.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

-JOVEM, EU TE ORDENO, LEVANTA-TE!- Lc 7,11-17-José Salviano


17 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 7,11-17

 

 

Naquele tempo: 
11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. 
Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 
12Quando chegou à porta da cidade, 
eis que levavam um defunto, 
filho único; e sua mãe era viúva. 
Grande multidão da cidade a acompanhava. 
13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela 
e lhe disse: 'Não chores!' 
14Aproximou-se, tocou o caixão, 
e os que o carregavam pararam. 
Então, Jesus disse: 
'Jovem, eu te ordeno, levanta-te!' 
15O que estava morto sentou-se e começou a falar. 
E Jesus o entregou à sua mãe. 
16Todos ficaram com muito medo 
e glorificavam a Deus, dizendo: 
'Um grande profeta apareceu entre nós 
e Deus veio visitar o seu povo.' 
17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira, 
e por toda a redondeza. 
Palavra da Salvação. 

 

Ao entrar naquela cidade, coincidiu que estava passando por perto um enterro.  Era um jovem que acabara de morrer deixando sua pobre mãe sem ninguém do sexo masculino que lhe defendesse do machismo dos homens daquele lugar.  Isso por que ele era viúva. Então ela chorava com grande dor  pela perda do seu filho amado em plena juventude e pelo que a esperava acontecer depois daquele triste dia.

Jesus ficou cheio de compaixão pelo sofrimento daquela mulher e lhe disse: “Não chore!”.

Já lhe aconteceu de estar rezando  por causa de uma grande perda  em sua vida, e de repente  você começou a chorar?

Pode crer! Jesus se comove diante das nossas lágrimas sinceras. Não lágrimas de crocodilos, é claro!  Mas aquelas lágrimas que nos vem do fundo da nossa alma, com toda a nossa emotividade,  e que nos coloca diante do Pai amoroso!  Não estamos falando de choro de bebês chorões,  choro de imaturos(as),  ou de choro de instabilidade emocional. Estamos falando de lágrimas sinceras, como foram as lágrimas daquele pobre viúva que acabara de perder o seu único filho homem.

Ela sabia o que iria passar, pois a mulher no tempo de Jesus era discriminada.  Servia apenas para a procriação.  A opinião da mulher não era considerada.  A mulher era considerada impura quando estava menstruada, a mulher  tinha de ficar em uma parte separada dos homens no templo ,  a mulher depois do parto tinha que se purificar no Templo, nenhum homem podia conversar com uma mulher no campo,  nos jantares as mulheres  não participavam  da mesa,  entre outra maldades que os homens machistas  praticavam contra elas.

E apesar de Jesus ter combatido esta  crueldade contra as mulheres, esta discriminação continuou durante  muito tempo,  e podemos ainda verificar umas pontinhas de discriminações femininas em nossa atual sociedade machista.

Na série  “As telefonistas” (Las chicas del Cable),  uma produção espanhola  ambientada na cidade de Madrid de 1928, que é mostrada  na Netflix,  esta discriminação contra as mulheres é mostrada com muitos detalhes.     

Jesus combateu esta discriminação contra as mulheres, aceitando em seu grupo de apóstolos, muitas mulheres que ajudavam aquele grupo na sua missão de levar a Boa Nova aos diversos lugares.

Vejam que as mulheres permaneceram próximas de Jesus em seu martírio, enquanto que os apóstolos desapareceram. Foram as mulheres as primeiras a testemunhar a ressurreição de Cristo Jesus.  E nos tempos atuais, são a mulheres as grandes “guerreiras”  no serviço da paróquia,  da liturgia e de todo zelo para com o padre!

Por isso, Jesus sabia o que esperava aquela pobre viúva, e teve muita pena dela. Assim, Ele disse ao seu filho inerte em cima de uma maca: Jovem, eu te ordeno, levanta-te!  E aquele corpo que estava morto, se mexeu! O jovem se levantou e começou a conversar como se nada tivesse acontecido. Como se ele apenas tivesse pegado em um breve sono  e em seguida acordado.

Prezadas irmãs, e irmãos.  Roguemos a Deus,  até mesmo com lágrimas sinceras, que Ele nos acorde do sono profundo em que estamos mergulhados!  Muitos de nós não estamos enxergando o mal que nos envolve, o mal que irá nos tirar  a liberdade, nos tirar todos os nossos direitos.  O mal em que está levando os nossos jovens para  a sepultura, o mal organizado, preparado pelo demônio que não descansa até nos arrastar para longe de Deus!

A pior coisa é quando não estamos enxergando o pior que está nos acontecendo,  pois estamos sendo enganados por palavras bonitas ditas por bocas mentirosas que defendem  apenas  o seu bel prazer,  e o seu conforto. Que Deus tenha compaixão ade nós, e nos livre de tantas injustiças!

 

Fica com Deus, José Salviano.

  

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário