.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM-C-Adélio Francisco


REFLEXÃO  DO  EVANGELHO  DO  DIA 08/09/2019
-Lucas  14,25-33
 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

"QUEM NÃO CARREGA A SUA CRUZ E NÃO  VEM APÓS MIM, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO. "
          
               {MÊS DA BÍBLIA }
  
Vamos falar  um pouco mais  do livro dos livros,  a "Bíblia ", é que, neste mês em todas as reflexões, nós estamos fazendo um breve comentário sobre este Santo Livro , hoje não pode ser diferente. 
    Se você ainda não possui  a Bíblia, procure adquirir um exemplar. Existem   diversas edições. Aconselha-se com alguém da sua comunidade ou numa livraria católica, a respeito das melhores editoras.
    A Bíblia não é um livro que se lê num dia só! Faça então um programa de leitura. Por exemplo, resolva ler uma página todos os dias. Comece por onde achar melhor.  Pode ler primeiro o Novo Testamento, por exemplo. 
   Outro roteiro de leitura nos é dado pela Liturgia. Ele tem a vantagem de nos fazer acompanhar melhor a oração  da Igreja. Ao mesmo tempo, podemos aproveitar os comentários das leituras bíblicas feitas nas pregações. 
   Nas Missas dos domingos, na maior parte do ano, é lindo o evangelho :
  --- o de Mateus nos anos "A"
  --- o de Marcos nos anos "B"
  --- o de Lucas  nos anos "C"
O evangelho de João é lido principalmente no tempo pascal. A primeira leitura é do Antigo Testamento, escolhida sempre em relação ao evangelho. A segunda leitura é tirada das Epístolas do NT, mas só nas festas principais está ligada às duas outras leituras.
  Assim, em 3 anos, dá para ter uma visão bastante completa da Bíblia.
     Uma outra sugestão : começar a leitura da Bíblia por algum livro preparado especialmente para quem está iniciando a descoberta da Bíblia. Veja, por exemplo, os que foram preparados para o Mês da Bíblia e publicados pelas Editoras Católicas.
                   
         { VAMOS AGORA REFLETIR NA LUZ DA PALAVRA }

A caridade com que  amamos a Deus e ao próximo é a única santidade que cultivam todos aqueles que, guiados pelo Espírito de Deus, seguem a Cristo  em qualquer estado de vida e profissão  a que foram convocados. Todos são chamados à santidade.
   O texto do  Evangelho que nos é apresentado através da  liturgia deste   Domingo,  mostra-nos que  as condições para seguir a Jesus vêm marcadas por palavras fortes, que questionam e nos fazem, por muitas vezes, desanimar frente ao seguimento do Mestre. Note que Jesus disse : "Se alguém vem a mim ... ." Isso mostra que a atitude é livre, e a pessoa faz a opção. 
     Devemos ter presente que o evangelista Lucas escreve na qualidade de conhecedor das lutas internas das comunidades, as perseguições dos judeus, e já estava próximo da perseguição romana. Aqui não se trata de abraçar a renúncia por ela mesma, mas sim, porque essa atitude nos liberta para servir melhor ao Mestre Jesus. Há coisas que nos afastam de Deus, e essas coisas nem sempre são as mais importantes para a nossa vida. Elas são boas, legítimas, mas devem ficar em segundo plano diante do chamado de Jesus.
   As condições propostas para seguir a Jesus são apresentadas com as seguintes palavras: "Se alguém vem a mim e não me ama mais que a seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo". Fica claro que a família deve ser relativizada, quando se trata de seguir a Jesus. Pode parecer uma linguagem dura e difícil de ser cumprida, mas Jesus não despreza o amor pela família. 
Ele  lembra que a prioridade deve ser dada a Deus, conforme manda o primeiro dos Dez Mandamentos.
     
Meus amados irmãos e irmãs: Jesus  não quer discípulos que decidem segui-lO sem mais nem menos. Ele não pede a mesma coisa a toda a gente, mas a cada um Ele pede para segui-lO em função dos seus carismas. Então, a palavra de hoje é-nos dada para nos despertar e, ao mesmo tempo, para nos encorajar. Aqueles que, apesar de tudo e contra tudo, continuam a dar um lugar importante na sua vida a Jesus, têm razão. O Evangelho de hoje é um convite urgente a mantermos a nossa fé, por mais que isso custe! Pois, disse Jesus: “Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser  meu discípulo”.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
- Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações.
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário