.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

-ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA!- Lc 1,26-38-José Salviano


07 de Outubro de 2019

Evangelho-Lc 1,26-38

 


Naquele tempo:
26O anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da virgem era Maria
28O anjo entrou onde ela estava e disse:
'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'.
34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu:
'O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer
será chamado Santo, Filho de Deus.
36Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril,
37porque para Deus nada é impossível'.
38Maria, então, disse:
'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!'
E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

 

Maria a cheia de graça plena de Deus, a escolhida pelos seus méritos, ficou assustada com a fala do anjo. Porém, ele lhe tranquilizou dizendo: ”Não tenhas medo, Maria!”

Muitas vezes também nós temos receio, desconfiança, e mesmo medo. E isso pode nos acontecer mesmo estando na graça de Deus. Mesmo após receber a Eucaristia, podemos ficar desconfiado de alguma coisa, de alguma pessoa. Até certo ponto isso é normal, faz parte do instinto de auto conservação, como foi o caso de Maria.

Porém, é bom lembrar aqui, que o medo exagerado, o medo estarrecedor, aquele medo de nos tirar o sono, não é normal. Se isso lhe estiver acontecendo, seria bom perguntar: Você tem rezado de verdade? Rezado com fé, prestando atenção nas palavras?

A oração é o  meio de nos comunicar com Deus. Com Aquele que pode tudo, Aquele que nos deu a vida e pode tirá-la a qualquer momento. Imagine se Jesus aparece agora na sua frente. Qual seria a sua reação? Será que você ficaria indiferente, mesmo falando com Ele? Você diria: Olá! Que milagre foi esse! Você falaria com Jesus sem ao menos se levantar, sem parar de fazer o que estava fazendo? Sem olhar nos seus olhos?

Acho que não. Então, quando estamos falando com Deus, com Jesus, tenhamos um pouco mais de respeito. É verdade que estamos nos comunicando com a divindade invisível, porém, a sua presença é real, é perceptível, desde que nos concentramos, e mantemos o devido respeito.  É possível sentir Jesus, sentir a presença de Deus do nosso lado, quando estamos agindo corretamente, quando estamos fazendo a vontade do Pai, quando estamos rezando...

E  essa sensação maravilhosa nos acontece quando nós encontramos graça diante de Deus, como aconteceu com Maria.

Maria foi exemplo vivo de doação e de entrega total ao Plano de Deus. Tomemos como exemplo a pessoa da Virgem Maria, e sejamos também nós, exemplos de doação ao serviço do Reino de Deus!

Sócrates, (filósofo grego) após ficar imóvel e altamente concentrado, dizia que ele havia concebido uma idéia, e que só lhe faltava fazer o parto do espírito. Só lhe faltava botar para fora aquela inspiração que acabara de receber.

O anjo disse que Maria que ela iria conceber e dar a luz um menino que seria o próprio Deus.

Semelhante a isso pode nos acontecer. Nos em momento de oração, podemos receber do Espírito Santo, as idéias, as mensagens, a inspiração daquilo que devemos escrever ou falar aos nossos irmãos.

Mas para isso é necessário que estejamos como Maria. É preciso que encontremos graça diante de Deus. É preciso que estejamos vivendo na presença divina, para que a sua luz penetre em nós, como que se estivéssemos concebidos, e em seguida, como disse Sócrates, faremos o parto do espírito. Em seguida nós podemos botar esta inspiração para fora, podemos escrever ou dizer aos nossos irmãos, a Boa Notícia que nos foi iluminada, ou dada pelo Espírito de Deus.

O “SIM” de Maria colocou em movimento  o Plano que havia sido preparado por Deus por meio da pessoa de seu Filho, e com a colaboração  daquela jovem, boa menina!...

Menina simples, pobre, porém muito corajosa, e de muita fé! Maria acreditou na escuridão luminosa da fé.  Ela acreditou mesmo depois do susto. Ela viu uma luz dentro do seu susto, dentro do seu medo ou receio diante da mensagem do anjo. E  aquela luz, foi o rosto de Deus, dando a ela toda confiança para responder.   “SIM”.  Sim, eu topo. Sim eu aceito, sim eu vou me doar, me dedicar, vou apostar  neste plano de Amor.

Sejamos também assim, sejamos também como Maria. Tenhamos a sua coragem para dizer  SIM  quando Jesus nos chama.

Minha irmã, meu irmão. Jesus hoje lhe chama para dar testemunho da sua fé. Ele lhe chama para se aproximar mais dele pela oração, pelo estudo da palavra, e depois   se misturar entre aqueles e aquelas que trabalham nas pastorais da sua paróquia, fazendo como Maria, fazendo parte  da construção de um mundo melhor.

 

Fica com Deus. José Salviano.



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir