.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de setembro de 2019

-TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS- Lc 7,36-50-José Salviano


19 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 7,36-50

 

 

Naquele tempo:
36Um fariseu convidou Jesus
para uma refeição em sua casa.
Jesus entrou na casa do fariseu
e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora,
soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu.
Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,
38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus;
com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,
enxugava-os com os cabelos,
cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado
ficou pensando:
"Se este homem fosse um profeta,
saberia que tipo de mulher está tocando nele,
pois é uma pecadora".
40Jesus disse então ao fariseu:
"Simão, tenho uma coisa para te dizer".
Simão respondeu:
"Fala, mestre!"
41"Certo credor tinha dois devedores;
um lhe devia quinhentas moedas de prata,
o outro cinqüenta.
42Como não tivessem com que pagar,
o homem perdoou os dois.
Qual deles o amará mais?"
43Simão respondeu:
"Acho que é aquele ao qual perdoou mais".
Jesus lhe disse:
"Tu julgaste corretamente".
44Então Jesus virou-se para a mulher
e disse a Simão:
"Estás vendo esta mulher?
Quando entrei em tua casa,
tu não me ofereceste água para lavar os pés;
ela, porém, banhou meus pés com lágrimas
e enxugou-os com os cabelos.
45Tu não me deste o beijo de saudação;
ela, porém, desde que entrei,
não parou de beijar meus pés.
46Tu não derramaste óleo na minha cabeça;
ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47Por esta razão, eu te declaro:
os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados
porque ela mostrou muito amor.
Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor".
48E Jesus disse à mulher:
"Teus pecados estão perdoados".
49Então, os convidados começaram a pensar:
"Quem é este que até perdoa pecados?"
50Mas Jesus disse à mulher:
"Tua fé te salvou. Vai em paz!"
Palavra da Salvação.

 

Pelo certo, Jesus nem deveria aceitar o convite daquele fariseu para comer em sua casa, tendo em vista, o que os demais líderes judaicos pensavam  e faziam com a pessoa de Jesus.

Porém,  para mostrar que Ele não tinha medo de nada,  para que todos soubessem que  Ele veio  ao mundo para a salvação de todos,  Jesus  foi  a casa daquele fariseu para e com os demais ali presentes,  fazer a refeição. 

A notícia deste evento se espalhou por todos os cantos da pequena cidade, e logo uma mulher pecadora  aproveitando a oportunidade, se aproximou de Jesus e lavou e perfumou os seus pés.

Ela chorava  arrependida dos seus pecados, e  teve o perdão  do Filho de Deus.

... o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele,
pois é uma pecadora".

Repare que o fariseu não emitiu nenhum som, não falou em voz alta. Ele somente pensou.

Quantas maldades nós também pensamos dos nossos semelhantes! Muitas vezes, em uma festa,  com um sorriso falso nos lábios,  por dentro pensamos muito mal das pessoas que nos cercam! Isso é pecado? Sim.  É claro que é. Pois devemos ver as pessoas como Jesus as vê.

Para Jesus aquela mulher, apesar de pecadora,  era uma mulher arrependida,  que naquele momento rendia  suas homenagens  ao Filho de Deus ali presente.

Jesus percebeu  os pensamentos do fariseus e em seguida deu-lhe  a resposta merecida, por meio de uma pequena parábola, como era de seu costume,  anunciar  a Boa Nova  por meio de historinhas.

Ao terminar, Jesus disse: Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor".
E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados".

Minhas irmãs, e irmãos. Quantos de nós, não consideramos  os demais pecadores pessoas perdidas, já condenadas   e sem retorno a um vida santa e digna de salvação?

Mais é aí que entra a lógica de Jesus.  Não julguemos e não seremos julgados.  Pois os primeiros, podem ser os  últimos a entrar no Reino dos Céus, e os que nós achamos que  são os últimos, podem  passar a nossa frente e serem os primeiros, por terem mostrado muito amor...

Nós somos cruéis  ao julgar as pessoas, principalmente aquelas que consideramos casos perdidos.  As prostitutas,  os ladrões,  os corruptos,  preguiçosos, mendigos,  pobres,  etc.

Só que lá de cima,  Aquele que também está em toda parte, está vendo tudo.  Ele vê as nossa intenções,  a nossa hipocrisia, a nossa falsidade,  todos os nossos pecados,  que muitas vezes são piores do que os pecados  de outros que os cometem por uma questão de sobrevivência apenas, e não por pura maldade como pode ser o nosso caso. E ainda saímos por aí com aquela cara de santinhos...

Como foi que aquela pecadora conseguiu entrar na casa daquele homem que se julgava tão puro?  Bem. Ela ficou sabendo da visita de Jesus àquela casa, por que se tratava de uma pequena cidade, onde todos sabem de tudo em pouco tempo.

Para todos ali presentes, aquela mulher era indigna de tudo, principalmente de se aproximar de Jesus.

Seria como se um pobre tivesse invadido uma festa de um rico hoje?  Porém isso não acontece, a menos que alguém tivesse eliminado todos os soldados da segurança...   Mais isso seria uma cena de cinema...

Como ensinamento  mostrado neste Evangelho, podemos refletir sobre a  nossa conduta diante dos pecadores e pecadoras,  os que assumiram uma vida arredia completamente fora do Plano de Deus.

Vamos pensar.  Será que todos os que escolheram os caminhos do pecado o fizeram mesmo por pura maldade? Será que não estavam em um beco sem saída em termos de economia, em termos de sobrevivência? 

Sabemos que nos lugares mais pobres do Planeta, é onde a prostituição se verifica de forma mais forte, mais acentuada.  Porém,  também  nas corridas de Fórmula um em Monte Carlos, lugar de gente muito rica, dizem que a prostituição  está presente  de forma bem chique. Será  que isso é verdade mesmo? O que sabemos é que nos lugares mais requintados do mundo, esta prática  pecaminosa  também está fortemente presente.  São os chamados “profissionais do sexo”,  os  que vivem disso.

E muitos recorreram àquela  situação, por terem ficado sem mais nenhuma opção em suas vidas.  Muitos são até pessoas devotas,  crentes,  porém,  tiveram de se envolver  com aquela prática    

A lição que aprendemos  deste Evangelho de hoje é que devemos olhar os pecadores com o olhar de  Jesus.

Pois nem todos  eles estão naquela vida por opção,  mais por obrigação. Eles não tiveram escolha.  Muitos são até inteligentes,  porém a sociedade injusta não lhes deram  condição de estudar, e vencer na vida sem precisar recorrer   a uma vida de pecado.  E isso também é válido para os que  estão presos por terem roubado, assaltado, matado, etc. Nem todos eles são  monstros, na acepção da palavra, mas sim, estão ali por não terem outro jeito de sobreviver, mesmo sendo inteligentes. Acabaram virando gangsteres, bandidos perigosos por uma questão de encurralamento sofrido  das condições injustas desta vida.

 

Fica com Deus José Salviano.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário