.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

-DAI E VOS SERÁ DADO- Lc 6,27-38-José Salviano


12 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 6,27-38

 

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
27A vós que me escutais, eu digo:
Amai os vossos inimigos
e fazei o bem aos que vos odeiam,
28bendizei os que vos amaldiçoam,
e rezai por aqueles que vos caluniam.
29Se alguém te der uma bofetada numa face,
oferece também a outra.
Se alguém te tomar o manto,
deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir
e, se alguém tirar o que é teu,
não peças que o devolva.
31O que vós desejais que os outros vos façam,
fazei-o também vós a eles.
32Se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis?
Até os pecadores amam aqueles que os amam.
33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem,
que recompensa tereis?
Até os pecadores fazem assim.
34E se emprestais
somente àqueles de quem esperais receber,
que recompensa tereis?
Até os pecadores emprestam aos pecadores,
para receber de volta a mesma quantia.
35Ao contrário, amai os vossos inimigos,
fazei o bem e emprestai
sem esperar coisa alguma em troca.
Então, a vossa recompensa será grande,
e sereis filhos do Altíssimo,
porque Deus é bondoso também
para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos,
como também o vosso Pai é misericordioso.
37Não julgueis e não sereis julgados;
não condeneis e não sereis condenados;
perdoai, e sereis perdoados.
38Dai e vos será dado.
Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante
será colocada no vosso colo;
porque com a mesma medida com que medirdes os outros,
vós também sereis medidos.'
Palavra da Salvação.

 

Jesus nos propõe um estilo de vida totalmente contrário ao que o mundo nos ensina. A proposta de Jesus é completamente contrária a tudo o que aprendemos dos filmes, e do nosso dia a dia. Ou seja, a VINGANÇA! O mundo segue aquela filosofia de vida do “BATEU, LEVOU”. Jesus nos propõe o contrário. Se alguém te bater no rosto, dê a outra face...

Este Evangelho é riquíssimo em ensinamentos, e hoje nós pincelamos uma das frases de Jesus para colocar como título desta reflexão: DAI E VOS SERÁ DADO! Ora, sabemos que quem dá um na Terra, receberá cem nos Céus. E quem disse isso foi o próprio Jesus. No relacionamento humano, seja sincero ou por interesse, notamos que as pessoas buscam agradar para receber algo em troca.  E esse agradar, geralmente nem sempre é sincero, não é por pura caridade, mas sim, falso, fingido, hipócrita e mentiroso!

E como deve ser a comportamento do cristão seguidor de Jesus? O verdadeiro cristão visa semear aqui na Terra para um dia colher no Céu. O cristão seguidor de Jesus Cristo, é aquele que acumula um tesouro no Céu através de suas boas obras, através principalmente da caridade, não só material mas também pela caridade assistencial, ou seja, pela atenção sincera a quem nos fala, visitando um doente, ajudando um paraplégico, brincando com alguém diferente da nossa condição social, fazendo o bem sem olhar a quem, rezando por aqueles que nos caluniam, que nos odeia, que nos prejudicam, nos perseguem, não negando uma ajuda a quem nos pede, etc.

Jesus nos recomenda a tratar os outros como nós gostaríamos de sermos tratados por eles.

Jesus nos mostra que uma generosidade interesseira é uma generosidade falsa, e não merece nenhuma recompensa. Por isso Jesus revolucionou a filosofia de vida projetada pelos fariseus, pois a sua doutrina é revolucionária além de exigente.

Na nossa sociedade, predomina a reciprocidade, a troca de favores, o toma lá, dá cá, em outras palavras, o que mais se vive é a política: Que nada mais é do que A MANEIRA DE AGIR PARA SE CONSEGUIR ALGUMA COISA.

Desse modo, para quem é da política, tudo para eles é política. Todos os seus atos tem como objetivo, um retorno, um objetivo a se alcançar.

Pensando bem, agir assim, até certo modo, faz parte da natureza animal. Veja que o cão agrada o seu dono, aquele que lhe dá o sustento, o abrigo, e carinho.  Ao contrário, esse mesmo animal, late, ataca, e morde outras pessoas que não lhes agradam, que podem representar uma ameaça a sua segurança, ou que pode ferir o seu dono, ou invadir a sua residência, etc.

Uma criança, age de forma semelhante. Ela estranha uma pessoa desconhecida, e abraça a sua mãe, ou outros parentes da família. Até aqui, estamos falando de leis da natureza, de leis da sobrevivência e da auto conservação.

O que Jesus repudia, são os procedimentos que ferem a CARIDADE, os nossos atos praticados com o objetivo de obter lucro, vantagem, prejudicar os rivais, etc.

Jesus nos sugere a prática da gratuidade. Ajudar por ajudar, e não por interesse. Ser bom mesmo para quem nos faz o mal, para quem não gosta de nós. E isso é construir um tesouro no Céu, em vez de acumular riquezas na Terra, com fins egoístas.

Irmãs, e irmãos. A nossa tarefa é a mesma que Jesus ensinou aos discípulos. É a tarefa de questionar os valores que governam a nossa sociedade, e tentar mostrar os valores do Reino os valores ensinados por Cristo, os valores procedentes da vontade do Pai, valores de vida eterna.

Nós, os cristãos, rejeitamos os valores que regem a sociedade, e adotamos ou seguimos os valores que nos foram deixados por Jesus no Evangelho.

Jesus veio ao mundo para nos mostrar que é possível construir um mundo melhor do que esse! Um mundo com menos injustiças, com menos ódio, menos crueldades para com os menos favorecidos pela sorte.

E finalmente, uma advertência a todos nós seguidores de Cristo. Tomemos cuidado para que a filosofia do mundo não nos converta, e não nos faz seguidores da sua escala de valores. Escala essa que na verdade é uma escala de valores invertida. Onde o que é desonesto é transformado em normal, o que é perverso é visto como um ato necessário a sobrevivência, e assim por diante!

 

Fica com Deus, José Salviano.   

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário