.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O sinal da encarnação de Jesus-Helena Serpa



15 DE OUTUBRO DE 2018

 

SEGUNDA-FEIRA DA VIGÉSIMA OITAVA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 2018:


Sta. Teresa de Jesus Vg Dra, memória

Cor Branco

 

1ª. Leitura – Gal 4, 22-24.26-27.31-5,1

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1
Irmãos:
22Com efeito, está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: 'Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida'. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. Palavra do Senhor.

Reflexão – “é para a liberdade que Cristo nos libertou”
Tomando o exemplo dos dois filhos de Abraão, Isaac e Ismael, São Paulo nos mostra que poderemos viver a nossa vida sendo escravos ou sendo livres. Estas duas realidades podem fazer parte da nossa história de filhos de Deus. A questão é saber se estamos caminhando e vivendo segundo a promessa do Pai que é o Espírito Santo ou estamos rodopiando em volta, da nossa humanidade decaída, seguindo as nossas próprias concepções limitadas. Nós temos conhecimento de que Isaac, o filho de Sara é o filho da promessa que Deus fez a Abraão. Ismael, no entanto, foi concebido por uma decisão humana de Sara que, impaciente, fez com que Abraão tomasse a sua escrava Hagar como sua mulher. Portanto, precisamos nos conscientizar de que somos filhos da promessa e não filhos da escrava e, assim, mudar as nossas atitudes e os nossos pensamentos acolhendo a sugestão de São Paulo quando nos afirma: “é para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão”.   A escrava está dentro de nós mesmos (as) e representa as sugestões da nossa carne decaída que nos impele ao pecado e ao afastamento do amor de Deus. A Jerusalém Celeste é pátria do Espírito Santo e, também está dentro de nós. – Como você tem vivido? – De quem você tem recebido orientações? – Você se sente livre de si mesmo (a)? – Reflita sobre isto!
Salmo - 112,1-2. 3-4. 5a.6-7 (R. 2)

R. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Louvai, louvai, ó servos do Senhor, *
louvai, louvai o nome do Senhor!
2Bendito seja o nome do Senhor, *
agora e por toda a eternidade!R.

3Do nascer do sol até o seu ocaso, *
louvado seja o nome do Senhor!
4O Senhor está acima das nações, *
sua glória vai além dos altos céus.R.

5aQuem pode comparar-se ao nosso Deus,
6que se inclina para olhar o céu e a terra?
7Levanta da poeira o indigente *
e do lixo ele retira o pobrezinho.R.

Reflexão - O homem torna-se livre quando consegue sair do centro das atenções e coloca o Senhor como cerne da sua existência, demonstrando isto, por meio do louvor, da entrega e do serviço. Quando conseguimos cantar a majestade de Deus do nascer ao pôr do sol, quando alcançamos o estágio de humildade em relação à grandeza de Deus e O louvamos pela Sua Onipotência, aí sim, estaremos cumprindo com o nosso desígnio de filhos de Deus.                 

 

Evangelho – Lc 11, 29-32


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32
Naquele tempo: 29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: 'Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará
juntamente com os homens desta geração, e os condenará.
Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram
quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “  O sinal da encarnação de Jesus”
Reportando-se ao Antigo Testamento, Jesus nos mostra que os sinais os quais buscamos ainda hoje, já nos foram dados quando Ele se fez carne e veio habitar entre nós.  Ainda não percebemos que Jesus é o sinal do Pai para nós e que a nossa geração é muito mais abençoada do que a geração dos ninivitas e da rainha do Sul (Rainha de Sabá) que se converteram somente ouvindo a pregação de Jonas e de Salomão. Nós, porém, somos privilegiados, porque o próprio Jesus, isto é, a própria Salvação, veio a nós como Mestre e Redentor. Jesus veio como um sinal do Pai para a humanidade. Ele é maior do que Jonas e maior que Salomão que atraiu reis pela sua sabedoria. A quem Jesus chama de geração má? Será que fazemos parte dessa geração?  A geração má é aquela que é constituída de uma multidão de gente que não crê na Palavra de Deus e não segue os ensinamentos de Jesus porque espera que alguma coisa visível aos seus olhos e sensível ao toque, venha a acontecer. É a geração daqueles (as) que querem um sinal para acreditar, que só acreditam, vendo e não enxergam o que está um pouco além da mesma vidinha cujo objetivo é possuir, ter prazer, poder,  divertir-se,  amealhar.  Às vezes, estamos esperando por mais sinais, por mais indicações e nos apegamos ao que dizem os “videntes”, os “adivinhos” e, no entanto, a Palavra de Deus está viva para nos exortar, nos ensinar, nos iluminar. O Espírito Santo é o  sinal  que recebemos no nosso Batismo, por isso, não precisamos ir longe para alcançá-lo.  Ele está assinalado dentro de nós e nos marca com a Cruz de Jesus Cristo que é o penhor da nossa salvação. Por isso, nós podemos afirmar que fazemos parte da geração que tem Jesus como sinal e não necessitamos de outros sinais para acreditar na força e no poder de Deus. Faça uma reflexão da sua vida e pense se há alguma mensagem do Evangelho que você não acredita e, por isso, não tenta viver como Jesus ensinou. - Você ainda espera algum outro sinal a não ser o sinal da Cruz? – A palavra de Deus lhe basta para que você volte atrás e se arrependa e tenha vida nova? – Você sabe que foi assinalado (a) com o selo do Espírito Santo de Deus? – Você faz parte da geração boa ou má?

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento15 de outubro de 2018 às 06:30

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir