.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

-FÉ E SALVAÇÃO- Jo 3,13-17-José Salviano


14 de Setembro de 2019

Evangelho- Jo 3,13-17

 


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos:
13"Ninguém subiu ao céu,
a não ser aquele que desceu do céu,
o Filho do Homem.
14Do mesmo modo
como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário
que o Filho do Homem seja levantado, 
15para que todos os que nele crerem
tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo,
que deu o seu Filho unigênito,
para que não morra todo o que nele crer,
mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo
para condenar o mundo,
mas para que o mundo seja salvo por ele".
Palavra da Salvação.

 

A serpente de Moisés – Quando lemos no Evangelho que Moisés mandou fazer uma serpente de bronze para que os hebreus olhassem para ela, e se livrassem das cobras, ficamos confusos!  E muitos perguntam: Moisés fez um ídolo? Ele mandou o povo adorar uma imagem?

Aconteceu que o sofrimento daquele povo na caminhada pelo deserto cheio de cobras, que os picavam,  acabou com o ânimo daquela gente que com tanta alegria saíu do Egito rumo a Terra prometida, e no meio da caminhada se deparou com muitas dificuldades, e muitos chegou até começaram a  pensar que não deveriam ter saído do Egito. Moisés, que conhecia o passado daquele povo, com um histórico de ídolos, percebendo que eles em vez de se voltar para Deus, ficavam olhando para o chão, para  onde poderia estar uma cobra,  produziu uma serpente, uma distração,  e  a colocou em uma haste,  e mandou que todos olhassem para ela, que olhassem para o Alto, para Deus. Para que eles confiassem mais no poder de Deus do que no perigo representado pelas serpentes que se moviam na areia e representava grande perigo. Assim, em vez de ficar olhando para o chão, barra baixo, para as cobras, eles deveriam olhar para o Alto, para Deus, e confiar no seu poder de nos livrar de todos os males,  e deixar de ser homens de pouca fé... 

Nós também somos assim.  Ficamos com a nossa mente fixa nos perigos, e nos esquecemos de olhar para o Alto, para Deus, nos ESQUECEMOS DE REZAR EM VEZ DE RECLAMAR.  Precisamos confiar mais no poder de Deus que vem em nosso encontro, para nossa ajuda.  Muitas vezes nos desgastamos, brigamos, ofendemos os nossos irmãos, sem necessidade.  Para resolver os nossos conflitos, nossos problemas, nossos desentendimentos, primeiro temos de recorrer ao socorro do Alto, temos de olhar para o Alto, em vez de ficarmos com os olhos fixos nos problemas aqui de baixo.

Jesus nos diz que a fé é indispensável à nossa salvação.  Em outra ocasião, Jesus deixou bem claro, que a fé sem a caridade, sem a catequese pelo testemunho e  ou pela palavra,  não vale de  nada.

Em outras palavras, devemos crer e praticar a nossa fé.  E quem não é assim, quem não age assim, com certeza será condenado(a).

Deus existe, e quer que tenhamos uma vida com segurança, uma vida em abundância, e para isso  Ele quer que lhe peçamos, embora Ele saiba melhor do que nós, o que nós precisamos, os sofrimentos a que estamos expostos na nossa caminhada rumo ao Céu.

Então aquela polêmica imagem da serpente lançada por Moisés, tem mais um sentido simbólico para suscitar a fé enfraquecida daquele povo de Deus em jornada pelo deserto, do que um sentido de adoração de imagem como alguns pensaram. 

É realmente mesmo complicado explicar esta passagem da Bíblia, pois a primeira vista, parece algo fora de qualquer cogitação, dentro do Plano de Deus para com o seu povo. Porém, é necessário explicar a luz da iluminação do Espírito Santo, o sentido teológico daquele evento  encabeçado por Moisés, o escolhido por Deus para libertar o seu povo da escravidão do Egito.

Quais são as serpentes que nos ameaçam hoje? O que fazemos para nos livrar delas?  As serpentes de hoje são os problemas que temos de enfrentar no nosso dia a dia.  É a nossa filha que se apaixonou por um carinha que depois se descobriu que ele é um drogado. É o filho que entrou para o mundo do crime. É o gerente da empresa que está sendo chantageado por uma organização criminosa. É o gerente do banco que teve  seu filho sequestrado e estão exigindo uma grande soma em dinheiro. É o vizinho que não para de nos incomodar com tanto barulho, com festas até altas horas da madrugada, e não podemos enfrentá-lo pois ele é um cara da pesada...

Muitos dos nossos problemas nos deixam desesperados, pois vivendo longe de Deus, consideramos que são situações insolúveis...

 

Há várias maneiras de enfrentarmos  as serpentes da nossa caminhada.

Uma delas é começar a gritar, reclamar, e ameaçar, atirando ofensas por todos os lados;

Outra maneira é recorrer aos nossos direitos, indo primeiro a polícia, gastando  nosso dinheiro, perdendo tempo, nosso sono, etc.

Ou então começar a chorar, como uma criança indefesa,  que não tem para quem recorrer;

A melhor solução para os nossos problemas, para as ameaças das serpentes da nossa caminhada, é:

Primeiro buscar o entendimento com o irmão, ou irmãos em questão, e junto a isso, recorrer com muita fé e devoção ao poder do Alto, lembrando sempre de que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!

Lembrando também que Deus nos ama e não nos abandona  nas horas de desespero, bastando para isso que nos recorramos a sua proteção com fé e humildade!

Jesus nos explica neste Evangelho que Ele não veio a este mundo para o condenar, mais sim, para que tenhamos condições de nos salvar.

Desse modo, não tenhamos uma imagem de um Deus severo, semelhante a um policial, ou de um fiscal que fica nos observando como um inspetor de aluno observa os alunos durante o recreio da escola para ver quem é que faz alguma travessura, para então tomar as providências cabíveis, ou seja, aplicar uma punição.

Deus nos livra dos nossos problemas, Deus nos  salva. E os meios para a  nossa salvação, são: A recorrer a ajuda do Pai pela oração fervorosa, para a solução dos nossos problemas, para que consigamos viver longe de encrencas, livres do pecado,  recorrer, quando necessário, ao auxílio da Igreja por meio dos sacramentos que nos purificam, como a confissão, e nos santificam como a Eucaristia.

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir