.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 28 de outubro de 2018

Interpretar o tempo presente-Helena Serpa


25 DE OUTUBRO DE 2018

 

QUINTA-FEIRA DA VIGÉSIMA NONA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM  

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ef 3, 14-21


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 3,14-21
Irmãos: 14Eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, o céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Aquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém. Palavra do Senhor.

Reflexão - “O céu é o amor de Deus agindo dentro do nosso coração” 
É o Espírito Santo quem, pela fé, faz habitar Cristo nos nossos corações. Portanto, não estamos longe da realidade do céu e permanentemente estamos ligados ao Pai, ao Filho pelo poder do Espírito Santo! O mesmo Espírito que agiu em Jesus Cristo, também age nos santos e age também em nós. É Ele, portanto, quem nos capacita a uma vida interior rica da sabedoria do Pai que dá nome a toda e qualquer família, no céu e na terra.  E, assim, no Espírito nós temos a dimensão da profundidade e da abrangência do Amor de Deus que se manifestou pela entrega de Cristo na Cruz. O Espírito Santo tem o poder de fazer muito mais do que pedimos ou mesmo sonhamos e, ainda mais: este poder atua em nós de uma maneira plena nos capacitando a perseverar na busca da santidade e da verdade para a nossa vida. Estamos estabelecidos, pois, no amor de Deus que nos cumula das mesmas bênçãos da família do céu. Vivemos uma unidade no Espírito Santo por isso, não precisamos sentirmo-nos solitários (as) nem longe dos santos. Muitas vezes, nós temos mais integração com os santos do céu do que mesmo com aqueles com os quais convivemos aqui na terra. O céu é o amor de Deus agindo dentro do nosso coração pelo poder do Espírito Santo nos concedendo vida e santidade. – Você se identifica com a realidade da vida no céu? – Você acredita no poder do Espírito Santo que se manifesta por seu intermédio? – Como tem sido a sua vida no Espírito?

 

Salmo - 32,1-2. 4-5. 11-12. 18-19 (R. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! *
aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor, *
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça, *
transborda em toda a terra a sua graça.R.

11Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração, *
de geração em geração, vão perdurar.
12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança!R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, *
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas *
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

Reflexão - “Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que o escolheu por sua herança!” O povo é cada um de nós e a nação é a nossa família. De geração em geração os desígnios e os pensamentos do Senhor vão perdurar para aqueles que O têm como o Senhor. São todos aqueles que O temem e confiam no poder do Seu amor.

Evangelho – Lc 12, 49-53


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,49-53
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!
50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “o fogo do Espírito Santo”
A nossa natureza humana deseja ardentemente não ser provada e almeja se instalar nos louros da passividade, das regalias e do bem bom.  Um dos maiores desejos do homem é que todas as coisas sejam, em todos os tempos, bem certinhas, sem imprevistos, e que tudo aconteça de uma forma sem muitas “surpresas desagradáveis”. Jesus, no entanto, nos adverte de que o fogo que Ele trouxe para a terra é chama que nos queima, por isso, nos desestabiliza e nos tira da passividade. Jesus não deseja para nós a paz da acomodação e da aceitação passiva de todas as coisas e o conformismo com situações de pecado, de desgraça e tudo o mais. Seríamos, então, como robôs ou marionetes e não usufruiríamos da liberdade, o dom mais precioso que Deus nos concedeu. Dentro da mesma casa, no meio de uma mesma família sempre existirão circunstâncias em que uns se voltarão contra os outros, principalmente em relação ao seguimento de Jesus Cristo. Uns, contra e outros a favor de alguma ideia ou ideal, porém, a diferença far-se-á na unidade que o Espírito Santo - o fogo que Jesus veio trazer para a terra - promove apesar das nossas divergências. Jesus recebeu o Batismo do martírio, e estava ansioso em cumpri-lo, pois, somente assim Ele poderia enviar para nós o fogo do Seu Espírito Santo que é a chama que nos impulsiona para viver o amor.  Jesus cumpriu a Sua missão, padeceu, morreu, foi sepultado, mas foi ressuscitado e nos enviou o Espírito Santo fogo que se mantêm aceso dentro de cada um de nós para nos ajudar a viver as nossas diferenças.  – Você tem medo de enfrentar divergências de opiniões? – Você se deixa queimar pelo fogo do Espírito?  - Como tem sido a ação do Espírito Santo nos seus relacionamentos? – Você admite que em certas ocasiões passa também pelo martírio por causa das divisões?

26 DE OUTUBRO DE 2018

 

SEXTA-FEIRA DA VIGÉSIMA NONA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ef 4, 1-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-6
Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos,
age por meio de todos e permanece em todos. Palavra do Senhor.

Reflexão – “viver na unidade do Espírito Santo promovendo a paz”
Preso em Roma pela causa de Cristo, São Paulo escreve aos habitantes de Éfeso exortando-os a caminhar na vocação que receberam das mãos do Senhor. Acolhendo as palavras de São Paulo, nós também podemos refletir que recebemos do Pai a vocação do amor e a vivência desta vocação implica no compromisso de exercitar a humildade e a mansidão uns com os outros. O suportar uns aos outros com paciência é a característica principal de quem vivencia o amor. Suportar é dar suporte, é promover, é apoiar e tudo isto nós só poderemos praticar se nos refugiarmos à sombra do Espírito Santo que é quem opera em nós a unidade interior de que precisamos para viver a paz nos nossos relacionamentos. Só podemos guardar esta união pelo vínculo da paz que Jesus veio nos trazer.  Nessa perspectiva da unidade formamos uma família que professa uma só fé, um só batismo e nos submetemos ao um único Senhor que é Deus e Pai de todos nós e que age em todos nos fazendo semelhantes a Ele e parecidos uns com os outros. Embora tenhamos dons diferentes, características próprias de temperamento e personalidade nós podemos afirmar que temos um só ideal e objetivo: viver na unidade do Espírito Santo promovendo a paz.  – Como é a sua vivência do amor na sua família e na sua comunidade? – Você tem suportado os seus irmãos e irmãs com caridade? – Existe diferença nos seus relacionamentos em comunidade para os seus relacionamentos em família? – Você se identifica melhor com as pessoas da sua casa ou da sua comunidade? – Por quê?

Salmo - 23,1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf 6)

R. É assim a geração dos que buscam vossa face,ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.
3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.

Reflexão – A geração dos que buscam a face do Senhor é a família que reconhece a Deus como seu Criador e provedor de todas as suas necessidades. É aquela que caminha na vida com o objetivo claro de fazer com que a vontade de Deus se realize. A vontade de Deus é que sejamos santos e participantes da vida eterna conquistada por Jesus. Sobre essa geração desce a bênção do Senhor e a recompensa da salvação. O homem e a mulher que têm mãos puras e coração inocente, são justamente aqueles (as) que buscam as coisas do alto e não se detém a praticar atos que satisfazem a carne. Esse (a) poderá subir até o monte do Senhor e habitar na casa do Senhor. O nosso desejo de santidade atrai para nós a bênção do Senhor e nos faz participantes da natureza divina.  A geração dos que buscam a face de Deus, Criador do céu e da terra é abençoada e receberá a herança eterna.

Evangelho – Lc 12, 54-59


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59
Naquele tempo: 54Jesus dizia às multidões: 'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.' Palavra da Salvação.

Reflexão - "interpretar o tempo presente"
Uma das características de quem segue os passos de Jesus é estar atento aos Seus sinais, por meio da Sua Palavra e da nossa vivencia diária. Por meio dos fatos e acontecimentos nós podemos decifrar o sinal de Deus para a nossa vida da mesma forma como distinguimos os sinais aparentes que a natureza nos revela em relação ao clima e outras ocorrências que nos ajudam a prevenir e assim nos proteger das intempéries. Portanto, saber "Interpretar o tempo presente" é fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos.  Assim como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance que temos de pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. Nós só temos o tempo presente para tomar decisão. Se não soubermos avaliar, agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança ao Senhor e, procure perceber os sinais que são evidentes. O Espírito Santo quer conduzir-nos na melhor direção e, além do mais, Deus deve estar querendo construir em nós, um homem novo, acrisolado, purificado. Confiemos Nele e tudo passará! - Você tem procurado tempo para meditar sobre a sua existência à Luz de Deus? - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para? - Qual é para você a perspectiva do seu futuro em relação ao que tem vivenciado no tempo presente? - Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário