.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cuidado com a hipocrisia do mundo-Helena Serpa



19 DE OUTUBRO DE 2018

 

SEXTA-FEIRA DA VIGÉSIMA OITAVA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM


Cor Verde

1ª. Leitura – Ef 1, 11-14


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,11-14
Irmãos: 11Em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade,
o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes
e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “O Espírito Santo é o penhor da nossa herança!”
Marcados com o selo do Espírito Santo prometido do Pai, em Jesus Cristo nós fomos predestinados para a santidade.  Por isso, nesta leitura São Paulo nos afirma que “em Cristo nós recebemos a nossa parte”.   Precisamos tomar conhecimento e nos aprofundar no texto para desfrutar da mensagem de Deus para nós. A nossa parte é a herança da vida eterna que, por vontade do Pai e conforme a Sua decisão, nós recebemos de Jesus Cristo. Esta herança da vida eterna, nós a ganhamos pela fé. Toda a criação, todo o universo criado existe para transmitir a glória e a majestade do Criador e exaltar as maravilhas de Deus que sustenta o mundo. Assim sendo, tudo acontece para o louvor da glória de Deus. Se não tivermos consciência e não encarnarmos em nós esta verdade, nunca poderemos receber a parte que nos cabe e corremos o risco de passar toda a nossa vida na penúria sem aproveitar bem tudo de que dispomos.  A esperança nas promessas do Senhor deve permear o dia a dia da nossa vida a fim de que possamos assumir a parte que nos cabe e cumprir fielmente a missão de transmitir ao mundo a glória de Deus, nosso Pai e Criador.  O Espírito Santo é o penhor da nossa herança! Ele é o guardião do tesouro que existe em nós. Ele é o Prometido do Pai para nos fazer viver uma vida em abundância, desde já. – Você tem consciência de que possui em si um tesouro e que recebeu uma herança a qual ninguém pode usurpar? – Qual é o seu maior tesouro? – Você se sente participante da herança que o Pai nos prometeu? – Quem é o avalista dessa herança? – Você tem usado o poder do Espírito Santo?

Salmo - 32,1-2. 4-5. 12-13 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! *
aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça, *
transborda em toda a terra a sua graça.R.

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!
13Dos altos céus o Senhor olha e observa;*
ele se inclina para olhar todos os homens.R.

Reflexão - Da mesma forma que recebemos do Pai uma herança, fomos escolhidos por Ele para ser herança Sua. Do alto dos céus o Senhor nos olha e observa, porque somos um povo escolhido, consagrado, designado para ser justo. A justiça de Deus se manifesta em nós quando vivemos conforme a Sua palavra que é reta e que merece fé. Vivendo esta palavra nós transbordamos a graça de Deus em toda a terra.

Evangelho – Lc 12, 1-7


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,1-7
Naquele tempo: 1Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: 'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto,
será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Palavra da Salvação.

Reflexão – “cuidado com a hipocrisia do mundo”
Jesus se dirigia primeiro aos seus discípulos apesar de que milhares de pessoas se reunissem para escuta-Lo falar! Neste Evangelho nós descobrimos que, os que estão mais próximos do Senhor, são os primeiros que escutam os Seus ensinamentos, logo, são os (as) que mais aprendem com o Mestre. Portanto, todos nós que temos comunhão com Jesus na oração e intimidade com Ele por meio do Seu Espírito Santo, aprendemos a viver a verdade do Evangelho. Jesus nos alerta para não cair na hipocrisia do mundo e nos exorta a tomar cuidado com o fermento dos fariseus. O fermento dos fariseus era a falsidade, porque falavam o que não viviam e exigiam dos outras ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e atitudes divergiam do que traziam dentro do coração. Faziam julgamentos inconsequentes e não tinham compaixão com os erros das pessoas e, por essa razão, eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto, pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”.  E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.” Deste modo, nós também somos exortados a não ter medo daqueles (as) que tramam contra os filhos de Deus.  Não tenhamos medo de dizer a verdade, de proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor, que nos criou, sabe tudo a nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais do que os pardais e nenhum de nós seremos esquecidos (as) por Deus.  O Senhor nos guarda com carinho para o Seu dia. – Você tem medo dos homens?   -  Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)? - Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? -   Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou é transparente e claro (a) nas suas colocações?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento19 de outubro de 2018 às 05:40

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir