.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-AI DE TI, CORAZIM! E BETSAIDA!- Lc 10,13-16-José Salviano


04 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 10,13-16

 


Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.

 

Jesus disse: ” Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.”.

Algumas vezes eu precisei  repetir estas palavras de Jesus, quando fazia catequese escolar.  De modo geral, não enfrentei grandes problemas, mas vez por outra,  alguns alunos  movidos por satanás,  me enfrentaram, geralmente não por contestações, mais por algum tipo de rebeldia, como  atrapalhar  a minha palestra com conversas paralelas.

Neste caso, eu lhes dizia, que  aquele comportamento de aparente descaso da parte deles, não estava sendo dirigido nem um pouco para a minha pessoa, mas sim, para com Aquele que me havia enviado ali para lhes dizer uma mensagem de fé, esperança e caridade. Uma mensagem que valia a pena ouvir pois era para o próprio bem deles.

E quando  a rebeldia continuava, eu voltava a mostrar a eles que tomassem um pouco mais  de cuidado pois Jesus é amor, mas também  é justiça...

E depois de um bom amadurecimento  na catequese,  nas minhas palestras eu sempre  dizia  após  a introdução da minha fala, que  quem me havia enviado ali para falar com eles, foi o próprio Deus.  Não que eu fosse um santo, mas sim, um homem como os demais,  porém, movido por uma grande fé.

Jesus teve poucos amigos. Será que Jesus tratava mal as pessoas? Não. Isso se deve ao fato de que Jesus,  sempre  dizia a verdade,  doesse a quem doesse.

Jesus nem sempre foi bem recebido nos lugares por onde Ele andou. E um exemplo disso foi o que lhe aconteceu em sua aldeia em Nazaré, lugar onde Ele nasceu, nas cidades de Cafarnaum e também em  Corazim, Betsaida.

Nós, os seus seguidores,  não podemos confundir falsidade som caridade, como o fazem algumas pessoas,  que nos elogiam pela frente , e por trás falam mal de nós.

Falsidade é uma coisa, e caridade é outra  bem diferente.  A falsidade é uma qualidade daquela pessoa que vive uma mentira, e por isso quer repartir esta triste modulação  ou desvio da realidade, com você.  Sorrisos falsos, elogios baratos,  fingimento, ao ponto de até levar  você  a crer que aquela pessoa é  a sua melhor amiga.  Mas infelizmente, a verdade é outra bem diferente.  Arrumações, traições, maldades, laços, tudo isso pode estar acontecendo por trás daquele sorriso aparentemente amigo.  E isso é viver uma mentira, isso é um pecado grave. Por tanto, a falsidade não é caridade. Tais pessoas são lobos vestidos de cordeiros!  E por isso representam grande perigo para a nossa catequese, e para a nossa própria  salvação.

Precisamos fazer o seguinte. Rezemos por elas, porém, não e andemos com elas.  Pois: diga-me com quem tua andas e eu te direi quem tu és!

Não se tata de discriminar, mas sim, de nos precaver.  Pois devemos tomar muito cuidado para não nos contaminar com aqueles que estão fora dos caminhos de Deus, que já não têm nada a perder, e por isso corremos perigo  ao nos envolver com eles.

Jesus comeu com os pecadores, Jesus disse que os doentes é que necessitam de médicos, porém, Jesus é Jesus, Jesus é Deus. Não é como nós, com todas as nossas fraquezas. Por tanto, vamos levar a palavra aos excluídos, os pecadores, mas com o cuidado de não nos tornar pecadores como eles. Não deixemos que eles nos catequisem! A nossa catequese deve ser mais forte do que a deles. Será que deu para entender?  (Qualquer dúvida, deixe seu recado nos comentários aqui em baixo). 

A cristã  e o cristão autêntico, tem de ser verdadeiro! Ele diz o que tem de dizer, sem adulação.  Temos de dizer  o que as pessoas precisam ouvir, e não o que elas querem ouvir.

CARIDADE  não  significa somente dar esmolas.  Caridade também é ouvir o nosso irmão, sedento de atenção!  Pois os familiares dele têm muita pressa e não  têm tempo de falar com ele.

Vamos ouvir o nosso irmão,  e depois vamos dar a ele a nossa opinião sincera,  opinião que nem sempre agrada, mas não podemos ser falsos.

O missionário não é aquele ou aquela que veio para agradar a todos.  Se isso estiver acontecendo, se o missionário tem muitos amigos, se ele é o queridinho de quase todos, aí  tem coisa erada!  

Ser amigo não significa aprovar tudo o que você faz.   O melhor amigo não é aquele que vive nos elogiando,  mais  o que às vezes corrige os nossos excessos, os nossos erros, como o fazem os nossos melhores amigos, os nossos  pais.

O melhor amigo é aquele que vê os nossos defeitos, cita-os, e nos perdoa.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário