.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS SÃO TODOS AQUELES QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E AS PÕEM EM PRÁTICA” – Olivia Coutinho

 

Dia 24 de Setembro de 2019

Evangelho de Lc8,19-21

Jesus era plenamente humano e plenamente Divino! Como homem, Ele era como nós: gostava de festas, de brincadeiras, mas em toda situação que exigia Dele, uma tomada de posição, era sempre a sua obediência ao Pai, que falava mais alto.   É o que podemos perceber no evangelho de hoje, quando, ao ser informado que a sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora e  queriam lhe ver, Jesus  não interrompe a sua missão  junto àqueles que o Pai lhe confiara, para dar uma atenção especial aos seus familiares, Ele aproveita aquela  oportunidade, para  passar para o povo e hoje para nós, um importante ensinamento: Faz parte de sua  família, quem faz a vontade do Pai!
"Minha mãe e meus irmãos, são todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus e  a põem em prática.” Com essas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pois ninguém mais do que ela, ouvia e colava em prática a Palavra de Deus. Desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus, Maria  se colocou com serva de Deus:" Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Para muitos, a postura de Jesus, neste episódio, pode soar como um desprezo Dele, para com a sua mãe, mas para quem conhece  Jesus, tem consciência de que Ele não a  desprezou,  pelo o contrário, a alegrou, ao demonstrar a sua obediência para com o Pai!
Para que tenhamos um entendimento melhor desta passagem bíblica, é importante conhecermos bem a trajetória de Maria, nos inteirar da sua postura diante o projeto de Deus, um projeto que ela abraçou por inteiro, colocando-o como prioridade na sua vida. Maria sempre compreendeu as atitudes do Filho, ela sempre soube, que Jesus  havia vindo ao mundo com uma missão: realizar a vontade do Pai.
Pensar que Jesus fez pouco caso da sua mãe, é chama-Lo de incoerente, é não dar credibilidade as suas palavras,  pois Jesus sempre pregou o amor, a não exclusão, fazer o que Ele tanto condenava, à sua mãe, seria uma contradição. O que seria impossível, afinal, Jesus é puro amor, Ele, que nunca  se fechou aos seus inimigos,  iria  se fechar a àquela que emprestou a Deus o seu útero para gera-Lo? Àquela que o amentou?
Mesmo sendo a escolhida para gerar o Filho de Deus, Maria sempre se postou humilde diante de Jesus, nunca reivindicou privilégios por ter lhe gerado,  pelo contrário, ela sempre se colocou diante Dele como sua discípula.
Aprendamos com Maria, a não retermos Jesus só para nós, a apontá-Lo  ao outro como ela sempre fez: “Fazei tudo que Ele vos disser!”
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos questionando alguns pormenores: Será que Jesus tinha outros irmãos? Será que Ele fez pouco caso da sua mãe? Com isso não meditamos a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos a vontade do Pai! 
Quem é  batizado e faz a vontade do Pai, faz parte da  família de Jesus! 
Fazer a vontade do Pai é o único requisito exigido por Jesus, para que possamos fazer parte de sua família.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus pela sua vida e que ilumine cada dia nas suas reflexões que muito ajuda a compreensão do Evangelho. Félix Henrique - Itaboraí- Rio de janeiro

    ResponderExcluir