.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de setembro de 2019

-REFLETIR A LUZ DE DEUS AO MUNDO- Lc 8,16-18-José Salviano


23 de Setembro de 2019
Evangelho- Lc 8,16-18

 



Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
16Ninguém acende uma lâmpada
para cobri-la com uma vasilha
ou colocá-la debaixo da cama;
ao contrário, coloca-a no candeeiro,
a fim de que todos os que entram, vejam a luz.
17Com efeito, tudo o que está escondido
deverá tornar-se manifesto;
e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido
e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!
Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais;
e àquele que não tem,
será tirado até mesmo o que ele pensa ter.'
Palavra da Salvação.

 

A luz de que fala Jesus é o nosso testemunho de vida diante do mundo.  A vivência da nossa fé não pode ser uma prática tão intimista que não promove a conversão dos demais que nos rodeiam.  Precisamos  deixar que os  outros vejam  a nossa devoção, a pratica da nossa fé, e assim, também eles  nos imitar, nos  seguir como exemplo de vida. E isso começa na família.  Os pequeninos seguem os nossos exemplos. Se a mãe reza, com certeza, a filha o filho vai rezar também. 

Agora, se a criança nunca viu os pais fazerem o sinal da cruz, se nunca os viram rezando,  o que essas crianças irão copiar?  As maluquices dos seus colegas de classe?

Nem todos têm o dom da palavra para sair por aí evangelizando.  Mas todos podem e devem iluminar o mundo com a Luz divina.

É bom esclarecer que não somos luz,  que não temos luz alguma, mas sim, nós refletimos a Luz de Deus  que bate em nós, semelhante a um espelho  que reflete a luz do Sol.

Prezadas irmãs, e irmãos.  Vamos dar bons exemplos,  não fazendo chacota, nem apontando os defeitos dos outros, vamos ser verdadeiros, justos,  e coretos, para que todos nos vejam como pessoas de Deus.

Eduquemos os nossos filhos com ensinamentos corretos e santos enquanto eles são  pequenos, e quando eles  chegarem  a adolescência, na idade da rebeldia que não aceita conselhos, vamos continuar  educando-os pelo exemplo e pelo testemunho.  Se eles pararem de rezar ou de ir à missa por causa da má influência dos amigos, não fiquemos tristes ou desanimados.  Peçamos a  Deus por eles o tempo todo, e continuamos com o nosso bom exemplo. Rezando na frente deles,  indo a missa de forma bem pontual e responsável,  perguntando sempre se eles também vão, etc.

Às vezes fica complicado dar testemunho no emprego, na  empresa onde trabalhamos.  Pois nos momentos de intervalos, na entrada ou na saída, sempre se ouve  palavras que são completamente contrárias  aos ensinamentos do Evangelho.  E não são poucas às vezes em que nos vemos envolvidos em assuntos nada cristão,  e que  os nossos e nossas   colegas  exigem de nós um posicionamento, exigem a nossa opinião. E para não ser rotulado de ultrapassado (a), muitas vezes somos  “obrigados” a agir ou falar como os demais!...

O que fazer?  Dar uma de fanático religioso?  Não!  Por que esse procedimento pega mal, nos torna antipáticos,  indesejáveis e FAZ EFEITO CONTRÁRIO!  Se você pretende evangelizar, não tome uma postura de fanático, jamais!

Pois ninguém vai  querer ser amigo ou amiga de um fanático religioso!

Quando somos bombardeados por perguntas maliciosas, sobre taras sexuais,  procuremos responder cientificamente. Para isso é bom que nos informemos, é bom que estudemos um pouco.  Temos de arrumar um tempinho para isso.

Vamos esperar o momento psicológico para emitir a nossa  postura de homem de Deus.  E Deus nos ajudará a conseguir  isso!

Não é bom que emitimos uma imagem de extrema seriedade, de uma religiosidade  beirando ao fanatismo, ou coisa desse tipo. Porém, precisamos deixar bem claro que não somos uns devassos, imorais, mais sim, que somos homens (mulheres) de Deus, à medida do possível, com cordialidade, educação e sinceridade, sempre aproveitando o momento oportuno, para emitir o nosso  ponto de vista fundamentado no Evangelho, porém, sem ficar gritando ou dizendo frases decoradas da Bíblia,  detalhando até  os capítulos, versículos... Isso ninguém suporta!

Jesus não obrigava a ninguém a segui-lo.  Copiemos, pois o seu método de anunciar a Boa Nova. Com amor, com brandura, com caridade curando os doentes sem nada exigir em troca, etc.

Sempre que nos encontramos em uma situação difícil em nosso testemunho de vida cristã,  peçamos a ajuda  de Jesus pela oração, e recorremos aos seus exemplos, recorremos às suas palavras para  então nos sair bem.

Sejamos luz do mundo, como Jesus nos aconselhou. Façamos isso com a palavra e com o nosso bom exemplo, com o nosso testemunho de vida santa.

 

E fica com Deus. José Salviano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário