.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

-OS CEGOS QUE ENXERGAM- Lc 6,39-42-José Salviano


13 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 6,39-42

 

 

Naquele tempo: 
39Jesus contou uma parábola aos discípulos: 
'Pode um cego guiar outro cego? 
Não cairão os dois num buraco? 
40Um discípulo não é maior do que o mestre; 
todo discípulo bem formado será como o mestre. 
41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, 
e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 
42Como podes dizer a teu irmão: 
Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, 
quando tu não vês a trave no teu próprio olho? 
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, 
e então poderás enxergar bem 
para tirar o cisco do olho do teu irmão. 
Palavra da Salvação. 

 

Os cegos percebiam a aproximação de Jesus eram cegos que enxergavam.

No mundo de hoje nós temos cegos que enxergam e temos pessoas  normais, sem defeitos físicos, com olhos perfeitos, porém tais pessoas não enxergam.

Os cegos que enxergam são os que estão privados de ver o mundo físico, porém, eles ouvem melhor do que nós.  Eles sentem a falsidade no respirar das pessoas que falam ao seu redor. Eles sabem quem lhes são sinceros na hora em alguém se aproxima deles para lhes dar uma esmola.  Esses cegos, principalmente os de nascença,  enxergam com os sentidos aguçados  múltiplas vezes.

Experimente conversar com um deles, e pergunte sobre esta  capacidade que eles têm de ver o mundo exterior,  principalmente as pessoas, com os demais órgãos dos sentidos.  Pergunte a eles sobre a hipocrisia das pessoas que se comunicam entre si ao seu redor. Pergunte sobre  como são as pessoas no tocante a sinceridade, a bondade, ou a maldade e suas más intenções. Eles vão lhe contar coisas que  você ficará admirado (a).

Por outro lado, na nossa sociedade, existem  muita gente que tendo olhos perfeitos, não estão enxergando muita coisa.  Não vêem o mal em sua volta. Estão sendo usadas por pessoas muito más, e nem estão aí! Não estão percebendo nada. Não estão enxergando, embora tenham olhos perfeitos. Não conseguem ver  a falsidade estampada no rosto das pessoas que as cercam. Assim como não conseguem enxergar a pureza de outros e de outras que vivem a palavra de Deus, e que  escolheram o caminho da verdade e da vida eterna.

É verdade! Muitos estão enganados, muitos que olham,  mas não enxergam  a hipocrisia, a mentira que lhes estão contando todos os dias, e continuam seguindo, apoiando,  os malvados e mal intencionados espalhados por vários cantos desse mundo!

Desse modo,  no mundo existem os cegos físicos e os cegos mentais.  É possível que um cego físico veja mais do que um cego mental?  Eles vêem melhor  certas coisas do que nós  sim, como acabamos de expor.

Os cegos mentais são pessoas que parece não ter cura. Parece que não tem jeito, pois não se consegue botar em suas cabeças, o perigo em que eles estão vivendo, o precipício a que está logo na sua frente. Pois tais pessoas  continuam caminhando  em direção dele!  Continuam acreditando em todas as mentiras que o mundo  lhes fala.

É por isso que se diz: O pior cego é aquele que não quer ver. Aquele e aquela que se recusa a ver. Se recusa a ouvir uma nova versão sobre a realidade que os cercam.

E você?  Será que é um desses? Você acredita mesmo em tudo que lhe diz a mídia?  A TV aberta?  Os demais meios de comunicação? Os comerciais? Os comerciais em forma de reportagens?  O que é mostrado nos filmes?  Os sermões feitos aos gritos?  O que você pensa sobre o atrito entre o bem e o mal? Você já reparou que nem todo homem  mau é  totalmente mau, e que nem todo homem bom é realmente, completamente bom?

Você sabe que os maus também são nossos irmãos?  Você está consciente de que uma mulher má,  um homem mau  também é filho do mesmo Pai que nós, e que têm uma alma que precisa ser salva do fogo eterno?

O que podemos fazer por eles?  Sim. Podemos e devemos rezar por eles, mais será que não podemos fazer mais nada mesmo?

Acontece que a maior dificuldade que encontramos para ajudar os nossos irmãos portadores da cegueira mental, é que também nós poderemos esta na mesma situação que eles.

Adoramos  mostrar, apontar os defeitos dos outros, e nos esquecemos de que nós também estamos cheios de defeitos.

Costumamos dizer: Fulana é isso, fulano é aquilo, e nós como somos? Perfeitos? Sem nenhum defeitinho mesmo?

Ora, vamos cair na realidade das nossas misérias, e olhar os nossos irmãos e irmãs com um pouco mais de caridade, vamos olhar os nossos semelhantes com os olhos de Cristo, e assim veremos que somos todos miseráveis pecadores, que estamos todos no mesmo barco.

Se somos mais bonitos que  o nosso  irmão, poderemos ter outro defeito mental, ou moral, muito pior do que a feiura dele!

Se somos mais inteligentes do que aquela pessoa que nos falou tanta bobagem, com certeza teremos outro defeito que só nós sabemos, e que é muito mais grave do que a burrice daquele nosso irmão ou irmã!

Por tanto, vamos pegar leve! Muito leve, quando nos pomos diante dos nossos irmãos, seja numa festa, seja em um velório, e primeiro vamos olhar par dentro de nós mesmos, antes de começar a criticar os outros.

 

 E fica com Deus. José Salviano.

 

 

 

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário