.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

“VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO.” – Olivia Coutinho


25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 22 de Setembro de 2019

Evangelho de Lc16,1-13

O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, apresenta-nos a parábola do administrador desonesto. Através desta história, Jesus faz uma triste constatação: “Os filhos do mundo, são mais espertos do que os filhos da Luz.” Em seguida Ele nos exorta: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos...
Jesus colocou um administrador desonesto entre os filhos deste mundo, em contraste com os “filhos da Luz.” Entretanto, Ele apresenta  a esperteza deste filho do mundo, como algo a ser exercitada pelos os filhos da luz, isto é, que usemos também de muita astúcia para transformar o mundo.
Não podemos interpretar este  texto ao pé da letra, se assim fizermos, vamos chamar Jesus de incoerente, achar  que Ele elogia a desonestidade, fazer  esta interpretação, é desconhecer Jesus.
É importante termos em mente: Jesus não elogia a desonestidade, o que Ele elogia, é a astúcia de alguém que encontra  meios tão rápidos para não perder a sua vida. A lição que fora passada para os discípulos e hoje para nós, deve nos conscientizar de que nós, como filhos da Luz, não podemos viver na passividade, e nem sermos morosos em nossas atitudes, principalmente em se tratando da prática da justiça. Jesus elogiou, a agilidade de uma pessoa determinada a sair rapidamente de uma situação que lhe era desfavorável.  É essa atitude,  que nós, chamados por Jesus de  filhos da Luz, devemos ter, principalmente em relação ao pecado, devemos ser rápidos para sairmos das situações de pecado, afinal, não sabemos a que dia  e hora  o Senhor nos chamará a prestarmos conta da nossa administração.
 “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos.” A princípio, esta fala de Jesus, pode nos assustar, mas se  meditarmos o texto com mais profundidade, vamos entende-la  facilmente.  Ao que tudo indica, o dinheiro injusto para  Jesus,  é aquele dinheiro que acumulamos, que vai além das nossas necessidades. O dinheiro que acumulamos, é traiçoeiro, pois ele no leva ao consumismo, a depositar  a nossa segurança nele, e não em Deus. Esse dinheiro é injusto, porque ele escraviza-nos, nos leva à Injustiça de dar-lhe a honra que é devida somente a Deus!  Quando colocamos o dinheiro, como o senhor da nossa vida, ele acaba nos tirando a vida ao nos tirar de Deus.
O administrador desonesto usou o dinheiro injusto para fazer amigos que o  acolhesse aqui na terra, já nós, devemos dar um destino justo  ao dinheiro injusto, fazendo amigos que nos leve ao céu, colocando-o não somente ao nosso serviço, como também, a serviço do outro, dos pobres. “ Pois eu  tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e me deram  de beber, era estrangeiro   e me acolheram, estava nu e me vestiram...” Mt25,35-36.
Ao trocar os bens passageiros pelos bens duráveis, o administrador desonesto,  deu um passo certeiro na vida. Fica claro, que ele agiu com esperteza, mas se olharmos por outro lado, vamos perceber que ao se converter pela a razão, ele dá o primeiro passo para a conversão do coração.  Antes, ele trocava as pessoas pelo o dinheiro, depois que se viu em apuros, ele faz o inverso, troca o dinheiro pelas pessoas, por conveniência é claro. É esta rapidez de raciocínio, que Jesus gostaria que nós tivéssemos.
Através de uma parábola, Jesus vem nos alertar também, sobre o perigo de nos tornarmos reféns do dinheiro. O dinheiro em excesso, nos induz ao consumismo, que é o motor alimentador deste  sistema  econômico injusto, um sistema  gerador de excluídos, que descarta os que não produzem, os que não dão lucro.
Não sejamos ingênuos de achar que Jesus condena o dinheiro, Jesus não condena o dinheiro, afinal, precisamos do dinheiro,  para a nossa sobrevivência. O que Jesus condena, é o mau uso do dinheiro, o lugar que o colocamos na nossa vida, e a forma ilícita de adquiri-lo. 
Jesus nos convida a sermos agentes de um mundo novo, de um mundo alicerçado na justiça que é a base sólida sobre a qual construímos a nossa morada no céu.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

5 comentários:

  1. Parabéns Olívia Coutinho, você estava inspirada no momento que fez esta reflexão, continue assim, e que o Espírito Santo o ilumine sempre. Um forte abraço: Diac.Francinelson.

    ResponderExcluir
  2. muito ungida...me ajuda demais essas reflexões!!

    ResponderExcluir
  3. A Sra eh simplesmente sensacional!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  5. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir