.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-OS 72 DISCÍPULOS VOLTARAM ALEGRES-DIA DO CATEQUISTA-Lc 10,17-24-José Salviano


05 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 10,17-24

 

Naquele tempo:

17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo:
'Senhor, até os demônios nos obedeceram
por causa do teu nome.'
18Jesus respondeu:
'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
19Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiões
e sobre toda a força do inimigo.
E nada vos poderá fazer mal.
20Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem.
Antes, ficai alegres porque vossos nomes
estão escritos no céu.'
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse:
'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes,
e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai.
Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.'
23Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular:
'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver;
quiseram ouvir o que estais ouvindo,
e não puderam ouvir.'
Palavra da Salvação.

 

A primeira experiência missionária dos 72 discípulos  enviados por Jesus foi um sucesso! Eles voltaram alegres,  e sorridentes disseram a Jesus:  Senhor, até os demônios nos obedeceram
por causa do teu nome!”.  
Eles estavam eufóricos, muito contentes.

Quando somos enviados por Deus para uma missão, tudo corre favoravelmente, contribuindo para o sucesso  da nossa missão.  Deus providencia tudo  o que nem imaginamos para que tudo corra bem.

Ele nos dá todos os recursos que precisamos, nos protege dos inimigos da Igreja, nos apoia nas dificuldades,  e facilita  os trâmites necessários para o acesso  aos lugares onde temos de dizer a sua palavra.

Minhas irmãs, meus irmãos. É impressionante  a assistência do Espírito de Deus quando nos pomos ao seu serviço!  Em toda a minha jornada de evangelização especialmente  nas escolas,  eu tenho muita história para contar  sobre a proteção de Deus que me blindou diante do mal organizado presente em uma das escolas em que eu ía semanalmente anunciar o Evangelho.

Nesta mesma escola, que até então a diretora era católica, e dava todo apoio ao meu  trabalho, ela foi substituída por outra diretora  evangélica, seguidora de Martinho Lutero.  Então ela me impediu de continuar o meu trabalho, embora eu sempre buscasse fazer uma  catequese respeitando a todas as demais religiões.

Voltei para casa,  e meses depois, recebi  o telefonema  de uma das senhoras piedosas daquele bairro, me dizendo que eu já poderia voltar, pois a diretora  já fora embora,  ela foi substituída por outra. Voltei e continuei o meu trabalho...

Jesus disse aos 72 discípulos que haviam voltado muito  satisfeitos e felizes com aquela experiência:  Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.

Os catequistas não  sabem se têm poderes de cura.  Pois nunca fizeram nenhuma  experiência a respeito.  Confesso que já experimentei postar as mãos sobre a cabeça de algumas pessoas, e obtive os seguintes resultados:  Em uma delas, a dor de cabeça passou na hora.  Outro, que estava caído no chão, levantou-se, olhou em volta, e depois se deitou de novo, porém, não de forma esparramada como estava, que parecia desmaiado.

Ei, você que é um enviado, uma enviada de Deus, você catequista de sucesso,  já fez uma  experiência  de cura? Que tal? De repente você tem o dom, e não sabe. Mas cuidados com  o sindicato dos médicos!  Eles vão correr atrás de você. Por que isso não pode!  Só eles. Você entende?

E após Jesus ter relembrado os poderes dados por Ele aos enviados,  Jesus disse a eles uma coisa muito reconfortante, principalmente para quem se dedica tanto  a catequese,  e que às vezes está fatigado, porém alegre como os 72:

...ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. 

Prezados catequistas: Que maravilha saber que o nosso nome está escrito nos Céus!  Você já pensou nisso?

Muitos leigos engajados  se contentam em trabalhar na zona de conforto, no perímetro paroquial apenas.  Irmãos! Precisamos acreditar na palavra de Jesus,  no poder  milagroso da semente que foi semeada.

Pense no sucesso daqueles 72 discípulos!  Sucesso esse, que  aconteceu pela FORÇA DO ALTO! Pela força que Jesus lhes deu!

Diante da FORÇA DE DEUS, que estava com eles, a força do mal não lhes fizeram mal algum, como aconteceu comigo. 

Catequista.  Você é um dos continuadores da missão de Jesus, e um dos continuadores do  trabalho missionário dos 72 discípulos, mostrado no Evangelho de hoje. Lembre-se: O seu nome também está escrito no  Céu!  Você já pensou nisso?

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

PS. Se você é catequista, copia e guarda esta reflexão para homenagear os catequistas no seu dia. Pode cortar as minhas experiências se quiser.

Fale conosco, pergunte o que quiser. Deixe o seu comentário aqui abaixo. 

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário