.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de setembro de 2019

-OS SAMARITANOS NÃO RECEBERAM JESUS - Lc 9,51-56-José Salviano


01 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 9,51-56

 

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu.

Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém
52e enviou mensageiros à sua frente.
Estes puseram-se a caminho
e entraram num povoado de samaritanos,
para preparar hospedagem para Jesus.
53Mas os samaritanos não o receberam,
pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém.
54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram:
'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu
para destruí-los?'
55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
56E partiram para outro povoado.
Palavra da Salvação.

 

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém.

Jesus deixou que o matassem.  E aqui está uma prova disso.  Ele sabia que iria ser condenado e entregue ao poder terreno para que o executassem.  Mas Ele voltaria à vida no terceiro dia. Pois isso estava escrito. Era o seu destino traçado pelo Pai.

E ao partir para Jerusalém, Jesus estava colaborando para que se cumprissem as escrituras sobre a sua vida e morte.  Porém, Jesus não estava desesperado, roendo as unhas, em pânico, ou coisa desse tipo.  Ele permaneceu com a sua tranquilidade, cumprindo a sua missão, tanto é que pelo caminho de Jerusalém, Jesus fez muitos prodígios, e anunciou a palavra a quantos encontrava pelo caminho.

Os habitantes da Samaria, não se relacionavam bem com os judeus, pelo fato deles, os samaritanos, não aceitarem  a centralização da religiosidade em Jerusalém. Era, por tanto, uma rixa por motivos religiosos.

Desse modo, os samaritanos não quiseram receber Jesus, pelo fato dele ser um judeu, e também por Ele estar em viagem para Jerusalém.

Tiago e João ficaram indignados e pediram permissão a Jesus para atear fogo destruir os samaritanos.  Jesus os repreendeu porque violência e vingança não faz parte da sua filosofia de vida, não faz parte dos seus ensinamentos.

E como somos nós? Como reagimos quando os nossos amigos e parentes nos ofendem, ou nos ignoram, e não nos convidam para uma festa? O que pensamos em primeiro lugar? Fazer o mesmo com eles. Não é mesmo?

Quantas vezes já colocamos no “GELO”, uma pessoa, só por que ela não pensa e não age como nós? Quantas vezes nos fechamos para alguém que não segue a mesma escala de valores que nós?

Neste caso, até temos uma boa atenuante, pois fazemos isso para evitar atritos frontais, discussões que não levam a nada, e até mesmo brigas de consequências desagradáveis.

Por exemplo. Você se fechou com uma   família próxima, por que os seus valores são completamente desumanos, e você por mais que tentasse, não conseguiu mostrar que o melhor para todos é a prática da caridade. Você tentou com  a palavra e com o exemplo, mais o que conseguiu foi só desavenças, caras amarradas, etc.

Então, meu caro, minha cara. Vamos seguir o que Jesus nos disse ao nos aconselhar sobre quando o nosso irmão pecar contra nós. Façamos de tudo para acomodar as coisas, porém se o nosso irmão não aceita nenhuma opinião, nenhuma verdade contrária, consideremo-lo um publicano...  Mas rezamos por ele, é claro.

Jesus não optou pela vingança, nem pela violência contra os samaritanos.  Ele optou pelo caminho do amor fraterno, da compreensão,  pois considerou os motivos daquele povo com relação aos demais judeus,  e não levou em conta, não considerou uma agressão contra a sua pessoa.

Muitas vezes é melhor nos fazer de surdos diante de muitas ofensas que recebemos de pessoas invejosas, ciumentas, frustradas,  ignorantes, etc.

Pensemos que muitas das agressões verbais que sofremos de certas pessoas, são causadas pelo seu desequilíbrio mental, por suas falhas de personalidades,  e  não, necessariamente por que querem simplesmente nos destruir.

Pois a psicologia explica que na maioria dos casos não existe doença, mais sim, doentes. Podemos citar o maior exemplo disso.

A úlcera estomacal  tem como causa  o estresse, o nervosismo, as preocupações, os medos do futuro, o que é causado pela falta de confiança em Deus, pela falta de fé, de orações, etc.

Assim, Deus  é o nosso melhor remédio, e Jesus o nosso melhor médico.  O cristão seguidor do Evangelho, é uma pessoa tranquila, sem úlcera estomacal,  sem medos, sem preocupações exageradas.

Ter preocupação faz parte da sobrevivência. Porém,  ficar desesperada, em pânico,  por causa do seu filho que  está tendo a sua primeira aventura de sair sozinho para um aniversário, dando uma de homenzinho,  não é lá muito normal.  Nesse caso, em vez de roer as unhas, de chorar, descabelar, que tal rezar? Com certeza esta é a melhor solução! O melhor remédio.  Experimente, e verá!

 

Fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir