.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

DESCULPAS DOS INCRÉDULOS-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/09/2019
-Lucas 7,31-35
"DESCULPAS DOS INCRÉDULOS".

Aqueles que crêem em Cristo são incessantemente, chamados a reconhece- lo. Deus permanece no desconhecido, naquele que não conhecemos, mesmo quando nele cremos. Ele continua estranho para nós, na densidade da experiência humana e das nossas relações. Mas é também desconhecido porque não o queremos reconhecer. O estranho é a condição negativa e necessária de todo existir.

No Evangelho de hoje que a liturgia nos propõe para a nossa reflexão, vem nos mostrar que Jesus encontrou rejeição e críticas por parte de muitas pessoas (não eram só os homens que se opunham a ele...). Respondeu com uma comparação: são pessoas que simplesmente não querem aceitar sua doutrina, e por isso ficam inventando pretexto e acusações.
Também podemos achar desculpas para não seguir o Evangelho, deixar-nos levar por preconceitos no trato com os irmãos.

Este relato do Evangelho, nos fala do acolhimento e do desprezo que João e Jesus tiveram, apesar  de que os dois encarnam tipos muito diferentes dos enviados de Deus. É isso o que vem nos afirmar a parábola das crianças que estavam na praça. João comportou-se como um "asceta" vivendo a vida religiosa, afastou- se  dos prazeres terrenos, vivendo no deserto, seu alimento era simples. Usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de  gafanhotos e mel silvestre. E muitos o consideraram como alguém possuído do demônio. Jesus se apresenta como alguém que come e bebe, se relaciona com os pecadores e publicanos e é considerado beberrão e comilão. Tanto  num caso como no outro existe uma falsa leitura dos sinais de Deus.
    Somente "os filhos da sabedoria" em oposição aos sábios ( escribas e fariseus) souberam reconhecer a sabedoria de Deus presente nas palavras e nos atos de João e Jesus, apesar de suas grandes diferenças, souberam acolher a Jesus vendo nele  o Messias de Deus.   

Amados irmãos e irmãs: analisando atentamente os discursos de Jesus, notamos que frequentemente ele denúncia a incoerência e a inconstância do comportamento humano. Quantos bons propósitos e promessas somos capazes de fazer, especialmente quando enfrentamos uma turbulência na vida ou uma situação crítica, ou quando esperamos por uma grande graça? Por que faltamos com a fidelidade, sendo inconstantes? O que está faltando para mostrar a Deus que, apesar dos limites, somos coerentes com Ele? Como é importante depositar aos pés de Jesus nossa fraqueza e nossos limites, para receber a força necessária de perseverar no caminho do bem.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/


Um comentário:

  1. É, noaao irmão! Você nos tem ajudado bastante com o seu comentário. Deus lhe abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir