.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-NECESSIDADE DA CONVERSÃO- Mt 18,1-5.10-José Salviano


02 de Outubro de 2019

Evangelho-Mt 18,1-5.10

 

-NECESSIDADE DA CONVERSÃO- Mt 18,1-5.10-José Salviano

Naquela hora,
1Os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram:
"Quem é o maior no Reino dos Céus?"
2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles
3e disse:
"Em verdade vos digo,
se não vos converterdes,
e não vos tornardes como crianças,
não entrareis no Reino dos Céus.
4Quem se faz pequeno como esta criança,
esse é o maior no Reino dos Céus.
5E quem recebe em meu nome uma criança como esta,
é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos,
pois eu vos digo que os seus anjos nos céus
vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação.

 

Jesus disse:” Se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

A palavra CONVERSÃO significa mudar de rumo, mudar de direção, mudar de caminho.

Quando estamos aprendendo a dirigir, esta palavra  se torna muito familiar. Pois lá no livrinho das regras do trânsito, ela aparece mais de uma vez.  Conversão, por tanto, é mudar de direção para a direita ou para a esquerda.

Poderíamos aqui determinar que  a direção para a direita é a verdadeira, a correta, a perfeita.  E a direção para a esquerda, é a subversiva, a perigosa, a maldita,  a erada, a criminosa, etc.

E isso acontece se estamos valorizando com uma escala de valores do ponto de vista político.  E por falar nisso, nem sempre a direita é a justa, e  a esquerda é a criminosa,  propriamente dita.

Nos caminhos da nossa vida terrena,  nós precisamos sempre mudar de direção, para chegar no destino desejável.  Viramos à direita, depois viramos à esquerda, até chegarmos lá.

E este LÁ, pode ser a vida eterna.  Para chegarmos lá, necessitamos mudar de direção, mudar os nossos caminhos, os nossos pensamentos, palavras e obras... 

Mesmo os que seguem a Jesus e seus ensinamentos, não estão isentos da necessidade de  conversão. Pois a cada momento estamos pensando o que não é de acordo com o Evangelho.  A qualquer hora podemos cair em tentação, mesmo que estejamos  em estado de graça  agora, no momento seguinte poderemos já não estar mais, pois as circunstâncias que nos envolvem são tentadoras e sem menos esperar,  “puff!”    Nós caímos...

Por tanto, meus irmãos, a vigilância recomendada por Jesus não pode ser deixada de lado.  Vigiai e orai, pois o espírito está preparado, (é forte) mais a carne é fraca”. 

Aqui Jesus se refere aos instintos, que nos levam a usar o nosso corpo  ( que é também feito de carne) de modo errado com a pessoa errada.  E isso se chama desvio de conduta.

Por isso precisamos de muita oração!  O cristão, a cristã, não pode relaxar na oração.  Rezar a todo instante, e podemos fazer isso também por pensamentos. Rezar para não cairmos em tentação.

E uma das tentações nossas é  aquela mania de grandeza,  mania de escolher o melhor lugar  de destaque, bem lá na frente de todos, para que eles vejam  o brilho da nossa beleza,  do nosso orgulho, da nossa sabedoria, e sei lá mais o que.  Quanta vaidade! 

A nossa tendência é de sermos reconhecidos por todos.  E muitas das vezes nem nos importamos de merecer  esse  reconhecimento.  Nem nos preparamos profundamente  para o cargo que desempenhamos, e já esperamos  receber de todos  os nosso seguidores,  os aplausos, os elogios,  que satisfaçam o nosso ego.

Quanta vaidade! Jesus nos ensina que é preciso escolher o último lugar  e que também é preciso aprender a perder.

Pois nem sempre se ganha, é claro.

Porém, os discípulos estavam envaidecidos pelo fato de serem escolhidos pelo Mestre!  E a sensação de poder lhes subiu  a cabeça, e de repente, sem menos esperar, eles estavam discutindo qual deles seria o maior discípulos.

Será que você nunca pensou em ser o maior?  O maior professor, o maior piloto? O maior, filho, o mais preferido por seus pais? O maior aluno, aquele que sabe tudo? Que é o mais comportado de todos?

Quando dizemos pensou ser o maior, estamos dizendo  se achou ser o maior.  Pois nem sempre aqueles e aquelas que se julgam ser melhores que os outros, na verdade, nem sempre  são possuidores de boas qualidades, e do devido  talento,  ao ponto de pensar ser o maior, a maior de todos.

Vamos imitar a Jesus.  Sejamos simples,  modestos,  respeitar as qualidades dos nossos irmãos, reconhecer quando perdemos para o outro em determinada  causa ou demanda da nossa rotina diária.

E ao pensar  e agir assim, nós evitamos de cometer aquele grande pecado chamado  INVEJA!

Ela, a inveja,  é derivada  da nossa mania de grandeza. E do nosso sentimento de inferioridade diante dos outros.

Nós desejamos, queremos ser os melhores, e de repente, nos deparamos com alguém que é mais capaz do que a nossa pessoa, e é exatamente aí que começa a nossa raiva, a nossa vontade  de botar defeito nessa tal pessoa  que nos deixou  em segundo plano. É aí que surge em nossas mentes o sentimento de inveja.

E o pior da inveja é ação movida por ela.  É quando o invejoso ou invejosa partem para  ação de prejudicar ou de destruir o seu  adversário (a).

Que Jesus nos ajude a mudar de vida,  a nos converter diariamente. Para que um dia possamos merecer o grande Prêmio!

 

 

Fica com Deus. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário