.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

“QUEM RECEBER UMA CRIANÇA EM MEU NOME, ESTARÁ RECEBENDO A MIM.” Olivia Coutinho






Dia 30 de Setembro de 2019

Evangelho de Lc9,46-50


Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, mais temos que nos corrigir, deixando de viver do nosso jeito, pra viver do jeito de Jesus.
Com sua vida, Jesus nos ensina o caminho que nos leva ao Pai, mas quando entramos na onda do mundo, o egoísmo, a vaidade invade o nosso ser, ofusca os nossos olhos, nos fazendo perder de vista a vereda segura a qual devemos seguir. Egoísmo, vaidade, esses inimigos do projeto de Deus, nos tiram o horizonte, nos  faz  enxergar, na nossa pessoa, o nosso suficiente...
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, podemos perceber claramente, que os discípulos, mesmo convivendo diretamente de Jesus, participando  do seu cotidiano, demonstravam  até então, não entender o seu messianismo. Para eles, o seguimento a Jesus, traduzia em realização pessoal, em grandeza, tanto é, que quando  eles tomaram conhecimento do destino de Jesus, eles se inquietaram, discutindo entre si, qual deles seria o maior, ou seja, quem ocuparia a liderança do grupo, após a morte de Jesus. Percebendo esta inquietação dos discípulos, e sabendo de seus pensamentos, Jesus toma consigo uma criança e diz: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim.” Com este gesto, Jesus mostra a eles e também a nós,  o modelo de grandeza que agrada a Deus, representado por uma criança.
Jesus censura a mania de grandeza dos discípulos, percebe que eles ainda não falavam a linguagem do amor tão propagada por Ele. Além de querer ser o maior, eles, tomados por uma mentalidade contrária a proposta de Jesus,  sentem-se incomodados ao constatar que havia outras pessoas, fora do seu grupo, realizando milagres em nome de Jesus.
Ao tomar conhecimento de que os discípulos haviam proibido um homem de fazer o bem, em seu nome, Jesus os repreende dizendo: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor.” Essas palavras de Jesus, vem nos dizer, que nenhum de nós, tem o direito de impedir alguém de fazer o bem. A prática do bem, é sinal de amor, ou seja, qualquer atitude que venha fazer o bem a alguém, partindo de quem quer que seja, deve ser acolhida por todos.
Jesus se identifica com os pequenos, e essa identificação, veio desde o seu nascimento, Ele nasceu pobre, seus primeiros visitantes, foram os pequenos: os pastores!
Os pequenos, são os prediletos de Jesus, ser indiferentes a eles, é ser indiferente ao próprio  Jesus!
A nossa preocupação, não deve ser com a promoção pessoal, e sim, com a promoção da vida acolhendo a todos com o mesmo amor, ainda que sejam pessoas que não façam parte do nosso grupo.
Em toda a sua permanência física aqui na terra, Jesus nos deixou um grande exemplo de simplicidade: mesmo sendo Deus, Ele se fez pequeno, a sua Nobreza estava em ser “FILHO, um Filho totalmente  dependente do Pai.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir