.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

O pensamento de Jesus é completamente diferente do que o mundo prega-Helena Serpa

1º DE OUTUBRO DE 2019

3ª. FEIRA DA XXVI SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor verde

1ª Leitura - Zc 8,20-23

Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23
20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: 'Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: 'Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco.
Palavra do Senhor. 


Reflexão – “O homem de Judá já veio e está no meio de nós!”
As palavras do Profeta antecipam o tempo atual da nossa vida, quando também somos chamados e atraídos para orar na presença do Senhor. O homem de Judá já veio e está no meio de nós! É Jesus Cristo, o Enviado do Pai que chegou até nós para nos revelar a face de Deus e nos confidenciar os Seus planos para a humanidade. Portanto, esta Palavra se atualiza a cada dia da nossa vida e em cada acontecimento da nossa caminhada espiritual e humana aqui na terra. Dessa forma, diante desta profecia de Zacarias que prediz os planos de Deus para a humanidade, nós podemos garantir que povos de muitas nações e línguas poderão seguir as nossas pegadas quando somos verdadeiras testemunhas da presença de Deus na sua vida. Por isso, mesmo, precisamos ter plena consciência de que o nosso testemunho de vida, a nossa participação na Igreja, a coerência nas nossas atitudes, são meios eficazes para atrair as pessoas que vivem o vazio existencial, oprimidas pelas instabilidades próprias da vida aqui na terra, para que tenham um encontro  pessoal com o “homem de Judá”!  Somos também da casa de Judá, descendentes de Abraão e de Jacó e gozamos da intimidade com Deus.   Fazemos a diferença no mundo que vive apenas a dimensão material e coloca a sua confiança no prazer, no poder e no possuir. A nossa evangelização acontecerá a cada momento quando, por meio das nossas atitudes de fé e coerência de vida, comunicarmos a todos, que o Senhor está muito próximo e cuida de cada um de nós como uma mãe cuida do seu filhinho.  – Você já se sente atraído (a) para orar na presença do Senhor? – A sua oração lhe tem amadurecido? – Como você tem dado testemunho ao mundo de que Jesus está muito perto de si? – As suas atitudes dão prova de que você ora na presença do Senhor?



Salmo - Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)

R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.

1O Senhor ama a cidade *
que fundou no Monte santo;
2ama as portas de Sião *
mais que as casas de Jacó.
3Dizem coisas gloriosas *
da Cidade do Senhor.R.

4'Lembro o Egito e Babilônia *
entre os meus veneradores.
Na Filistéia ou em Tiro +
ou no país da Etiópia, *
este ou aquele ali nasceu.
5De Sião, porém, se diz: +
'Nasceu nela todo homem; *
Deus é sua segurança'.R.

6Deus anota no seu livro, +
onde inscreve os povos todos: *
'Foi ali que estes nasceram'.
7E por isso todos juntos *
a cantar se alegrarão;
e, dançando, exclamarão: *
'Estão em ti as nossas fontes!'R.

Reflexão - Somos povo de Deus, criado por Ele, somos a cidade que o Senhor ama e da qual se dizem coisas gloriosas. Precisamos, verdadeiramente, nos sentir pertencentes a Deus e ter plena convicção de que não estamos mais na Babilônia, cidade do pecado e da escravidão. O nosso nome está escrito no Livro de Deus, por essa razão nós também cantamos e dançamos alegremente mostrando ao mundo que o Senhor está conosco e que Ele é a fonte do amor.  

Evangelho - Lc 9,51-56

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,51-56
51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?' 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os.
56E partiram para outro povoado. Palavra da Salvação. 

Reflexão – “o pensamento de Jesus é completamente diferente do que o mundo prega” 
Antes de ser levado para o céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, mas teve o cuidado de enviar os seus discípulos à Sua frente, como que para exercitá-los a enfrentar os obstáculos e mostrar a eles que o plano de Salvação do Pai englobava toda a humanidade. Porém, eles não alcançavam que Jesus viera para congregar todos os povos e promover a unidade do Amor de Deus no vínculo da paz. O episódio da passagem por Samaria nos dá a confirmação disso, e nos ensina que, se somos seguidores de Cristo, devemos ter consciência de que o pensamento de Jesus é completamente diferente do que o mundo prega e a Sua justiça é diferente do que imaginavam os Seus discípulos. Por essa razão, Jesus repreendeu aos discípulos que pretendiam pedir fogo do céu para destruir os samaritanos, seus inimigos, mostrando que a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações. Mais uma vez Jesus mostrou que Deus não quer exterminar ninguém e não se compraz em liquidar com as pessoas. Mesmo tendo todo o poder Jesus soube ter bom senso e mudou a sua rota evitando assim o confronto com os samaritanos. Que isto nos sirva de exemplo para a nossa vida quando precisarmos enfrentar as pessoas que não nos aceitam ou recusam a nossa companhia. Evitar o confronto é o melhor que podemos fazer. Muitas vezes, nós fazemos justamente o contrário, queremos medir forças, dar o troco e assim só fazemos piorar a situação.  – Você já passou por alguma situação dessas? – Como você reage quando as pessoas o (a) rejeitam? – Você aceita perder numa discussão, num jogo, numa competição? - Você, é daquelas pessoas que evitam os conflitos ou dão tudo por uma confusão?  - Você acha que deve usar os seus talentos para vencer alguém?


Memória Facultativa:

Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora


Cor Branco

1ª. Leitura – Is 66, 10-14


Leitura do Livro do Profeta Isaías 66, 10-14
"Regozijai-vos com Jerusalém e encontrai aí a vossa alegria, vós todos que a amais; com ela ficai cheios de alegria, vós todos que estais de luto, 11.a fim de vos amamentar à saciedade em seu seio que consola, a fim de que sugueis com delícias seus peitos generosos. 12.Pois eis o que diz o Senhor: “Vou fazer a paz correr para ela como um rio, e como uma torrente transbordante a opulência das nações. Seus filhinhos serão carregados ao colo, e acariciados no regaço. 13.Como uma criança que a mãe consola, sereis consolados em Jerusalém.* 14.Com essa visão vossos corações pulsarão de alegria, e vossos membros se fortalecerão como plantas. O Senhor manifestará a seus servos seu poder, e aos seus inimigos sua cólera.*" Palavra do Senhor!

Reflexão – “alegria, amor e paz”
Esta leitura nos motiva a meditar sobre a vida de Santa Terezinha, que deixou para nós como exemplo de vida, a alegria com as coisas simples que nos remetem a Deus. Santa Terezinha é o protótipo da criança feliz que confia no Pai e, por isso, aceita passar por qualquer dificuldade, promovendo a paz nos relacionamentos e oferecendo a sua dor para que o Senhor transforme em amor! Santa Terezinha é modelo para nós! – Como você tem vivido o seu dia a dia? Na alegria ou na murmuração?

Salmo - 130, 1. 2. 3

Refrão – Tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo.

"Senhor, meu coração não se enche de orgulho, meu olhar não se levanta arrogante. Não procuro grandezas, nem coisas superiores a mim.* R
2.Ao contrário, mantenho em calma e sossego a minha alma, tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo. R
3.Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre." R

Reflexão – O salmista nos motiva a viver em sintonia com Deus, reconhecendo o Seu poder e a nossa pequenez. Assim, pois, somos chamados a ser como uma criança que se alimenta no seio materno e encontra a sua paz. Santa Terezinha viveu assim.

 

EVANGELHO - Mt 18, 1-4


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus – 18,1-4
"Neste momento, os discípulos aproxima­ram-se de Jesus e perguntaram-lhe: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. 2.Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3.“Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus.* 4.Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus."

Reflexão - “Humildade é Amor!”
A humildade é o grande segredo de Santa Terezinha, a santa “criança”. Por isso, ela fazia questão de continuar pequena e impotente diante de Deus. A sua humildade provinha do amor misericordioso de Deus no seu coração. Reconhecer-se miserável e conservar-se perante Deus com todas as suas misérias para que Ele as transformasse em amor. “Como sou feliz por sentir-me tão imperfeita e ter tanta necessidade de Deus no momento de minha morte!” – O que você entende por ser humilde? -


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir