.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de setembro de 2019

-JESUS DEU PODERES AOS 12 ENVIADOS- Lc 9,1-6-José Salviano


25 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 9,1-6

 


Naquele tempo:
1Jesus convocou os Doze,
deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios
e para curar doenças,
2enviou-os a proclamar o Reino de Deus
e a curar os enfermos.
3E disse-lhes: 'Não leveis nada para o caminho:
nem cajado, nem sacola, nem pão,
nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas.
4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí;
e daí é que partireis de novo.
5Todos aqueles que não vos acolherem,
ao sairdes daquela cidade,
sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles.'
6Os discípulos partiram e percorriam os povoados,
anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação.

 

O missionário deve optar por uma vida de pobreza,  abandonando  as ambições  de uma vida farta,  e entregando-se de corpo e alma ao serviço de Deus,  sem se preocupar com a sua subsistência, e confiando plenamente na providência divina.   Foi assim que disse Jesus:  Não leveis nada para o caminho “.

Pois a missão  do  enviado de Deus, deve ser custeada por todos os fiéis,  sem  a intenção de enriquecimento.  Caso isso aconteça, caso um  missionário  comece a acumular riquezas para si, a missão perde o seu sentido missionário  de levar aos irmãos, e ao mundo, a mensagem da salvação futura.

A evangelização deve acontecer por meios pobres,  sem medo do que poderá vir.  A nossa única e verdadeira segurança é Jesus. É o poder de Deus atuando 24 horas sobre nós,  nos iluminando, e nos protegendo de todos os inimigos, e de todas as adversidades dessa vida terrena.

O padre faz opção pela pobreza.  Ele deve ter tão somente o necessário para  efetuar com sucesso o seu trabalho.  Ter um carro não é um luxo, mas sim, uma necessidade de locomoção.  O carro, assim como um computador, são ferramentas de trabalho  absolutamente necessárias  ao desempenho  da missão do sacerdote.

O que não é correto é o acúmulo de bens materiais,  o acúmulo de dinheiro,   o qual foi angariado ou arrecadado  dos pobres “fiéis”.

Jesus ao enviar os doze discípulos, os alertou  da possibilidade de rejeição  do anúncio da Boa Nova. 

O gesto de sacudir a poeira das sandálias  ao sair da cidade que os rejeitariam, representa hoje  a  atitude do catequista, do padre, da freira, de entregar para Deus, qualquer ofensa sofrida  durante  uma visita a um doente no hospital,  durante uma palestra,  uma celebração, ou qualquer manifestação de repúdio  a pessoa ou ao trabalho  missionário que  nós os escolhidos por Jesus,  estejamos realizando no meio do povo.

Ao enviar os doze discípulos para  a missão do anúncio da Boa Nova, Jesus estava iniciando o preparo  deles para expandir  a Igreja viva no mundo, o que foi espetacularmente concretizado por Paulo, Pedro e outros bravos e corajosos apóstolos da Igreja.

Jesus sabia muito bem da necessidade de preparar  alguém, no caso, os doze,  para substituí-lo.  Para dar continuidade ao trabalho iniciado por Ele.

Assim, a tarefa evangelizadora teve início com Deus e os homens.  E este processo continua até os dias de hoje, e continuará até quando existir o mundo.  Pois foi o próprio Jesus quem prometeu: “Estarei convosco até o fim dos tempos”.

E esta é a primeira condição para ser um enviado por Jesus para anunciar o Evangelho. TER CONFIANÇA NA PROTEÇÃO DIVINA. Jamais o missionário deve se proteger com ameaças, com comandos ou pelotão ostensivo de segurança, ou pelo poder econômico, ou ainda eliminando os seus adversários.  Se isso acontece, tem coisa errada. Se vemos isso pelos noticiários, uma coisa é certa. Isso é sinal de que não se trata de enviados de Deus, muito menos de “ungidos”!   

Caríssimas, e caríssimos. Nós somos os continuadores  desse trabalho iniciado por Nosso Senhor Jesus Cristo!  Uns são chamados para uma ação maior, como é o caso dos catequistas, dos padres, etc. Enquanto outros são chamados para uma ação menos forte, como é o caso do chefe  de família, ou da sua esposa, que  se dedicam aos trabalhos da sua paróquia, ou simplesmente,  dando o seu testemunho de cristãos autênticos.

Minhas irmãs, e irmãos.  Está na hora de perguntarmos: Qual é a minha missão na caminhada da Igreja? Para que eu fui chamada (o)?  Eu já ouvi o chamado de Deus?  Eu estou seguindo o seu chamado? O que eu estou esperando ainda para me decidir?  Quais são as minhas desculpas para não seguir a Jesus?  Vivo preocupado com a minha sobrevivência, ou com a salvação de todos nós?  A minha salvação e a salvação do mundo, começando pelos meus familiares?  Pelo menos tenho rezado pela conversão dos meus parentes e amigos?  Isso é bom e necessário, porém,  não basta. Pois  com certeza, Deus preparou para você uma missão maior.  E como descobri-la?  Rezando. Rezando muito e preguntando ao Pai:  Senhor meu Deus,  o que queres de mim? O que queres que eu faça?

 

Fica com Deus, José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário