,  em vez de comprar alimentos saudáveis e remédios realmente eficazes. 
O capitalismo é maravilhoso, pelo  direito de todos serem livres, ao contrário da ideologia socialista  em que obrigam a todos a serem  “iguais” e seguir os padrões ou valores ditados pelo poder.  A ideologia capitalista, apesar de ser cruel com os pobres, pelo menos respeita a nossa  liberdade de ir e vir, por exemplo. O problema é se o nosso dinheiro dá para comprar a passagem.
A ideologia socialista não deu certo em nenhum lugar desse mundo.  Por outro lado, temos de suportar as crueldades e as injustiças sociais,  do capitalismo.  Porém, na verdade, se é ruim com ele, pior seria sem ele, estamos falando do capitalismo, é claro. 
O certo seria que tivéssemos uma sociedade onde houvesse mais justiça, mais comida para todos, e que os fracos, os pobres fossem respeitados, como Jesus os respeitou.
O sacrifício não resolve o problema dos nossos pecados.  Jesus disse que para apagar os nossos pecados, o certo, o que é agradável aos olhos do Pai, é ser misericordioso, é fazer  caridade.
Foi por isso que Ele disse: Eu quero misericórdia e não sacrifícios.
As pessoas se dividem em: Mesquinhos, indiferentes e misericordiosos.
OS MESQUINHOS são aqueles que não dão nada para ninguém, só visam o lucro, só visam tirar vantagem. Exploram a mão de obra dos fracos e não querem lhes pagar um salário justo. Eles dizem: Ninguém me dá nada... por tanto, esses não são felizes, pois não contam com a misericórdia do Pai.
OS INDIFERENTES são aqueles que acham que se dermos esmola, o mendigo vai se acostumar, e sempre vai nos pedir mais e mais. Os indiferentes acreditam que  ajudar os pobres, é o mesmo que alimentar a preguiça e a vagabundagem. E se apoiando nessa teoria, eles arrumam uma grande desculpa para não dar esmolas. E até ensinam os filhos a serem assim.
OS MISERICORDIOSOS são aqueles que praticam a caridade que nos foi ensinada por Jesus.  São pessoas que já experimentaram os efeitos benéficos da misericórdia principalmente para quem a pratica.  O misericordioso, aquele que ajuda o pobre, recebe de Deus muitos outros benefícios.  A recompensa de Deus é muito rica para tais pessoas, pois a caridade é a maior e a melhor de todas as virtudes, chegando até a apagar os nossos pecados leves.

Vá e faça o mesmo.  Fica com Deus. José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário