.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

“PODEIS BEBER O CÁLICE QUE EU VOU BEBER?”- Olivia Coutinho




29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - DIA MUNDIAL DAS MISSÕES.

Dia 21 de Outubro de 2018

Evangelho de Mc10,35-45

Neste dia mundial das missões, somos convidados a fortalecer o nosso ideal de discípulo missionário, motivado por estas palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura.” Mc16.
Anunciar o evangelho é anseio de todo àquele que deseja viver e transmitir a sua fé. É o amor a Deus, que motiva milhares  de missionários e missionários, a fazerem às vezes de Jesus no mundo, levando ao outro a sua proposta de vida nova, possibilitando-o conhecer a verdade que liberta.
Como anunciadores da Boa nova do Reino, que caminha dentro do espírito da fé e do compromisso com a igreja missionária, somos convocados a dar continuidade à missão de Jesus, reafirmando com o nosso testemunho, a nossa adesão ao projeto de Deus!
O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas que assim como Jesus, não desiste do humano, pessoas que não se curvam diante os desafios porque acreditam na ação libertadora de Jesus!
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, os discípulos Tiago e João, demonstrando não  desassociar  o reino de Deus dos reinos do mundo,  fizeram a Jesus um pedido: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiverem na tua glória”. Jesus responde:“Vós não sabeis  o que pedis!  “Por acaso podeis beber o cálice que vou beber?” “Podeis ser Batizado com o Batismo com  que vou ser Batizado?”Eles responderam: podemos.” Certamente, Tiago e João, responderam sem entender o significado destas duas perguntas de Jesus, não haviam compreendido, que o cálice a que Jesus se referia, era o seu sofrimento, e o Batismo, o sangue derramado  por nós cruz. Até então, eles não tinham uma consciência clara de que para estar na gloria com Jesus, era preciso que eles percorressem o mesmo caminho que Jesus percorreria, o caminho que o levaria cruz.   Jesus aceita a resposta dos dois irmãos, pois Ele sabia, que mesmo respondendo sem entender, Tiago e João, mais tarde, beberiam de fato do cálice que Ele bebeu, o cálice do sofrimento, o que aconteceu tempos depois. Tiago, foi o primeiro dos apóstolos a se tornar mártires (At12) o que aconteceu depois com João, os dois, deram a vida pelo o evangelho.
Será que nós, comunidade de fé, estamos dispostos a beber o cálice que Jesus bebeu, isto é, a passar pelo o sofrimento que Ele passou para chegarmos à glória do céu?
Para nós, Beber o cálice que Jesus bebeu, é passar pelo o sofrimento da cruz  sem perder a fé. Podemos dizer que este é o grande desafio do seguidor de Jesus, o termômetro que mede o grau da sua fé!
Ao contrário dos filhos de Zebedeu, devemos assumir a nossa missão sem querer algo em troca. A nossa missão, deve se desenvolver dentro do Espírito de humildade e de gratuidade, o próprio Jesus já nos deu um grande exemplo de humildade, ao lavar os pés dos apóstolos, inclusive do seu traidor.
O texto nos convida a pautar a nossa vida, no exemplo de Jesus, o grande Missionário do Pai, que mesmo sendo Deus, se pôs a serviço de todos! “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45). 
A vida de um seguidor de Jesus deve ser marcada sim, mas não por títulos, e sim, pelo o seu amor a Jesus transformado em serviço.
Descobrimos o verdadeiro sentido do nosso existir, quando tomamos gosto de nos entregar ao amor serviço sem esperar por recompensa, afinal, não se busca recompensa do que se faz por amor! Quem coloca amor em tudo que faz, não busca recompensa daquilo que  faz, poder  a sua alegria, está em poder servir. 
 Façamos um questionamento a nós mesmos: que direção estamos dando a nossa vida? Estamos de fato servindo ao Reino de Deus, ou estamos querendo nos servir dele para nos promover?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. OBRIGADA. DIVINA REFLEXÃO, COMO SEMPRE. GRATA! PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir