.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

-Ai de vós...-José Salviano


17 de Outubro de 2018

 

Evangelho Lc 11,42-46

 


 

Jesus não mandou recado aos fariseus e doutores da Lei, e demais hipócritas daqueles tempos. Jesus apontou os seus erros bem na cara deles, sem medo das consequências. As quais vieram com a sua morte de Cruz.

Jesus não estava falando mal dos judeus, não estava faltando com a caridade, não estava fofocando. JESUS ESTAVA DENUNCIANDO!

Coisa que muitos de nós nos esquivamos de fazer com a desculpa de que não podemos falar mal dos outros.

FALAR MAL DOS OUTROS, é fazer comentários sobe pessoas as quais geralmente nos causam inveja. Pelo seu poder de alcançar o sucesso, seja negociando, seja pelo seu talento artístico, seja pela sua beleza física, ou simplesmente pela sua capacidade de trabalho.

E desse modo, essas qualidades especiais e muito notáveis daqueles nossos concorrentes, nos incomodam muito. Por isso procuramos inventar defeitos em tais pessoas, para que nós possamos nos destacar também.

Isso é pecado. E por tanto, deve ser evitado por todo cristão, e quando cometido, deve ser confessado.

DENUNCIAR, é  parecido, mas não é igual. Denunciar é fazer o que Jesus fez. Ele apontava os pecados e injustiças dos líderes judaicos, mesmo sabendo que isso o levaria a condenação.

Denunciar é o que fazem muitos jornalistas hoje em dia. Jornalistas bons, descomprometidos e corajosos, o que cada dia mais está ficando escasso. Pois duas coisas os pressionam: o medo de perder o emprego, e o medo das ameaças dos poderosos envolvidos nas injustiças comentadas ou denunciadas por eles.

Jesus, apesar de ser Deus e homem, não tinha nenhum desses medos. Ele estava consciente da sua missão. Sabia como ninguém, o que lhe viria acontecer, pelo fato dele denunciar os poderosos do seu tempo.

Jesus avisava aos que Ele denunciava, o que estava por vir, o que lhes aconteceria por causa das suas escolhas.

Escolhas essas, que podem ser resumidas em uma prática de vida ou de religião, mutilada, incompleta.  Ou seja, pelo cumprimento de apenas um dos mandamentos divinos, amar a Deus.

O amor ao próximo ficava de lado. Eles não se importavam com as necessidades das viúvas, assim com dos órfãos, ambos resultantes das práticas constantes de guerras que ceifavam as vidas dos pais de famílias. Eles, os líderes judaicos, só pensavam e defendiam os seus direitos e privilégios, e não se importavam com o resto do povo sofrido. Será que hoje acontecem coisas desse tipo?

Jesus nunca teve medo de denunciar os erros e injustiças que os grandes e poderosos cometiam, e que trazia muito sofrimento a maioria daquele povo, principalmente os pobres.

Os fariseus criticavam a observância irrestrita da Lei, enquanto eles mesmo, não se importavam com os que sofriam de muitos males pelas muitas carências pessoais.

Sejamos cumpridores dos ensinamentos de Jesus, e nunca julguemos a ninguém, assim como evitemos a fofoca. Porém, devemos denunciar as injustiças. Foi isso que Jesus fêz.

 

José Salviano 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir