.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

-Lc 13,22-30, Não sei de onde sois-José Salviano


31 de Outubro de 2018

 

Evangelho Lc 13,22-30

 

 

Muitas vezes nós já nos consideramos salvos, tendo em vista a vida que levamos. Uma vida de dedicação ao Reino de Deus, de doação, etc.

Porém, neste Evangelho, Jesus nos assusta com mais palavras duras: “Não sei de onde sois...”

Que Deus nos livre de acontecer isso conosco!  Como evitar uma cena desse tipo no dia do Juízo Final?

Fortalecendo a nossa fé. E isso, nós o fazemos com muita oração e estudo da palavra e prática da fé. Repito: ORAÇÃO,  ESTUDO E VIVÊNCIA!

Na correria diária, nós arrumamos boas desculpas para relaxar na oração. E isso não pode acontecer. Por que quando deixamos de rezar, tudo na nossa vida, começa a desandar. Muito embora, possa até parecer que está tudo dando muito certo em algum plano diabólico, como por exemplo, o assalto ao banco. Mas em curto prazo as consequências desse ato abominável aos olhos de Deus, não tardá, não falhará.

É a lei da vida. Pagamos pelo que fazemos.  Colhemos o que plantamos.  Todo prazer ilícito tem o seu preço mesmo a longo prazo.

Então, para não ouvirmos da boca de Jesus um dia a terrível frase: “Não sei de onde sois”, vamos seguir o conselho do próprio Jesus que nos aconselha a passar pela porta estreita em tudo o que fazemos nessa vida.

A porta larga, são os prazeres da vida, os quais geralmente nos trazem sérias consequências: A destruição do lar pelas aventuras extra conjugais, as doenças causadas pela bebida, pelas drogas, pelas noitadas, pelo cigarro, pelo uso da violência para resolver todos os problemas vitais, a busca do dinheiro fácil, tudo isso nos compromete a pagar muito caro tempos depois, nessa vida e na outra.

A porta estreita, é a porta da moderação em nossos atos de diversão, moderação na bebida, na ganância, nos prazeres de forma desviadas, e  até na comida.  

A porta estreita é também a negação dos nossos caprichos, do nosso egoísmo, das nossas tendências para todo tipo de desvio de conduta.  Passar pela porta estreita é dizer não, às nossas tendências erradas, aquelas que nos prejudica tanto o corpo como a nossa alma.

É tudo isso o que Jesus nos quer transmitir, nos quer dizer com essa simbologia de porta. Porta larga e porta estreita.

A porta larga é enganosa, pois acredita-se que é uma opção para a liberdade, para a curtição da vida, desfrutando-a com tudo o que se tem direito, porém, essa porta escancarada para fazer o que bem quiser, nos trás muitas consequências fatais. Portanto, não vale a pena, não compensa.

Jesus nos aconselha passar pela porta estreita, que é o caminho certo, aquele que  embora seja dificultoso, nos conduz à salvação.

Em outras palavras, essa porta é Jesus,  pois é Ele que nos conduz ao Céu, ao Pai.

Por que foi Ele que nos aconselhou a temperança em nossos atos, nos aconselhou a fazer  o bem e evitar o mal. E isso é passar pela porta estreita, a mais difícil, porém, a mais segura!

A porta estreita não é uma opressão do Pai, de forma ditatorial, mas sim, para o nosso próprio bem.

Está na hora de perguntarmos a nós mesmo: O que há em mim que me dificulta, me impede de levar uma vida regrada, uma vida de oração, de meditação, de participação da missa, e na prática da minha fé?

 

José Salviano.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário