.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-JESUS ENVIOU 72 DISCÍPULOS- Lc 10,1-12-José Salviano


03 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 10,1-12

 

-JESUS ENVIOU 72 DISCÍPULOS- Lc 10,1-12-José Salviano

Naquele tempo:
1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos
e os enviou dois a dois, na sua frente,
a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos.
Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias,
e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro:
'A paz esteja nesta casa!'
6Se ali morar um amigo da paz,
a vossa paz repousará sobre ele;
se não, ela voltará para vós.
7Permanecei naquela mesma casa,
comei e bebei do que tiverem,
porque o trabalhador merece o seu salário.
Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos,
comei do que vos servirem,
9curai os doentes que nela houver
e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.'
10Mas, quando entrardes numa cidade
e não fordes bem recebidos,
saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós.
No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!
12Eu vos digo que, naquele dia,
Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade.
Palavra da Salvação.

 

Porque Jesus enviou 72 discípulos?   Vamos ao contexto histórico para entender.

Antigamente, acreditava-se que o mundo era composto por 72 nações.  Por tanto,  a escolha  de 72 discípulos, nos revela o objetivo universal da missão de Jesus e dos seus discípulos.

Então, aquela primeira aventura missionária dos escolhidos por Jesus,  marcou  o início da Igreja humana,  a Igreja católica, ou seja, universal.

Já sei que você está pensando. E então por que inicialmente Jesus escolheu 12 discípulos?   Isso foi em homenagem  as 12 tribos de Israel, formadora do povo de Deus no Antigo estamento. Por tanto, a escolha dos 12 primeiros discípulos, simboliza  um trabalho missionário para todo o povo de Deus, o qual se expandiria aos demais povos, aos demais irmãos de toda a Terra, naquele tempo chamados de pagãos.

No Novo Testamento, vemos Jesus fundar uma nova Igreja humana, quando Ele apresenta uma nova família, ao dizer: “Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que ouvem a palavra e a  põe  em prática, fazendo a vontade do meu Pai”.

A colheita é grande e os operários são poucos, ou seja, a população mundial é muito grande em relação ao número de padres.  Jesus nos diz para que nós peçamos ao Pai para que Ele nos envie mais vocações, mais jovens escolhidos para a missão do sacerdócio. Pois o mundo está muito carente de Deus.

Por causa dessa carência, nós vivemos  no meio de uma sociedade injusta, egoísta, excludente, preconceituosa, e muito corrupta!

Onde a caridade é coisa rara! Poucos se importam com  a miséria dos nossos irmãos carentes.

Desse modo, os poucos padres que existem, estão agindo como ovelhas no meio de lobos.  São lobos poderosos por  todos os lados dispostos a devorar a todos os que atrapalhem os seus negócios,  a todos que possam diminuir  os seus vultosos lucros.

Mas não é por isso que vamos  nos acovardar,  recuar,  e não fazer nada por um mundo melhor.  Jesus disse que nós somos o sal da terra.  Por tanto, precisamos pedir ao Pai que nos ilumine e que nos dê coragem para enfrentar os lobos vorazes que nos rodeiam.  Não tenhamos medo deles. Pois com a proteção de Deus, eles não representam perigos maiores  para nós.   Pois se Deus é por nós, quem poderá contra nós?

Sem mim nada podereis fazer.  Por isso precisamos estar com Deus, para poder mostrar Deus ao mundo.  Esse mundo descrente, sem misericórdia, porém, é um mundo sedento de Deus. Pois  o desejo de Deus persiste em cada um de nós, porque o instinto da fé também persiste, embora esteja embaçado pelas enganações deste mundo material.

Minhas irmãs e irmãos. Em nossas orações diárias, não nos esqueçamos de pedir ao Pai pela vocações  sacerdotais e religiosas.

Vamos escrever em um papel,  o que devemos pedir   a Deus em nossas orações,  depois  de pedir perdão pelos nossos pecados do dia, depois de agradecer por todas a s graças que recebemos. Então anotemos em uma folha, o seguinte:

Rezar também pelas vocações sacerdotais, pelos desempregados, pelos governantes para não sejam tão injustos, pela conversão dos nosso irmãos e irmãs descrentes e arrogantes, pela paz nas famílias, pela conversão dos criminosos, e dos demais pecadores, inclusive pela  nossa conversão diária, pelas nossas necessidades pessoais...  que mais? Só você sabe.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.      

 

 

 

 







Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir