.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

“QUEM DIZ O POVO QUE EU SOU?” – Olivia Coutinho



Dia 27 de Setembro  de 2019

Evangelho de Lc9,18-24

Saber que Jesus é Deus, até o inimigo sabe, o que vai fazer a diferença em nossa vida, é saber quem é Jesus para nós!  Saber quem é Jesus é muito sério,  implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença atuante no mundo.
Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas  não o conhecemos de fato, ficamos somente  no conhecimento teórico.
É pela fé, que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, mas não basta reconhecê-lo como o nosso Deus e Senhor, precisamos dar testemunho Dele  com nossas atitudes do dia a dia. 
O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção para algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! Não tem como viver a fé sem fazer uma experiência íntima e profunda  com Jesus...
O texto começa dizendo, que Jesus estava rezando num lugar retirado quando perguntou aos seus discípulos: “Quem diz o povo que eu sou? Para esta pergunta, surgiram várias respostas, como sabemos,  é fácil responder em nome do outro, pois não compromete! Já, quando a mesma pergunta é direcionada a eles, paira o silencio, desta vez, ninguém ousa responder, afinal, a resposta para esta pergunta, teria que ser pessoal, o que exige comprometimento. Pedro foi o único que respondeu: “O Cristo de Deus.” Esta resposta, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta  afirmação, de era fruto da sua convivência com Ele.
Jesus proíbe os discípulos de revelar a sua identidade, afinal, um povo que esperava por um Messias triunfalista com poderes políticos, jamais aceitaria um Messias na condição de servo, alguém que tinha o olhar voltado para os pequenos. Jesus sabia que Ele não seria reconhecido como o Filho de Deus, sem antes passar pela cruz.
Sem aprofundarmos no conhecimento a Jesus, ficamos na superficialidade da fé, na lógica dos homens, não vamos compreender, que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz, como Ele passou!
No nosso seguimento a Jesus, podemos ter certeza: a cruz vai estar presente, porque a nossa adesão a Ele, vai nos levar  a atitudes que contrariam os opositores ao projeto de Deus.
Estar disposto a assumir a cruz, não significa buscar sofrimento, e sim, assumir as consequências de uma vida pautada no exemplo de Jesus, uma vida coerente com o evangelho.
Hoje, depois de ter passado pela cruz, de ter nos dado tão grande prova de amor, não precisamos esperar que Jesus nos faça alguma  pergunta para darmos a Ele, a  resposta de amor.  Façamos a nós mesmos, estas perguntas: “ Quem é Jesus para nós? Qual o lugar Ele ocupa na nossa vida? Com certeza, a nossa resposta chegará até Jesus, não com palavras, e sim, com as nossas atitudes do dia a dia! É no cotidiano da nossa vida, que vamos respondendo a cada dia: Quem é Jesus para nós?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. tinha GRANDE duvida neste evangelho de Lucas,9,18-24. Obrigado novamente. Esclareceste MUITO AS MINHAS DUVIDAS. DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir