.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Administrando o Reino de Deus-Helena Serpa


24 DE OUTUBRO DE 2018

QUARTA-FEIRA DA VIGÉSIMA NONA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM


Cor Verde

1ª. Leitura – Ef 3, 2-12


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,2-12
Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu
para realizar o seu plano a vosso respeito, 3como, por revelação, tive conhecimento do mistério, tal como o esbocei rapidamente.
Ao ler-me, podeis conhecer a percepção que eu tenho do mistério de Cristo. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito,
aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 7Disto eu fui feito ministro pelo dom da graça que Deus me concedeu
no exercício do seu poder. 8Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9e de mostrar a todos como Deus realiza
o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo.
10Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor.
12Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. Palavra do Senhor.


Reflexão – “o mistério de Cristo revelado por Paulo”
“Os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do evangelho!” Sempre atento ao que Deus lhe revelava São Paulo percebeu o grande plano do Senhor em relação aos pagãos, isto é, aqueles que não faziam parte do judaísmo e, por isso, antes não tinham acesso à herança da salvação em Jesus Cristo. Este mistério Deus lhe deu a conhecer e a sua grande missão foi anunciar o Evangelho àqueles que não tinham esperança. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a todos. Pela Fé, nós temos em Cristo, o direito e a liberdade de nos aproximar de Deus com toda a confiança. Com efeito, nunca poderemos desanimar nem afirmar que esta ou aquela pessoa não pode salvar-se. Jesus Cristo é a nossa garantia, pois, fomos justificados pelo Seu Sangue. Todo aquele que crê e professa que Jesus Cristo é o Senhor, será salvo. Como São Paulo, nós também temos a graça de anunciar ao mundo a insondável riqueza de Cristo que nos é revelada a cada dia quando refletimos a Sua Palavra e nos aprofundamos no conhecimento do Seu amor. O Senhor também nos revela os Seus mistérios de amor e nos faz participantes da Sua graça para que anunciemos o Evangelho a toda criatura.  – Você tem dúvidas quanto a sua salvação? – O que falta para que você abrace a SALVAÇÃO QUE CRISTO conquistou para si e todos os da sua família? – Você tem percebido os mistérios que lhe são revelados na sua oração pessoal? – Você se sente participante do conhecimento do Amor de Deus?   
                     

Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. Cf. 3)


R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;*
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3Com alegria bebereis do manancial da salvação.R.

4be direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
4cinvocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,*
4dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublimeR.

5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,*
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'R.

Reflexão - Todos nós que nos encontramos salvos podemos proclamar com alegria esta verdade e assumi-la com louvores ao Senhor. O Deus Santo de Israel é o Deus Forte que nos sustenta e faz prodígios na nossa vida. Ele se faz conhecer a cada dia, nos mínimos detalhes e é por isso, que nós experimentamos do manancial da salvação.

Evangelho – Lc 12, 39-48


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,39-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes'. 41Então Pedro disse: 'Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?' 42E o Senhor respondeu: 'Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa?
43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio
e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes.
48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes.
A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! Palavra da Salvação.

Reflexão - “administrando o Reino de Deus”
Aqui na terra somos chamados por Deus a ser operários da Sua vinha, cuidando do povo que ainda não provou da comida e da bebida que Ele oferece ao mundo. Todos nós, que, pela Fé assumimos a salvação de Jesus e perseguimos continuamente a conversão, somos administradores do reino do céu que o Senhor deseja instalar aqui na terra.  Por isso, o Senhor almeja dar a nós, Seus filhos e filhas, uma melhor qualidade de vida e fazer com que todos nós participemos aqui na terra de uma vida abundante.  Com efeito, somos aqui na terra cooperadores do reino de Deus e estamos a serviço da casa do Senhor. Seremos considerados fiéis e prudentes administradores do reino, na medida em que sejamos encontrados no lugar exato onde Deus deseja nos colocar. Porém, se nos desviarmos do caminho e, por qualquer motivo, deixamos para depois o que precisamos fazer hoje, seremos pegos de surpresa pelo Senhor que chegará num dia inesperado, e, assim sofreremos as consequências. Poderemos ser esse administrador fiel do reino de Deus por meio da prudência nas nossas atitudes, da coerência de vida, da tomada de consciência do nosso dever e da nossa missão, assim como também da caridade fraterna, dos atos de justiça. Tudo isso são condições para que possamos desempenhar com inteligência a nossa missão de administradores fiéis do reino de Deus.  Vivemos com sabedoria quando trabalhamos para aumentar os nossos dons e os colocamos a serviço de Deus. Diante dos fatos que nos impõem uma ação concreta de amor, será terrível o desperdício, a acomodação e a passividade. Quanto mais conhecimento tivermos dos mistérios de Deus mais receberemos condições de vida em abundância e por isso, muito mais seremos cobrados. – Você se sente um (a) administrador (a) fiel dos talentos que Deus lhe deu? – Como você tem tratado aqueles (as) que o Senhor coloca sob a sua condução? – Você tem conhecimento da vontade de Deus para si? – Você está no posto que o Senhor deseja que permaneça ou tem deixado para depois a sua missão?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento24 de outubro de 2018 às 04:49

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir