.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Um coração curado é agradecido-Helena Serpa


20 DE SETEMBRO DE 2019

6a. FEIRA DA XXIV SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde


1ª Leitura - 1Tm 6,2c-12


Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12
Caríssimo: 2cEnsina e recomenda estas coisas. 3Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de Nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, 5porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos. 9Os que desejam enriquecer, caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos
que afundam os homens na perdição e na ruína. 10A raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a sim mesmos com muitos sofrimentos. 11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé,
conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.
Palavra do Senhor. 

Reflexão - “a cobiça do dinheiro é a raiz de todos os males
Nesta carta a Timóteo São Paulo fala para aquelas pessoas que se dedicam ao serviço do reino de Deus, no entanto, muitas vezes, se confundem, e fazem da piedade uma fonte de lucro.  Dessa forma, elas ficam obcecadas pelos resultados materiais e esquecem o espírito de desprendimento que deve regular as ações dos cristãos. Como consequência disso, se extraviam da fé e se atormentam por causa de muitas preocupações.  Assim, ele enfatiza ser a cobiça do dinheiro a raiz de todos os males.   São Paulo também abre os nossos olhos quando diz: “Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça... combate o bom combate da fé.” Combater o bom combate da fé é trabalhar e fazer a parte que nos cabe confiando em que Deus providenciará o suficiente para que tenhamos dignidade. O dinheiro em si não é o mal, mas sim, o apego e a sofreguidão com que o buscamos querendo ter muito e sempre mais. O que está em jogo não é o ter muito dinheiro. Às vezes, podemos até nem ter dinheiro, mas cobiçá-lo é o que estraga o nosso coração e a nossa relação com Deus. O apego às coisas materiais nos tira o sentido de Deus e do Evangelho. Pelo contrário, quando procuramos a justiça e o amor, estamos combatendo o bom combate da fé e, assim, conquistaremos a vida eterna que é paz e tranquilidade, desde já. - Como você tem lidado com este tipo de coisa? Qual é o significado que o dinheiro tem para você? -  Você tem cobiçado muita coisa? – Faça uma reflexão!

Salmo - Sl 48 (49),6-7. 8-10. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3)


R. Felizes os humildes de espírito,
porque deles é o Reino dos céus.

6Por que temer os dias maus e infelizes, *
quando a malícia dos perversos me circunda?
7Por que temer os que confiam nas riquezas *
e se gloriam na abundância de seus bens?R.

8Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *
nem a Deus pode pagar o seu resgate.
9A isenção da própria morte não tem preço; *
não há riqueza que a possa adquirir,
10nem dar ao homem uma vida sem limites * 
e garantir-lhe uma existência imortal.R.
17Não te inquietes, quando um homem fica rico *
e aumenta a opulência de sua casa;
18pois ao morrer não levará nada consigo, *
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.R.

19Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *
'Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!'
20Mas vai-se ele para junto de seus pais, *
que nunca mais e nunca mais veróo a luz!R. 

Reflexão - O salmista também nos coloca diante de um quadro muito real na nossa vida: “ninguém se livrará de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate!”  Não há preço que nos isente da morte, e mesmo que tenhamos muitos bens não poderemos levá-los conosco. Portanto, não nos aflijamos pela nossa vida, se temos pouco ou se possuímos muito e não coloquemos a nossa felicidade na dependência do que amealhamos. Deus é Senhor do nosso hoje e do nosso amanhã e com Ele, nada deveremos temer.

 

 

Evangelho - Lc 8,1-3


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,1-3
Naquele tempo: 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele;
2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. Palavra da Salvação. 

Reflexão – “um coração curado é agradecido.
Quando temos uma experiência com Jesus e a cura do nosso coração, naturalmente também nos dispomos a acompanha-Lo e a demonstrar gratidão oferecendo tudo o que possuímos. Por essa razão, neste Evangelho nós vemos que além dos doze apóstolos que foram chamados pessoalmente por Jesus e provaram da Sua intimidade, também as mulheres curadas e libertadas dos males que as afligiam e as suas vidas transformadas, O seguiam por todos os lugares. Demonstraram gratidão ajudando a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.  A salvação de Jesus se faz presente em todas as áreas da nossa vida, e quando somos tocados (as) pelo Amor de Deus nós nos sentimos libertados (as) dos “maus espíritos”, isto é, das coisas que nos paralisam e, por isso, temos também um coração agradecido. Isso costuma acontecer com cada um de nós quando temos um encontro com a pessoa de Jesus Cristo e uma experiência com o Seu poder curador.  Nós também, naturalmente, nos tornamos Seus seguidores e os bens que possuímos neste mundo, poucos ou muitos, nós os consideramos como bênção que deve estar à disposição do reino de Deus.  A nossa experiência com Jesus vivo e ressuscitado nos leva a segui-Lo e a participar concretamente no Seu projeto salvífico. Seguir a Jesus é observar a Sua Palavra, é viver o Seu amor, é ter esperança, é fazer a diferença no meio da multidão; é andar na contramão de tudo quanto o mundo prega como verdade. Quando vivemos nesta perspectiva nós estamos correspondendo ao que Deus espera de cada um de nós na missão que Ele nos destinou.  Costuma-se dizer que o homem demonstra a fé quando abre o bolso: - você, tem ajudado a Jesus com os bens que possui? - Em Nome de Jesus você tem partilhado com alguém – Você também está seguindo Jesus por onde vai ou somente quando está na Igreja, na Comunidade ou no Grupo de Oração? -Você está andando na mão ou na contramão dos “valores” do mundo?

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento20 de setembro de 2019 às 04:39

    Obrigado Senhor, Obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir