.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Ação e recompensa-Helena Serepa


4 DE NOVEMBRO DE 2018

DOMINGO – SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Cor Branco
1ª. Leitura – Ap 7, 2-4.9-14

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,2-4.9-14
Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3"Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus". 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro". 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12"Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém" 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?" 
14Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".
Palavra do Senhor.

Reflexão – "o mundo futuro que nos aguarda"
São João escreveu o Livro do Apocalipse quando estava prisioneiro na ilha de Patmos. Nele nós encontramos muitos símbolos e figuras, cujo entendimento, muitas vezes se torna difícil para nós. Hoje, quando comemoramos o dia de todos os Santos, nós podemos interpretar os mistérios desta mensagem à Luz do Espírito Santo que nos conduz a refletir sobre o "mundo futuro" que nos aguarda. São João nos fala de um número simbólico, cento e quarenta e quatro mil, que é uma alusão aos descendentes das doze tribos dos filhos de Israel e inclui uma multidão imensa de gente de todas as nações. Podemos avaliar, então, que esse "mundo futuro" foi preparado por Deus para toda a humanidade e que o Seu desejo é que todos nós, um dia, possamos habitá-lo. Por isso, é que o anjo que trazia a marca do Deus vivo recomenda ao outro anjo encarregado de danificar a terra e o mar que não aja enquanto todos os servos de Deus não forem marcados na fronte com um sinal. Esse sinal, para nós, é o sinal da Cruz, a marca que recebemos no nosso Batismo e que nos distingue como filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo. Entretanto, a multidão imensa que, segundo a visão de São João, se postava diante do trono e do Cordeiro, trajava vestes brancas e trazia palmas na mão. Isso significa que não nos basta apenas ser batizados (as) e receber o sinal de cristão, mas é necessário que também vivamos a nossa vida como verdadeiros cristãos e cristãs, assumindo a nossa cruz e enfrentando com confiança as tribulações e os sofrimentos, na fé e na esperança de que, em Jesus Cristo, somos mais que vencedores. A veste branca é a nossa alma acrisolada, purificada, lavada na misericórdia do Senhor e a palma é o galardão pela conquista da terra, isto é, o prêmio pela nossa fidelidade e perseverança. - Qual é a sua expectativa em relação ao mundo futuro que o (a) aguarda?- Onde você tem lavado a sua alma e o que você tem feito para conquistar a palma da vitória?- Em que consiste a Salvação de Jesus Cristo?- No que você pode contribuir para que aumente o número dos servos e dos servas de Deus? - Para você basta ir para o céu sozinho (a) ?

Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares, * e sobre as águas a mantém inabalável. R. 

3"Quem subirá até o monte do Senhor, * quem ficará em sua santa habitação?" 
4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, * 
4bquem não dirige sua mente para o crime. R. 

5Sobre este desce a bênção do Senhor * e a recompensa de seu Deus e Salvador". 
6"É assim a geração dos que o procuram, * e do Deus de Israel buscam a face". R.

Reflexão – Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, quem não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.

2ª. Leitura – I Jo 3, 1-3


Leitura da Primeira Carta de São João 3,1-3
Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor.
 

Reflexão – “grande presente de amor”

Se parássemos para refletir sobre o grande presente de amor que recebemos de Deus, o de sermos chamados de Seus filhos, em nenhum momento nós teríamos incertezas na nossa vida. Jesus Cristo deu a Sua vida por nós e nos adotou como filhos do Seu Pai, portanto, desde já, aqui na terra, esta é uma realidade que nos motiva a buscar a santidade. Vivenciando a Palavra, somos privilegiados, pois, Ela nos purifica e nos modela para que fiquemos parecidos com Jesus. Seremos reconhecidos pelo Pai na medida em que imitarmos o Seu filho Jesus. A esperança mantém a chama da nossa fé acesa, por isso, enquanto aqui vivemos esperamos com confiança a manifestação de Jesus no último dia! – Você tem plena consciência da sua filiação divina? – Você sente o amor do Pai? – Como você encara o fato de que um dia será reconhecido por Deus pela sua semelhança com Jesus? – Já pensou nisso? – O que precisa mudar para você se assemelhar a Cristo?

 

Evangelho – Mt 5, 1-12a


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a
Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.  7Bem-aventurados os misericordiosos, 
porque alcançarão misericórdia.  8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.  9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.  10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem  e perseguirem, e mentindo,  disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.  12aAlegrai-vos e exultai, 
porque será grande a vossa recompensa nos céus. 
Palavra da Salvação.

Reflexão – “ação e recompensa”
Sabendo que o inimigo havia desviado os homens do objetivo maior para o qual haviam sido criados, Jesus nos coloca a par da proposta de Deus para nós, quando nos apresenta a Sua Constituição. O Plano Original do Pai foi usurpado, por isso, tudo quanto Jesus nos propõe no Seu Evangelho é completamente o inverso do que o mundo tem nos ensinado. Hoje, Jesus continua olhando para nós e nos dá ciência de que a herança do Pai para nós não consiste numa porção material, mas num ensinamento para uma vida em abundância. A proposta das Bem-Aventuranças é e será sempre para nós uma Regra de vida.  Ser bem-aventurado, é ser feliz seguindo a doutrina de Jesus e vivenciando aqui na terra, aquilo que iremos experimentar no céu. Apesar de ser difícil vive-las, precisamos ter em mente de que o Pai sabe do que o filho necessita, por isso, não podemos duvidar, mas ter a certeza de que Ele nos dará capacidade para colocar em prática tudo o que nos aconselha.  As três primeiras bem-aventuranças: os pobres de espírito, os mansos, os que choram descrevem a recompensa da alma que ama corretamente a si mesmo e se converte para Deus vencendo o apego às riquezas e às honras do mundo (os pobres de espírito); aprendendo a se controlar, a dominar a raiva, as impaciências (os mansos);  vencendo a tendência ao conforto, à preguiça, aprendendo a sofrer um pouco no corpo por amor a Deus ( os que choram). Em seguida vêm duas bem-aventuranças que descrevem a recompensa da alma que ama o seu próximo praticando a justiça, ou seja, dando a cada um o que lhe é devido – (são os que têm fome e sede de justiça);  praticando a bondade e a piedade ajudando ao próximo, e o acolhendo por amor a Deus, ( os que são misericordiosos). E por fim, as duas últimas bem-aventuranças descrevem a recompensa da alma que ama a Deus acima de tudo e que na vida de oração procura encontrá-Lo, levada pelos dons do Espírito Santo. Os que vivem da virtude e desejam agir sempre no bem são os puros de coração; os que esperam receber o prêmio pela ajuda que deram ao próximo são os pacíficos; E Jesus termina resumindo tudo numa só frase: «Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus».  O Espírito Santo é o cirurgião da nossa alma, por isso, é preciso muita entrega, em oração para que possamos nos deixar operar por Ele a fim de que tenhamos tudo isso como Regra da nossa vida. - Você tem se deixado operar pelo Espírito Santo de Deus? – Você tem conseguido viver as bem-aventuranças? -  Para você qual a mais difícil de vivenciar?   - Perceba em qual Bem-aventurança você está mais fraco (a) e peça a ajuda do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário