.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de setembro de 2019

Não leveis nada para o caminho-Helena Serpa


25 DE SETEMBRO DE 2019

4ª. FEIRA DA XXV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Esd 9,5-9


Leitura do Livro de Esdras 9,5-9
5Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos,
estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6E disse: 'Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até ao céu.
7Desde os tempos de nossos pais até este dia, 
uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros,
à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje. 8Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto,
e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo do nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém. Palavra do Senhor.

Reflexão – “um resto de povo”
 Nesta leitura nós tomamos ciência da oração do sacerdote Esdras quando, reconhecendo o seu ser pecador, também agradecia a Deus pela graça de preservar dentre eles, um resto de povo que iria reconstruir a nação de Israel. Ao mesmo tempo, ele manifestava a sua angústia e envergonhava-se por causa das faltas do seu povo desde o tempo dos seus pais: “uma grande culpa pesa sobre nós; por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros..” Hoje, também, há somente um “resto” que verdadeiramente tem o coração voltado para Deus e, por isso, o Senhor o preserva, concedendo-lhe que se fixe em seu lugar santo.  No mundo onde habitam bilhões de pessoas, poucos reconhecem a Deus como Senhor de suas vidas, somente alguns se reconhecem pecadores necessitados do perdão de Deus, e quase ninguém exercita a vivência dos ensinamentos do Deus que criou o céu, a terra e tudo o que neles há. Somente um resto teve a graça de ser libertado do cativeiro da Babilônia e, assim, construir o templo de Deus. Hoje também, o templo do nosso ser encontra-se em ruínas porque não atentamos para a grandiosidade do Plano da Salvação. No entanto, a culpa que pesava sobre aquele povo de Israel, no tempo de Esdras, hoje já não pesa sobre nós porque Jesus Cristo já a liquidou. Todavia, por causa do pecado original, ficaram em nós as marcas da perversidade e o germe da iniquidade ainda continua nos perseguindo. Por esta razão também, muitos de nós ainda não assumimos a verdade de que Jesus já nos libertou. Continuamos fazendo as mesmas coisas e a nossas faltas também hoje, se acumulam até o céu. O pecador, no entanto, que reconhece o seu pecado e confiando na misericórdia do Senhor, se arrepende, tem a graça de ser reconstruído. O Senhor não desiste de nós e a cada momento, Ele nos dá oportunidade para o arrependimento, para a reflexão da Sua Palavra e deseja que todos participemos desse “resto” que é chamado de os “pobres de Deus”, para que, embora não tendo nada, tenhamos TUDO. - Diante de Deus você reconhece a sua iniquidade como também, a da sua família? - Você se considera uma pessoa boa, honesta, trabalhadora, cumpridora dos deveres, bondosa, compreensiva, acolhedora etc.? - Quais são os seus defeitos? Exponha-os hoje, diante do Senhor, assim como fez Esdras. - Você já se apoderou da salvação de Jesus?  - Você traz algum sentimento de culpa por alguma coisa passada? Exponha-se diante de Deus, pois Ele quer hoje, perdoá-lo (a).

Salmo - Tb 13,2. 3-4a. 4bc. 5. 8 (R. 2a)


R. Bendito seja Deus que vive eternamente!

2Vós sois grande, Senhor, para sempre, *
e vosso reino se estende nos séculos!
Porque vós castigais e salvais, *
fazeis descer aos abismos da terra,
e de lá nos trazeis novamente: *
de vossa mão nada pode escapar.R.

3Vós que sois de Israel, dai-lhe graças *
e por entre as nações celebrai-o!
O Senhor dispersou-vos na terra *
4apara narrardes sua glória entre os povos,R.

4bE fazê-los saber, para sempre, *
4cque não há outro Deus além dele.R.

5Castigou-nos por nossos pecados, *
seu amor haverá de salvar-nos.
Compreendei o que fez para nós, *
dai-lhe graças, com todo o respeito!R.

8Bendizei o Senhor, seus eleitos, *
fazei festa e alegres louvai-o!R. 

Reflexão - O salmista exalta a bondade do Senhor e, ao mesmo tempo, agradece pelas Suas admoestações quando nós nos desviamos do caminho certo. Todos nós sabemos que as nossas faltas nos trazem consequências funestas, mas, muitas vezes não avaliamos as nossas ações. Porém, até os nossos erros são motivo para que, reconhecendo-os, sirvamos de exemplo e de testemunho para os outros. Somos castigados por nossos pecados, porém o amor de Deus haverá de nos salvar. “Porque vós castigais e salvais”. Portanto, estejamos firmes, Deus não nos esquece.

 

Evangelho - Lc 9,1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,1-6
Naquele tempo: 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças,
2enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3E disse-lhes: 'Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles.' 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados,
anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação. 


Reflexão – “Não leveis nada para o caminho
Do mesmo modo como formou os Seus discípulos e deu a eles conhecimento do Pai e dos Seus mistérios e os enviou para espalhar pelo mundo a Boa Nova da Salvação, hoje, também, Jesus nos forma para cumprir com a nossa missão de evangelizadores.  Reconhecemos a nossa incapacidade, pois, em nós há a fragilidade do ser pecador. No entanto, assim como os discípulos e os apóstolos que também eram pecadores, doentes e mal-acostumados, nós confiamos que na medida em que caminharmos com o Mestre, encontraremos o sentido para as nossas vidas e nos ajustaremos ao plano de Deus, como Seus cooperadores. Para isso, precisamos nos aproximar de Jesus a fim de ouvi-Lo e apreender os Seus ensinamentos. Deixar que Ele nos cure para nos esvaziar de nós mesmos e, assim, tenhamos condições de ser enviados a proclamar ao mundo o reino de Deus. Jesus nos chama para curar doenças, libertar os cativos, levar a paz. Além do mais, Ele nos ensina o segredo para evangelizar: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”.  Isto significa que precisamos nos despojar de toda segurança humana, de toda opinião própria, de toda e qualquer proteção dada pelos homens para que levemos apenas o pensamento de Deus. Somos enviados por Jesus com a graça e o poder do Espírito Santo, portanto, são dispensadas as nossas seguranças, a nossa mentalidade, a nossa vontade própria tudo que nos dá preocupação, que nos afasta do objetivo de irradiar no mundo o amor de Deus. Não serão as nossas posses, os nossos bens, ou qualquer coisa que possuímos que atrairão os nossos irmãos para conhecer a Jesus, mas sim o nosso testemunho de vida transformada, a nossa conduta iluminada pela Palavra de Deus. Isto sim é o que nos basta!  A quem é enviado por Deus, Ele promete: “vida, veste e pão.” E os que não nos acolherem, não serão motivo para desistir, pois, o Senhor não nos manda enfrentá-los, mas, sim, passar adiante à procura dos que estiverem dispostos a encontrar o verdadeiro sentido da vida. - Você já entendeu o que é evangelizar?  Você já consegue dá testemunho de que Jesus está vivo e atuando na sua vida?
-   Você já reconhece o Plano de Deus para a humanidade?


2 comentários:

  1. MUITO POVO DE DEUS, ESTOU SENTIDO A FALTA DAS REFLEXÕES DO DEHONIANOS, DÁ PARA POSTÁ-LAS TAMBÉM? OBRIGADO ABRAÇOS. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir