.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-MARIA ESCUTAVA A SUA PALAVRA- Lc 10,38-42-José Salviano


08 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 10,38-42

 

Naquele tempo:

38Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmó
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
41O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
42Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'
Palavra da Salvação.

 

Quantos que neste momento estão agitados, correndo atrás do lucro ou do prejuízo! Quantos que não tem nenhum tempinho para  escutar a Jesus que permanece ali do seu lado, insistindo para  que você deixe que Ele lhe ajude, lhe dê as respostas para a solução dos seus problemas diários, e você o ignora direto!...

Tomemos muito cuidado com esse tipo de insensibilidade! Pois ao ignorarmos a presença de Jesus, pode acontecer que satanás se aproxime de nós, e nos faça as propostas mais loucas e extasiantes, mais interessantes, pelo menos de início. E aí, sem menos esperar, de um  minuto para outro, já estamos  seriamente encrencados.  Pois o capeta  nada mais faz do que isso. Nos deixar encrencados. 

Marta representa a dona de casa trabalhadeira, dedicada, cuidadosa, que só queria preparar tudo para receber da melhor maneira possível, o querido amigo. Jesus  Cristo.

Maria, representa todos nós que escutamos a palavra de Deus, e procuramos  pô-la em prática depois.

As duas irmãs, representam: Serviço  e oração. Serviço e meditação  da palavra.  Um não deve existir sem o outro.  Assim como não podemos  ficar o dia inteiro dentro do templo rezando, também não devemos ficar o dia todo trabalhando, sem ao menos nos dirigir um pensamento ao Pai.   

Tanto a vida contemplativa como a vida ativa, são dois caminhos que nos conduz a Deus.  Viver sabiamente, é saber conciliar as duas partes. Trabalhemos, sim, porém também meditemos, lemos a palavra, e  rezemos. Precisamos nos organizar para que  nunca nos falte o tempo para Deus. Para que nunca possamos dizer: Não tenho tempo de rezar, não tempo de ir à missa, não tenho tempo de estudar a palavra.  Isso seria cortar o contato com Deus, cortar o cordão umbilical que nos une ao Pai, o nosso Criador. Se fizermos isso, estaremos em maus lençóis!

O Evangelho de hoje nos dá a seguinte lição de vida.  Nem tanto a Marta, e nem tanto a Maria. É preciso conciliar o nosso tempo, a nossa dedicação tanto para o serviço, quanto para a meditação e oração.

Jesus disse que deveríamos vigiar e rezar sem cessar. Isso não significa que devemos ficar rezando o tempo todo e deixar os afazeres domésticos, ou mesmo do nosso emprego de lado.  Tem hora para tudo. É só uma questão de organizar.

Além do mais, o próprio trabalho já é uma forma de oração.  A nossa dedicação  nos afazeres domésticos,  no serviço da Igreja, na catequese, também é uma forma de nos aproximar de Deus. 

Quando acabamos de celebrar uma missa, uma simples celebração da palavra, ou quando acabamos de realizar uma boa catequese, nós saímos dali com a sensação de que estivemos muitas horas em absoluta oração, saímos dali santificados! Isto por que o serviço do Reino  nos santifica, muito mais do que longas orações feitas apenas com os lábios sem prestar a devida atenção.

Dizem  que o amor entra pelos olhos. Já a fé nos entra pelos olhos e pelos ouvidos.  Para alimentar a nossa fé, precisamos fazer como Maria.  Ouvir Jesus.  E onde Ele está?  Ora, Jesus está no Sacrário, no Evangelho, perto de nós, está no irmão carente, está no sorriso de uma criança,  Ele está em toda parte, Ele está no meio de nós.

Geralmente não o vemos, nem o percebemos, pois a correria é tão intensa, que  ao chegar o fim do dia, não queremos saber de mais nada, e vamos dormir como o diabo gosta muito! Sem ao menos fazer o sinal da cruz...

Por que que Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte?  Será que Ele estaria desmerecendo o esforço de Marta que lhe preparava um almoço com tanto carinho?

Não. O que Jesus está nos dizendo hoje neste Evangelho, é que  Nós devemos buscar o Reino dos Céus em primeiríssimo lugar, e então todo o resto nos será dado de acréscimo.”

É evidente que se as duas irmãs ficassem todo o tempo sentadas escutando Jesus, naquele dia não haveria o que comer. Pois não teria almoço pronto. Porém, em nossa vida, devemos dar prioridade absoluta, para Deus. Para a sua palavra, e principalmente para pô-la em prática.

Diante de uma dificuldade, experimente primeiro de tudo, rezar o Pai Nosso. Você está diante de um problema de difícil solução? Reze o Pai Nosso. Precisa achar uma coisa que perdeu? Reze o Pai Nosso.Seu filho está em uma grande enrascada? Reze o Pai Nosso. Pintou um assaltante na sua frente e diz: passa tudo! Reze o Pai Nosso. Neste caso ou em quase sempre, reza em silêncio, só no pensamento. Pois ninguém precisa ouvir. Podem pensar que você não bate bem da cabeça. Kkk!...

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir