.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de setembro de 2019

-AS MULHERES QUE ACOMPANHAVAM JESUS- Lc 8,1-13-José Salviano


20 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc  8,1-13

 

Naquele tempo: 

1Jesus andava por cidades e povoados, 
pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. 
Os doze iam com ele; 
2e também algumas mulheres 
que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: 
Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 
3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; 
Susana, e várias outras mulheres 
que ajudavam a Jesus e aos discípulos 
com os bens que possuíam. 
Palavra da Salvação. 

 

Jesus foi sinal de contradição.  Ele contradisse  a todos os erros dos doutores da Lei e dos fariseus.  Jesus não respeitou  o descanso sabático,  mandou que deixassem as crianças  se aproximarem dele, pois delas era o Reino dos Céus, (ou seja, Jesus quis dizer que pessoas puras como as crianças eram as que entrariam no Reino dos Céus) . Jesus valorizou as mulheres que eram desprezadas assim como as crianças, estrangeiros e os escravos, por aquela sociedade patriarcal  e cruel com os fracos.

Para combater o desprezo que os homens daquele tempo tinham pelas mulheres, Jesus permitiu que algumas mulheres fizessem parte também do seu grupo de catequistas,  em sua missão evangelizadora.

Na reflexão sobre o Evangelho  Lc 7,11-17,  a ressurreição do filho da viúva, nós  comentamos sobre o desprezo  sofridos pelas mulheres  daqueles tempos pelos homens machistas.

Para Jesus,  a mulher tem a mesma dignidade e direitos que os homens. Por isso, Ele rejeitou publicamente as leis e costumes discriminatórios daquele povo, que menosprezavam  a dignidade da mulher,  assim como os direitos do ser humano.   Jesus ao combater  os privilégios dos homens,  e  sua desumanidade não só contra as mulheres mais para com todos os excluídos,  arriscou a sua vida.  Assim dizemos que Ele deu a sua vida pelos nossos direitos, Ele deu a sua vida por nós.

Apesar do machismo reinante naquele lugar,  algumas mulheres tinham a liberdade de seguir Jesus. Eram viúvas ricas ou com certa autonomia econômica,  que ajudavam os  discípulos com seus bens materiais.  Outras mulheres não eram lá muito santas, aos olhos daquela sociedade,  exatamente pelo fato de terem se libertado  do “acorrentamento”  da família patriarcal.

Jesus constrói uma nova família, um grupo de homens e mulheres,  a comunidade  dos  discípulos  e discípulas de Jesus.   Um grupo disposto a fazer a vontade do Pai:  Praticar a caridade e anunciar a Boa Nova. 

Para Jesus, o FAZER A VONTADE  DO PAI  é  mais importante do que a família biológica. E  Ele expressou isso naquele dia em que  estando falando para a multidão, uma mulher se destaca e lhe faz um elogio rasgado, dizendo: “Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram. Jesus respondeu: Mais felizes são  aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.  

Ora, sabemos que fazer a vontade do Pai, é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.  E este amor ao próximo não deve ser teórico, com palavras bonitas, mas sim, com gestos  concretos de CARIDADE.

Tem muita gente hoje investindo dinheiro nos bancos,  com  o objetivo de ficarem ricos sem trabalhar.  Esses seguem a IDEOLOGIA  RENTISTA,  ou seja,  uma economia fundamentada não na extração  e produção de  riquezas, mas sim,  numa economia artificial, na qual quem na verdade ganha muito são os bancos.

Jesus nos mostra e prova que o maior e o melhor  INVESTIMENTO  é a CARIDADE  e a EVANGELIZAÇÃO  VERDADEIRA.  Não a falsa evangelização  dos falsos pastores que só visa o dinheiro,  mas sim, a evangelização concreta,  positiva, real, devota, na qual os pastores se evangelizam a si mesmo primeiro, se convertem  antes de converter os irmãos e irmãs.

Ouvir a palavra do Pai e a por em prática é o maior  de todos os investimentos,  e Jesus também disse isso naquele dia em que lhe disseram que a sua mãe e seus irmãos estavam lá fora e queriam falar com Ele.  A sua resposta, foi: “Quem é minha mãe e meus irmãos?  São todos aqueles e aquelas que ouvem a palavra do Pai e a põe em pratica”.

Repetimos que  no centro da prática da palavra do Pai está a CARIDADE!.

Em vez de investir nos banco,  faça caridade.  Pois quem dá um na Terra receberá cem nos Céus.  Porém,  isso vale para quem  acredita em Deus e em seus mistérios. Pois  aqueles e aquelas que não têm fé, eles não aceitam esta  realidade.

Fazer CARIDADE  É O MELHOR INVESTIMENTO.   O caridoso nunca passam por  necessidades, pois Deus multiplica os seus bens, assim como multiplicou os peixes e os pães.  Quem é caridoso, é abençoado por Deus.  Nada de mal lhe acontece. Principalmente  PREJUÍZOS!  

O CARIDOSO é aquele ou aquela que vive no MIOLO DO FURCÃO.  Todos em sua volta passam por necessidades, enquanto ele  “surfa” na paz do Senhor.  A ele nada lhe falta.

O CARIDOSO E A CARIDOSA, sentem satisfação e alegria ao dar uma esmola, uma ajuda a um necessitado!  Isso por que a sua alma agradece aquela boa ação.  A sua alma percebe que ele marcou ponto na entrada do Reino dos Céus!   A sua alma se regozija, se alegra quando ele ou ela faz uma CARIDADE!

Seja você um desses!  Não acredita? Então experimente e verás um milagre acontecendo em sua vida o tempo todo!  O mais poderoso dos homens, não é o rico, mas sim, o CARIDOSO!

 

Fica com Deus.  José Salviano.

 

 

 

 









3 comentários:

  1. Amém irmão ,esse evangelho de hoje falou muito comigo o senhor,
    Pois estou muito doente, combina infermidade na cabeça, crônica coceiras alergias, feridas ,muitas dores, entra em crise . ... até febre tenho , já alguns anos, médicos dizem não ter cura, e do emocional.
    Estou esperando um milagre pois creio .
    Muito obrigado por suas palavras

    ResponderExcluir
  2. A ORAÇÃO É O MELHOR REMÉDIO. EXPERIMENTE! REZE! REZE DIRETO!
    VOCÊ VAI FICAR BOA. ACREDITE EM JESUS QUE CUROU OS LEPROSOS!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir