.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 29 de setembro de 2019

Será que iremos para o céu?Helena Serpa


4 DE OUTUBRO DE 2019

6ª. FEIRA DA XXVI SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde


1ª Leitura - Br 1,15-22


Leitura do Livro de Baruc 1,15-22
15Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém, 16aos nossos reis, nossos príncipes e sacerdotes, aos nossos profetas e nossos antepassados:
17pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos 18e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos.
19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito, até hoje, temos sido desobedientes ao Senhor nosso Deus,
procedemos inconsideradamente, deixando de ouvir sua voz;
20por isso perseguem-nos as calamidades e a maldição,
que o Senhor nos lançou por meio de Moisés, seu servo,
no dia em que tirou nossos pais do Egito, para nos dar uma terra que mana leite e mel, como de fato é hoje. 21Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas
que ele nos enviou, 22e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus! Palavra do Senhor. 

Se situarmos esta narrativa no nosso tempo, todos nós, também, deveríamos “corar de vergonha” por causa da nossa surdez diante da voz do nosso Deus, que por meio da Sua Palavra nos exorta a viver de acordo com os seus mandamentos. Hoje, também, não ouvimos a voz de Deus que nos conclama a viver de acordo com a doutrina que Ele nos propõe, porém, preferimos seguir às inclinações do nosso "perverso" coração, isto é, da nossa humanidade decaída e entregue ao mal. Todo nós, do maior ao menor, governantes e povo, sofremos as consequências das calamidades e maldição porque seguimos às inclinações do nosso “perverso coração!” Como naquele tempo, hoje também presenciamos as calamidades, a maldição, a miséria, a desunião nas famílias e entre os homens, uns matando aos outros, uns querendo derrubar os outros.  Vivemos servindo a outros "deuses" como o dinheiro, o sucesso, o luxo, o sexo, as paixões desordenadas e "praticamos o mal aos olhos do Senhor nosso Deus". Entretanto, a justiça de Deus se manifesta diante do nosso arrependimento, dessa forma, só nos resta corar de vergonha e reconhecer o estado de iniquidade em que vivemos. Nunca seremos perfeitos, mas devemos sempre lutar confiando na misericórdia de Deus, que é a resposta consequente do nosso arrependimento sincero, do nosso desejo de melhorar, de ser bom, e de buscar a santidade. A justiça para Deus é que sejamos santos e santas e procuremos vivenciar os Seus mandamentos. Se, ao invés de atender aos conselhos da nossa carne, conseguirmos viver os conselhos do Senhor, a nossa vida estará regulada de acordo com a justiça de Deus e conseguiremos um mundo diferente. – Você tem procurado escutar os ensinamentos de Deus? – Onde você tem buscado felicidade? – Você reconhece o seu pecado? - 

Você também cora de vergonha e pede perdão a Deus? – Você tem confessado o seu pecado ao padre? – Experimente!

Salmo - Sl 78,1-2. 3-5. 8. 9 (R. 9b)


R. Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

1Invadiram vossa herança os infiéis, +
profanaram, ó Senhor, o vosso templo, *
Jerusalém foi reduzida a ruínas!
2Lançaram aos abutres como pasto *
os cadáveres dos vossos servidores;
e às feras da floresta entregaram *
os corpos dos fiéis, vossos eleitos.R.

3Derramaram o seu sangue como água +
em torno das muralhas de Sião, *
e não houve quem lhes desse sepultura!
4Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, +
um objeto de desprezo e zombaria *
para os povos e àqueles que nos cercam.
5Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? +
Conservareis eternamente a vossa ira? *
Como fogo arderá a vossa cólera?R.

8Não lembreis as nossas culpas do passado, +
mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
pois estamos humilhados em extremo.R.

9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! +
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R. 

 

Evangelho - Lc 10,13-16


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,13-16
Naquele tempo, disse Jesus: 13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação. 

Reflexão – “Será que iremos para o céu?”
Apesar de todos os prodígios que Jesus operava, o povo de  Corazim, Betsaida e Cafarnaum, cidades onde Ele operava milagres, não mudava de atitude. Não se convertia nem progredia espiritualmente dando contratestemunho para as outras cidades.  Se nos colocarmos nesse cenário vamos perceber que isto também pode estar acontecendo conosco! Vemos de perto os milagres do Senhor na nossa vida, mas, continuamos as mesmas pessoas desconfiadas e questionadoras, relutantes e sem ação. O nosso coração também é duro e insensível e, por causa disso, não conseguimos ser instrumentos de Deus para aqueles que precisam ouvir falar em Seu Nome.  Queremos edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não agimos conforme pregamos e contribuímos para que Jesus seja rejeitado, tendo em vista as nossas más ações diante dos homens. Pensamos que estamos indo para o céu, mas na verdade, estamos sendo atirados ao inferno que é a ausência de Deus. O mundo para ser restaurado precisa de que haja fiéis testemunhas de Jesus e nós, hesitamos por causa da nossa fragilidade e jogamos fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Somos hoje chamados (as) por meio desta liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometer com uma mudança nas nossas atitudes. O testemunho da nossa fé  será a forma essencial para transformar o nosso coração e a vida das pessoas a quem queremos atrair para Deus. – Como tem sido a sua pregação diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus?  – Você tem certeza de que vai para o céu? - Você percebe os milagres de Deus na sua vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário