.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

A nossa vida é como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus-Helena Serpa


23 DE SETEMBRO DE 2019

2ª. FEIRA DA XXV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Esd 1,1-6


Início do Livro de Esdras 1,1-6
1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia,
que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2'Assim fala Ciro, rei da Pérsia:
O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel,
o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém'. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda a espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas. Palavra do Senhor. 
Reflexão – “o Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada
Ciro, rei da Pérsia, escolhido do Senhor para libertar o Seu povo do cativeiro da Babilônia conclamou os israelitas para edificar o templo do Senhor, dizendo: “quem for povo de Deus...,
que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor Deus de Israel.”  Da mesma forma como suscitou a Ciro, hoje também o Senhor nos convoca para edificar na terra a Sua morada no meio dos homens. Somos o Seu povo que caminha em busca da Jerusalém celeste e, ao mesmo tempo, providencia o material para que seja levantado o templo do Senhor. No entanto, essa construção enquanto peregrinamos aqui na terra, acontece dentro do nosso coração. É no nosso interior que ajuntamos a prata, o ouro, bens e animais, donativos espontâneos para o templo do Senhor. Por meio da oração, dos sacramentos e da Palavra, da fé, da caridade e da esperança nós construímos o templo do Senhor. Somos nós, hoje, os batizados, aqueles que se sentem inspirados e motivados para crescer na graça e no conhecimento do amor de Deus que nos foi revelado por Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo.  No Antigo Testamento o povo de Deus O adorava no templo em Jerusalém, porém, Jesus Cristo veio inaugurar para nós um novo modo do ser espiritual. Desde já, aqui na terra o homem começa a edificar com a sua vida, a morada de Deus a fim de adorá-Lo e, com Ele ter intimidade. Subir a Jerusalém é crescer na graça de Deus para alcançar uma existência espiritual que se acentua, na medida em que o tempo passa. Dentro da Igreja, na comunidade ou na família, nós podemos nos ajudar mutuamente e nos empenhar na edificação do reino de Deus que é o estado da Jerusalém celeste. Porém, não nos é dado o direito de alcançar a meta, sozinhos (as).  Temos compromisso com todo o povo de Deus ainda que sejamos apenas vizinhos. A eles, devemos a ajuda em prata, em ouro, bens, animais e objetos preciosos que significam, o anúncio, a partilha, a fraternidade, a compreensão, o compromisso, o envolvimento, o acolhimento, o perdão, e muito mais. - Como está sendo edificada a morada de Deus, no seu interior? - Que material você tem usado nessa construção? - O que pode estar atrapalhando a sua caminhada em busca da Jerusalém interior: medo, desânimo, ira, desamor, inveja, vícios, preguiça, falta de oração? Pense nisto.

 

Salmo - Sl 125 (126),1-2ab.2cd-3. 4-5. 6 (R. 3a)


R. Maravilhas fez conosco o Senhor,!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,*
parecíamos sonhar;
2aencheu-se de sorriso nossa boca,*
2bnossos lábios, de canções.R.

2cEntre os gentios se dizia: 'Maravilhas*
2dfez com eles o Senhor!'
3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,*
exultemos de alegria!R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,*
como torrentes no deserto.
5Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria.R.

6Chorando de tristeza sairão,*
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,*
carregando os seus feixes!R. 

Reflexão - Quem planta, colhe! Mesmo que a nossa semeadura seja feita entre lágrimas, nunca poderemos perder a esperança de colher. Estamos aqui plantando para a vida eterna. Somos aqueles e aquelas que lançam a semente entre lágrimas, isto é, no meio dos sofrimentos, das provações da vida. Porém, com certeza, colheremos com alegria, porque é o Senhor quem realiza maravilhas na nossa vida.  É Ele quem faz germinar a semente que nós semeamos e quem providencia para nós o adubo e a água para regar. Mesmo chorando, que nós possamos continuar espalhando a semente do amor, do perdão, da união. Um dia, então, nós voltaremos alegres ao encontro do Pai.

Evangelho - Lc 8,16-18


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! 
Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.' 
Palavra da Salvação.

Reflexão – “a nossa vida é como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus
Dentro de nós Jesus acendeu uma lâmpada para que possamos irradiar a Sua Luz por onde passarmos, por meio das nossas palavras e ações. Por isso, a nossa vida deve ser como uma lâmpada que irradia a Luz de Deus que é Jesus.  Todavia, na nossa fragilidade humana, muitas vezes tornamos a nossa vida uma lâmpada sem serventia, apagada, medíocre, voltada somente para as coisas fúteis, para os prazeres, os lucros, o bem-estar da carne.  Não nos colocamos à vista, não nos apresentamos nem nos deixamos ser notados (as) e ficamos como que escondidos (as), porque não queremos assumir compromisso, não queremos enfrentar os desafios, não queremos mudar de vida. Ser luz é também ser transparente e verdadeiro e saber expor a vida dando um testemunho coerente com o Evangelho. A Palavra de Deus é lâmpada para a nossa caminhada. Se a meditarmos, teremos em nós luz e direcionamento para vencermos todos os desafios e incumbências. Seremos cobrados por tudo quanto recebermos em vida. Precisamos entender com isso, que refletir com a palavra de Deus é assumir compromisso para mudar o mundo. Devemos ter esta pretensão!  Quanto mais recebermos, mas teremos que dar. Seremos julgados conforme a capacidade que ganhamos de Deus.  – Você tem a ousadia de querer mudar o mundo? – Como você poderá mudar este mundo: falando ou agindo? - Como tem sido a sua vida: uma lâmpada coberta ou colocada no candeeiro?
- De que você tem consciência que precisa mudar para  irradiar a Luz de Cristo?     – A sua lâmpada está acesa e colocada à vista de todos?  Pense nisto e faça novos propósitos de vida, hoje.

Um comentário: