.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

BEM-AVENTURADOS VÓS QUE SOIS POBRES-Adélio Francisco


 REFLEXÃODO EVANGELHO DO DIA 11/09/2019
-Lucas 6,20-26
"BEM-AVENTURADOS VÓS QUE  SOIS POBRES,...!"
                 
               
MÊS DA BÍBLIA

                 O POVO DA BÍBLIA
    A Bíblia surge no meio do povo do Oriente, o povo de Israel. Este povo cria  uma literatura que relata sua história, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração. Toda assa literatura é inspirada  pela sua fé no único Deus que lhes revela : "Estou sempre com vocês! "
   O povo da Bíblia mora perto do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio.
   Inicialmente, é um grupo de migrantes, vindos da Mesopotâmia  ( hoje Iraque ). São chamados HEBREUS e descendem de Abraão.
    Muita gente quer ser dona da terra onde moram esses hebreus. Os Cananeus, outros moradores de lá, a chamam de ISRAEL. Mais tarde será chamada PALESTINA: terra dos Filisteus (Veja o mapa que está na contra capa da sua Bíblia )

   VAMOS AGORA REFLETIR NA LUZ
                             DA
                         PALAVRA  

     Mais uma vez Jesus se apresenta como mestre, ensina com altoridade e quer o bem de seus alunos. O discurso das Bem-aventuranças apresenta as contradições da vida. De fato, encontramos e vivemos situações absurdas, mas reais: sucessos e fracassos, fartura e fome, tristeza a alegria. 
    As palavras de Jesus no Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, concentram-se em torno do "porquê" da vida. Para que vivemos? Qual é o fim do homem? Quais são as coisas essenciais de nossa vida?
Todos nós necessitamos de uma meta na vida, de um valor supremo que possa dirigir a nossa visão e a nossa ação no mundo. Enfim, o homem não é Deus, e só se sente bem quando for ao seu encontro, buscando nele proteção confiança e solução para os seus inúmeros problemas.
   Para Jesus o acúmulo de riquezas não é o que importa, isso pode até contrariar o destino humano. E as riquezas não consistem apenas em dinheiro, mas também no poder, prestígio, fama, competições humanas, etc.
    Ao contrário, Jesus nos exorta a reunir "tesouros nos céus", tesouros que se identifiquem com os valores evangélicos, os quais ele proclama no sermão da montanha.
  "Bem-aventurados sereis quando os homens vos rejeitarem, insultarem vosso Nome como infame, por causa do Filho do Homem." Há nesse relato uma oposição entre pobres e ricos. De um lado temos os pobres, não só no sentido financeiro, mas os que estão abertos para a graça que vem de Deus e são capazes de partilhar o que possuem.
   Nem toda a pobreza é relativa. Existe pobreza absoluta: não ter o que comer, o que vestir, onde morar, não ter os meios mais elementares de subsistência, não podendo participar dos bens da cultura, da vida social e política.
   Do outro lado, há uma crítica muito forte aos ricos, porque muitas vezes se fecham no seu eu, no seu mundinho, o seu deus é o ter, o dinheiro, o poder e, às vezes, oprimem os outros.
   Na medida em que o Reino De Deus é graça, corresponde melhor à pobreza do homem do que à sua riqueza.
  Meus amados  irmãos e irmãs:Jesus nos ensina a sermos cada vez mais simples, humildes e sinceros. Esta limguagem nos torna aptos a divulgar no dia a dia o comportamento de Jesus, no esforço de uma imitação concreta que reveste nossos anseios.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Nenhum comentário:

Postar um comentário