.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

-23º DOMINGO TEMPO COMUM-C-UMA NOVA FAMÍLIA-José Salviano


23º DOMINGO TEMPO COMUM-C

08 de Setembro de 2019

Evangelho-Lc 14,25-33

 

-UMA NOVA FAMÍLIA-- Lc 14,25-33-José Salviano.

 

Mande este Link para seus amigos:

https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

Eles também precisam ser salvos.



PRIMEIRA LEITURA

            A primeira leitura nos mostra que nenhum ser mortal consegue desvendar os desígnios de Deus, isso porque a sua lógica não é igual à lógica humana.  Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos, ou seja, nosso modo de pensar, de avaliar, não confere com o Plano de Deus. Nós tentamos, porém,  nossas reflexões, nossa conclusões são sempre incertas.  Vemos sempre um Deus segundo a nossa ótica. Queremos um Deus que defenda os nossos interesses, que nos proteja dos perigos, que nos livre de todos os sofrimentos, etc. Enquanto Deus, em seu plano de salvação, em seu  amor exigente, nos  propõe, (mas não nos obriga), uma vida de negação de nós mesmo, uma vida de sacrifícios, e de purificação.  Porém, o nosso corpo corruptível arrasta a nossa alma sempre para baixo, para o pecado, para longe de Deus!  A nossa alma está acampada em uma  tenda de argila, que é o nosso corpo perecível  que oprime a nossa mente, de modo que mal podemos com muito custo conhecer o que há na terra, nesta vida passageira, na qual, mal entendemos o que está ao alcance de nossas mãos.     A nossa mente não consegue  investigar o que há nos céus, como será a Vida Eterna, a qual continua para nós uma incógnita, pois o próprio Jesus pouco nos falou dela. Apenas disse que ninguém seria capaz de imaginar o quão maravilhoso o Pai preparou para aqueles que o amam, aqueles que vivem esta vida corretamente, aqueles que acreditam em Deus, aqueles que merecerão a salvação eterna.
            Para uma minoria, essa explicação de Jesus é o suficiente para levar uma vida reta, se preparando para a Vida Eterna. E muitos dos que já se foram, aprenderam o que agrada ao Pai e a por em  prática a sua vontade, e por isso  foram salvos.
            Já para muitos esta informação a respeito da outra vida não basta. E assim, ficam apreensivos, preocupados, e com medo de partir para a segunda fase da sua existência. E é por isso nos agarramos a esta vida perene de unhas dentes, por causa da incerteza do futuro desconhecido.
            Isso é fraqueza de fé, são deslizes na confiança em Deus e nas palavras de Seu Filho.

            SEGUNDA LEITURA.
            Paulo escreve da prisão dizendo que é um prisioneiro de Jesus. Na prisão, que lhe aconteceu por causa de pregar o Evangelho.
            O sofrimento que por vezes nos acontece também pode ser uma prisão por causa do nosso testemunho, da nossa vida dedicada ao anúncio da Boa Nova. É o sofrer para nos fortalecer na fé, é o sofrer por que denunciamos os poderosos injustos, é o sofrer para nos purificar e nos santificar mais ainda, e assim podermos entender e executar a vontade do Pai.
            Nosso corpo? Ah! o que mais importa é a nossa alma! O que mais conta é a salvação do mundo e a felicidade de um dia merecermos  estar na glória Eterna! Todo o resto, é passageiro.  


EVANGELHO -  Jesus exige a nossa renúncia!
 “Se alguém vem a mim, mas não se desapega e seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo”.
            O Evangelho nos mostra que para seguir Jesus é preciso sair do comodismo, do  egoísmo, e comprometer-se mais com a instalação do Reino de Deus aqui na Terra, com o próximo, e em fazer a vontade do Pai. É uma resposta ao afrouxamento de algumas comunidades cristãs daquela época, que julgavam que bastava pertencer à comunidade para estar comprometido com Jesus. Hoje também, muitos cristãos até engajados,  pensam  que basta participar do coro da igreja, ou ajudar na liturgia aos domingos, que já é um discípulo de Jesus Cristo, comprometido na construção do Reino de Deus na Terra. Na verdade, nem sempre é assim que acontece. Pois seguir Jesus exige estar preparado  para as provações: “O Filho do homem não tem uma pedra para pousar a cabeça” Seguir Jesus é despojar de si mesmo, de sua vaidade, evitando aparecer, para que Jesus apareça. É preciso estar disposto a deixar tudo o que impede ou dificulta a transmissão dos ensinamentos de Jesus, tanto pela vivência como pela palavra.
Não podemos ser um discípulo meia boca, isto é, pela metade:  Foi Jesus quem disse. Veja:
Quem coloca a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus” Quem se compromete a servir ao Senhor e ao Reino, não pode estar meio lá meio cá.  Ficar olhando para trás, significa que ainda está apegado às coisas que deixou lá atrás. Desse modo quem faz isso não se entregou totalmente sem reservas. Fazer uma opção por Deus é coisa séria. Não podemos nos dividir, uma metade com Deus e a outra metade com a diversão perigosa, com riqueza, por exemplo: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro
            Para ser um discípulo completo, integral, é preciso romper os laços que nos ligam a certos interesses, por mais nobres que sejam, como é o caso da família. Em outras palavras, Jesus disse: Quem ama mais os seus filhos mais do que a Causa do Reino não é digno de Cristo...  Literalmente, Jesus deixou bem claro suas exigências para sermos  seus  discípulos: “Quem amar o pai, a mãe, o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”. Em Lucas, encontramos que Jesus nos manda odiar os nossos familiares: "...quem não odiar “pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e por fim a própria vida não pode ser meu discípulo”  Na verdade, Jesus não está incentivando o desamor aos nossos familiares, mais sim, que amemos mais a evangelização, a Ele do que a família. Ao dizer isso, Jesus não está abolindo o 4º mandamento (Honrar pai e mãe), mas sim, nos mostrando a força do primeiro mandamento ( amar a Deus sobre todas as coisas) inclusive as pessoas.
Nem tudo na Bíblia deve ser interpretado ao pé da letra, sem rever o contexto em que foi escrito. A  palavra ODIAR, no sentido semítico, significa amar menos. Agora ficamos  entendendo as palavras de Jesus.
            Para um seguimento maior a Jesus, como no caso do sacerdócio, é preciso planejar.  Pois para seguir Jesus é preciso pensar bem para ver se é isso mesmo que queremos. É preciso refletir, planejar, calcular. No caso de um futuro seminarista, ou seja, antes do jovem entrar para o seminário, é conveniente que seja acompanhado por sacerdotes que o oriente, e o ajude a decidir se realmente é aquilo que ele quer. Pois se trata de uma decisão, de uma entrega muito séria, a qual não se deve  voltar atrás.
Para tal entrega, Jesus fala em “carregar a própria cruz”.  “Quem não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim”. Lucas 14,27, ao invés, diz: “Quem não carrega sua própria cruz e me segue não pode ser meu discípulo”. Carregar a cruz implica um esforço, uma situação de total entrega, de negação de si mesmo, de  padecimento muito maior que tomar a cruz.
Para elucidar bem isso, Jesus nos explica usando duas  parábolas: a da torre a ser construída e a da guerra que pode terminar em derrota, tudo por falta de planejamento.
Assim, Jesus nos mostra o tamanho da seriedade do seguimento de do seu projeto de Salvação, como por exemplo, o ingresso no seminário. Ele nos mostra em outras palavras, que o “segui-lo” e o “servi-lo” como sacerdote, é fruto de uma decisão ponderada, madura, acompanhada e orientada pela experiência de outros padres, e muito coerente até o fim. Quem decide ser um padre,  deve ser realista como o arquiteto e prudente como o rei que Jesus explicou nas duas parábolas. Deve-se evitar o entusiasmo momentâneo próprio da euforia da idade, as ilusões fáceis, acreditando que basta ter uma  boa vontade, e tudo dará certo. Do mesmo modo, precisa ser prudente, cauteloso, SER UMA PESSOA  COM A MENTE NO CÉU E OS PÉS NO CHÃO, NA TERRA, o suficientemente sábio e criativo para apostar tudo e enfrentar os riscos que o  compromisso do sacerdócio comporta.
Mas infelizmente, por vezes pode acontecer que alguns cristãos, isto é, que nós, tenhamos a pretensão de ser discípulos sem procurar sinceramente renunciar a nós mesmos, mortificando nossas tendências desordenadas, educando nossos instintos desatinados e deixando que a luz do Evangelho ilumine nossa razão e nosso modo de pensar...
            E o que é ser discípulo de Jesus? O que é ser um sacerdote, por exemplo?  É simples. Tudo o que deve ser um verdadeiro discípulo, um seguidor de Jesus, está na ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO. A qual nos ensina a sermos cristãos discípulos na prática. Veja:

ORAÇÃO

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. 
O discípulo de Jesus é aquele que transpira paz em todos os seus poros, desde o seu olhar, seu sorriso, até mesmo em sua cara fechada diante das coisas erradas, etc


Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Ele serve ao Reino levando aos lugares mais difíceis o amor  e o perdão de Jesus. É aquele que assim como Jesus fez no lago da Galiléia, acalma os ventos fazendo cessar as tempestades da vida das pessoas, as rixas, as desavenças, as brigas, conduzindo-as a reconciliação e a paz.
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão, 
O padre entrou naquela casa onde ninguém mais se entendia, a disputa pela herança deixada pelo pai que acabara de falecer, havia transformado aquela família num inferno...  Ao sair, dali um milagre acontecera. Todos entenderam descobriram  o quanto estavam errados...
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
O novo padre assumiu a paróquia onde havia muita discórdia e pouca evangelização. Cada um queria ser mais importante do que o outro e a vida daquela comunidade estava travada.   Algum tempo depois, com a ajuda do Espírito Santo, a harmonia e a fraternidade voltaram a reinar no meio de todos.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Você pode resolver esta parada! Lá na sua firma, no seu ginásio de esportes, na sua academia, na sua escola...  existe muita dúvida rolando nas mentes das pessoas. Reze. Peça ajuda ao Espírito Santo que Ele vai lhe dar o modo, o jeito, o momento oportuno para aqui e ali, sempre mostrar com a palavra e com seu exemplo, que todos nascemos com o dom da fé, porém precisamos cultivá-lo. E que aquela ou aquele que crer, será salvo...
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
O erro pode ser representado com um tanque grande de água suja, difícil de ser entornado, mais que podemos ir despejando água limpa dentro dele, e a água suja vai saindo  até que a sujeira seja insignificante, pelo menos isso, que é melhor que não fazermos nada.  Você frequenta um certo ambiente onde o erro predomina. Só com o seu testemunho, você já começa a purificar o tanque de água suja. Depois é só aguardar um momento adequado, para ir colocando a verdade de forma agradável, nas mentes daquelas pessoas, sem forçar, sem irritar os outros.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Quanto desespero no mundo de hoje! Quanta gente apavorada, ameaçada de morte, como naquela noite da tempestade onde os discípulos se apavoraram, e Jesus disse: Por que temeis, homens de pouca fé? O que podemos fazer ou dizer para alguém que está desesperado? Não sei. Mais o Espírito de Deus com certeza sabe.  E você pode e deve recorrer a Ele para que Ele diga através da sua pessoa, palavras de conforto ao seu irmão, a sua irmã que está em pânico.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
A tristeza, assim como a solidão, são geradas pela falta de fé, pelo fato da pessoa não viver em união íntima com Cristo.  O que você tem de fazer em primeiro lugar, é deixar que o Cristo eucarístico que vive em sua pessoa, transborde para as demais pessoas tristes. Em seguida procure ganhar a confiança para depois saber o motivo daquela tristeza, e mostrar que somente em Deus conseguimos a verdadeira felicidade. Mostrar que quem está com Cristo nunca se sentirá triste ou só...
Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ambiente pesado! Murmúrios de forças estranhas, de rituais satânicos..Não se abale. Você é um instrumento de Deus. Você está com Jesus e segue seus ensinamentos. Aumente suas orações, e aguarde a oportunidade para agir. Que fazer? Também não sei. Mas Jesus vai lhe dizer o que fazer no momento e a hora certa! Acredite! Você consegue iluminar com a luz de Deus, aquele ambiente sombrio.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;

Á medida que nos esquecemos dos nossos problemas e nos preocupamos com os problemas do irmão, da irmã, à medida que nos empenhamos em ajudar os nossos irmãos a resolverem os seus problemas, os nossos problemas serão diluídos, resolvidos com grande facilidade.
Primeiro - vamos perceber que as nossas dificuldades, são gotas d'águas diante dos problemas dos outros.
Segundo - pela graça de Deus em recompensa à nossa caridade, vamos perceber que a solução das nossas dificuldades estava o tempo todo bem ali na nossa frente e não a víamos.
Compreender que ser compreendido,
Aqui despojamos do nosso egoísmo, para nos transportar até o irmão, irmã, absorvendo o seu desconforto espiritual, penetrando em cada detalhe daquilo que o perturba. E só ao fazer isso, OUVIR com toda atenção e boa vontade, já começa o alívio do sofrimento dele ou dela. Depois, Cristo vai lhe dizer o que falar para ajudar a pessoa que sofre.
Amar, que ser amado.
Todos querem ser amados, mais poucos amam de verdade. Uns até matam porque descobrem que não estão sendo amados. Há outros ainda que fazem da pessoa amada, objeto de seus caprichos, sua propriedade particular.  Isso tudo  ocorre porque o egoísmo nos impede de ver que não podemos obrigar a ninguém a nos amar. Mas, pelo contrário, se amarmos, se distribuirmos amor fraterno às pessoas que nos cercam, com toda certeza esse amor voltará para a nossa pessoa.
Pois é dando que se recebe
Não pode colher aquele que não plantou. A vida é um dar e receber. Porém não será feliz aquele que der na expectativa de retorno.  Dê por caridade, e não por interesse. E assim você será feliz, pois estará construindo um tesouro nos Céus.
É perdoando que se é perdoado
Na oração do Pai Nosso Jesus já nos orientou a fazer isso. Também no Evangelho Ele nos explicou que será impossível alcançar o perdão de Deus, se nós não perdoamos os nossos irmãos que nos causaram algum tipo de dano ou prejuízo.
E é morrendo que se nasce para a vida eterna...
FINALMENTE, AQUI ESTÁ O OBJETIVO DE TUDO ISSO. QUANDO SAIO DE MIM, PARA IR ATÉ O OUTRO, QUANDO  DEIXO DE SATISFAZER A MINHA VONTADE PARA SOCORRER ALGUÉM QUE ESTÁ EM APUROS, QUANDO MORRO PARA OS MEUS INSTINTOS, MEUS DESEJOS, MINHAS PREFERÊNCIAS PARA ME DEDICAR AO SERVIÇO DO REINO, EU VOU NASCER PARA A VIDA ETERNA COMO CRISTO ASSIM O PROMETEU.

Vai e faça o mesmo!

José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário