.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Maria é modelo da mulher feliz!-Helena Serpa



13 DE OUTUBRO DE 2018

 

SÁBADO DA VIGÉSIMA SÉTIMA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 


Cor Verde

1ª. Leitura – Gal 3, 22-29

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 3,22-29
Irmãos: 22A Escritura pôs todos e tudo sob o jugo do pecado,
a fim de que, pela fé em Jesus Cristo, se cumprisse a promessa em favor dos que creem. 23Antes que se inaugurasse o regime da fé,
nós éramos guardados, como prisioneiros, sob o jugo da Lei.
Éramos guardados para o regime da fé, que estava para ser revelado. 24Assim, a Lei foi como um pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.25Mas, uma vez inaugurado o regime da fé, já não estamos na dependência desse pedagogo. 26Com efeito, vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo. 29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus veio inaugurar o regime da Fé
Quando escreveu aos Gálatas São Paulo nos deu consciência de que antes de Jesus, a Escritura nos ensinava a cumprir a lei com o objetivo de nos capacitar a viver pela fé, dizendo: “Portanto, a Lei foi como pedagogo que nos conduziu até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”.  A Lei de Deus foi claramente revelada por Jesus no Evangelho, com o Novo Mandamento: o amor a Deus e ao próximo. Consequentemente, Jesus veio inaugurar o regime da fé, portanto, não estamos mais na dependência da Lei, mas sim da graça do Pai, por causa do Filho. Jesus cumpriu plenamente a Nova Lei do amor quando deu a vida por todos nós, nos fazendo ser filhos de Deus. Dessa forma, nós todos que fomos batizados em Cristo, somos filhos de Deus e com Jesus Cristo somos Um. Somos herdeiros da promessa de Deus a Abraão e recebemos a graça generosa do Pai por causa do Filho, no Espírito Santo. Somos, portanto, filhos e filhas, amados de Deus e não vivemos mais pelo regime da Lei, mas pelo regime da Fé, acolhendo o Novo Mandamento do Amor. – E você: vive mais no cumprimento da lei antiga ou da Lei que Jesus veio revelar? – Você se sente um (a) com Cristo? – Você já se apossou da herança do Pai que é o Espírito Santo agindo em você por amor? – Você tem usado a sua herança nos seus relacionamentos do dia a dia?    
            
Salmo - 104,2-3. 4-5. 6-7 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas!
3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *
exulte o coração que busca a Deus!R.

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *
buscai constantemente a sua face!
5Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios!R.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido,
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.R.

Reflexão - O salmo continua hoje nos afirmando que o Senhor não esquece da aliança que faz conosco, portanto, nos manda cantar e entoar salmos e publicar todas as suas maravilhas. Manda-nos buscar a Face do Senhor! A Face do Senhor nós a encontramos quando contemplamos os Seus prodígios na nossa vida e acolhemos a Sua Palavra que nos direciona a viver o amor recíproco, o amor que Jesus Cristo nos ensinou.

Evangelho – Lc 11, 27-28


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,27-28
Naquele tempo: 27Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: 'Feliz o ventre que te trouxe
e os seios que te amamentaram.' 28Jesus respondeu: 'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “Maria é modelo da mulher feliz!
Ao responder à mulher que exaltou a figura da Sua Mãe, Jesus Cristo falou: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” Maria é considerada a primeira discípula do próprio Filho e “modelo da Igreja na ordem da fé, da caridade e da união perfeita com Cristo” (LG 63). Portanto, podemos dizer que Maria foi feliz, pois, ouviu a Palavra do Pai e em tudo fez a Sua vontade.  Quando ouvimos a palavra de Deus e a pomos em prática no dia a dia da nossa vida, quando perseguimos a vontade de Deus, quando nos ajustamos ao Seu Plano de Salvação, quando proclamamos Jesus Cristo como Senhor da nossa vida e nos rendemos às moções do Seu Espírito Santo, podemos dizer que seguimos o exemplo de Maria aqui na terra. Dessa forma, também podemos, não somente anunciar, mas provar com o nosso testemunho que somos felizes e cheios da graça de Deus. Ser bem-aventurado significa ser feliz! Maria foi bem aventurada, portanto, Maria é modelo também da mulher feliz.   – Você também é feliz como Maria? – Qual a influência que a palavra de Deus tem exercido na sua vida? – Você também se sente cheio (a) do Espírito Santo?

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir