.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

-Recusaram o convite ao banquete-José Salviano, Lc 14,15-24


06 de Novembro de 2018

 

Evangelho Lc 14,15-24

 

 

Muitos vivem recusando o convite para o banquete que Deus preparou para nós. Banquete que alimenta a nossa fé, que fortalece a nossa alma contra o pecado, e toda maldade espalhada pela sociedade.

Estamos falando do banquete da Eucaristia, disponível diariamente nas missas das paróquias espalhadas pelo mundo inteiro.

É bem verdade que em certas regiões da Terra, não existem igrejas locais, e assim, a distância até o Banquete mais próximo dificulta muito a participação dos devotos.

Mais a nossa principal desculpa é que trabalhamos, que temos de levar os filhos à escola, que temos de fazer compras, que isso que aquilo. Portando, não podemos participar diariamente da missa.

E aos domingos? Que passa hombre? Qual a desculpa agora?

Na verdade não temos quase nenhuma desculpa para não irmos à missa dominical. É o dia do Senhor, o dia do descanso e da oração. Oração com a família e com a comunidade reunida na igreja.

Na parábola do banquete, Jesus mostra a irritação daquele que preparou um banquete para muitas pessoas, as quais ignoraram o seu convite. Ele manda chamar os pobres, aleijados, cegos e demais famintos para se regalarem no seu banquete.

E acrescenta. Pois eu vos digo: “Nenhum daqueles que foram convidados, provará do meu banquete”

Atenção! Com essas palavras Jesus se refere ao Banquete Eterno. Ou seja, quem ignora o seu convite para o banquete terrestre, estará dificultando o seu ingresso no Banquete eterno.

Refletimos. Como anda a minha agenda de compromissos? Nessa minha agenda tenho tempo para Deus? Deus é uma prioridade em minha vida? Será que me lembro sempre de suas palavras? (Busque primeiro o Reino dos Céus e sua justiça, e todo o reste te será dado de acréscimo).

Será que faço todo esforço possível para participar de todos os banquetes que me são oferecidos por Jesus, e que Ele me convida?

Neste Evangelho, Jesus nos conta uma parábola que nos mostra muito bem essa falta de tempo que temos para as coisas de Deus, e as mais diversas desculpas que damos para não atender ao seu chamado, ao seu convite para o Banquete da alma.

É claro que todos nós somos livres para atender ou não o chamado de Deus. Ele não nos obriga a nada. Mas o Evangelho se dirige aos que deveriam participar desse banquete. Aos escolhidos, ao que têm fé, aos cristãos praticantes, ou que se dizem praticantes. E esses, somos nós.

Hoje, vemos muitos batizados que inventam as maiores desculpas para não participarem da vida da Igreja, da comunidade, da vivência da fé. Uma religiosidade sem compromisso, é o mesmo que uma vida vazia, embora se tenha muitos bens materiais.

Roguemos a Deus para que os afastados voltem a vida da Igreja, com força e vontade de firme conversão.

 

 

José Salviano

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir